SóProvas


ID
264904
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Joãozinho Quarenta, menor de idade, praticou ato infracional.

I. As medidas previstas no ECA têm caráter de imutabili- dade.
II. As medidas previstas no ECA podem ser aplicadas iso- ladas ou cumulativamente. III. As medidas previstas no ECA têm caráter de mutabilidade.
IV. As medidas previstas no ECA podem ser aplicadas isolada e cumulativamente, bem como podem ser substituídas a qualquer tempo.
V. Pouco importa a idade do infante para o juiz aplicar medida de internação.

Estão corretos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • II. As medidas previstas no ECA podem ser aplicadas iso- ladas ou cumulativamente.  (ABSOLUTAMENTE CERTA)

    III. As medidas previstas no ECA têm caráter de mutabilidade. (CERTA e com margem de discussão, tornou a questão errada por ausência de três itens corretos na resposta) 
    IV. As medidas previstas no ECA podem ser aplicadas isolada e cumulativamente, bem como podem ser substituídas a qualquer tempo.  (INEGAVELMENTE CERTA)

  • Atentar para as conjunções "e" e "ou" para não cair em pegadinhas.


    I. FALSA: As medidas previstas no ECA têm caráter de imutabilidade. 

    Uma vez que o Estatuto prevê a possibilidade de aplicação das medidas de forma isolada ou cumulativa, bem como sua substituição a qualquer tempo, refuta o caráter de imutabilidade.


    II. VERDADEIRA: As medidas previstas no ECA podem ser aplicadas isoladas ou cumulativamente. 

    Segundo a Lei 8.069/90, em seu Capítulo II, o qual dispõe a respeito das medidas Específicas de Proteção, traz no bojo de seu Artigo 99, o que segue: "As medidas previstas neste Capítulo poderão ser aplicadas isolada OU cumulativamente, bem como substituídas a qualquer tempo.


    III. VERDADEIRA: As medidas previstas no ECA têm caráter de mutabilidade. 

    Em consonância ao exposto na assertiva I, prevendo o estatuto a possibilidade de isolar ou cumular medidas, bem como substituí-las a qualquer tempo, deflagra-se a aparente mutabilidade do Estatuto ora discutido.


    IV. FALSA: As medidas previstas no ECA podem ser aplicadas isolada e cumulativamente, bem como podem ser substituídas a qualquer tempo. 

    Conforme supramencionado, remetendo-se igualmente ao Art. 99 do ECA, há que se ressaltar que as medidas previstas em tal diploma legal podem ser aplicadas isolada OU cumulativamente, e não isolada E cumulativamente. 

    Percebe-se que é uma assertiva passível de discussão.


    V. FALSA: Pouco importa a idade do infante para o juiz aplicar medida de internação.

    Segundo o Art. 112 do ECA: "Verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente as seguintes medidas: I - advertência; II - obrigação de reparar o dano; III - prestação de serviços à comunidade; IV - liberdade assistida; V - inserção em regime de semi-liberdade; VI - internação em estabelecimento educacional; VII - qualquer uma das previstas no art. 101, I a VI.

    Ou seja, o caput do artigo em questão esclarece que tais medidas são impostas ao adolescente. Sendo assim, conforme menciona o art. 2º do mesmo diploma, considera-se adolescente a pessoa entre doze e dezoito anos de idade. Cumpre salientar que o dispositivo não fala em 18 anos de idade incompletos, mas é o que se apregoa em termos doutrinários.





  • É inegável que as medidas previstas no ECA podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente. É letra de lei.

     

    Mas no âmbito destas afirmativas, é também evidente que está correto afirmar que a aplicação dessas medidas pode se dar de duas formas: isolada e cumulativamente. Aqui, mostra-se irrelevante o uso da conjunção "e" ou da conjunção "ou".  Ambas as formulações acabam sendo corretas de formas ligeiramente diferentes. Por isso, também está correta a assertiva IV, de modo que a alternativa correta deveria afirmar o acerto das assertivas II, III e IV. Como não existe essa alternativa, a questão acabou sendo anulada.

  • A questão foi anulada.