-
Muito pelo contrário o Jitter é extramente importante e aceitável na transmissão de aúdio e vídeo
-
O jitter é importante para as aplicações executadas em rede cuja operação adequada depende de alguma forma da garantia de que as informações (pacotes IPTV) devam ser processadas em períodos de tempo bem definidos.
http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialqosqoe/pagina_2.asp
-
Jitter
Todos os sistemas digitais são sincronizados por intermédio de um relógio (clock). Os pulsos do relógio coordenam o armazenamento e o envio das informações através do meio de comunicação. Se o relógio do equipamento de origem não estiver sincronizado com o destino, os bits chegarão um pouco mais cedo ou mais tarde que o esperado. Assim o jitter é um desvio ou deslocamento de algum aspecto dos pulsos de um sinal digital. O desvio pode ocorrer em termos de amplitude, do tempo da fase ou extensão do pulso do sinal. Entre as causas do jitter estão a interferência eletromagnética (EMI) e a interferência com outros sinais (diafonia). O jitter pode ser resolvido com uma série de sincronizações de relógio complicadas, incluindo sincronizações de hardware e software ou protocolos.
-
Se jitter é basicamente a média dos atrasos (ping) pensei que deveria ser evitado, não?
-
Douglas, acredito que tenha um diferença entre ser evitavél e inviabilizar a transmissão. Acredito que o erro da alternativa esteja ai, pois o jitter não inviabiliza a transmissão, apenas será um sinal que a qualidade ou de vídeo ou de audio estará prejudicada.
Segue um trecho sobre jitter do livro Redes de computadores, uma abordagem de sistemas, 5ª Edição:
"... Observe que não é estritamente necessário eliminar o jitter, mas apenas saber o quão ruim ele está. O motivo para isso é que, se o receptor souber os limites superior e inferior de latência que um pacote pode experimentar, ele pode adiar o momento em que começa a reproduzir o vídeo(ou seja, o primeiro quadro) por tempo suficiente para garantir que, no futuro, ele sempre terá um quadro para exibir quando for preciso."
-
O jitter, também conhecido como variação de retardo, é outro parâmetro importante para aplicações em rede, cuja operação adequada depende de alguma forma da garantia de que os pacotes sejam processados em períodos de tempo bem definidos. Variações no retardo causam interrupções na qualidade de voz e saltos nos fluxos de vídeo. O jitter pode ser entendido como a variação no tempo e na seqüência de entrega das informações devido à variação na latência (atrasos) da rede. Uma rede e seus equipamentos impõem um atraso à informação (por exemplo, nos pacotes) e este atraso é variável devido a uma série de fatores como:
• Tempos de processamento diferentes nos equipamentos intermediários (roteadores, switches, etc.);
• Tempos de retenção diferentes impostos pelas redes públicas (Frame relay, ATM, X.25, IP, etc.);
• Fatores diversos ligados à operação da rede.O jitter introduz distorção no processamento da informação na recepção e deve ter mecanismos específicos de compensação e controle que dependem da aplicação em questão. Genericamente, uma das soluções mais comuns para o problema consiste na utilização de buffers.
Fonte: https://www.projetoderedes.com.br/aulas/ugb_redes_I/ugb_redes_I_aula_05.pdf
Atualmente existe uma tendência de convergência de aplicações em um único meio físico,ou seja, voz, vídeo, dados, imagens, músicas, e tudo que possa ser transformado em bits utilizando o mesmo meio físico. Entretanto, as aplicações tem características e necessidades bem diferentes umas das outras, como por exemplo voz, que exige latência e jitter baixos, dados, que não tem tanta preocupação com latência e jitter, e videoconferência, que além de exigir latência e jitter baixos, ainda necessita de skew baixo, a fim de manter sincronizados voz e vídeo. A seguir será feita a definição desses termos, e depois será mostrada uma tabela comparativa das necessidades das aplicações.
Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/962976/qos---qualidade-de-servico-em-tcp-ip
-
Na transmissão de video é aceitavel, na transmissão de audio não...
-
Valeu MAX!
-
Jitter é a variação no atraso entre pacotes pertencentes ao mesmo fluxo. Por exemplo, se quatro pacotes partirem nos instantes 0, 1, 2, 3 e chegarem aos instantes 20, 21, 22, 23, todos terão o mesmo atraso, 20 unidades de tempo. Por outro lado, se os quatro pacotes chegarem aos instantes 21, 23, 21 e 28, eles terão atrasos diferentes: 21, 22, 19 e 24. Para aplicações como áudio e vídeo, o primeiro caso é completamente aceitável; o segundo caso, não. Para essas aplicações, não importa se os pacotes chegam com um atraso pequeno ou longo desde que o atraso seja o mesmo para todos os pacotes. Para essas aplicações, o segundo caso não é aceitável.
(Forozaun)
-
Temotim MONSTRO!!!
-
Jitter é aceitável. Gab. Errado.
-
Análogo ao DELAY. Basta pensar estar jogando CS.. Quando dá aqueles legs (ACEITÁVEIS) durante o jogo.. Logo, não é algo que seja INACEITÁVEL..
-
OOOO "QCONCURSOS" CADÊ UM PROFESSOR PRA COMENTAR ESSA PARTE DE QUESTÕES (redes de computadores) ? NÃO VEJO UM !!!
-
Gab: ERRADO
Forouzan:
"A eficácia de um sistema de comunicações de dados depende de quatro características fundamentais: entrega, precisão, sincronização e jitter"
"Jitter refere-se à variação no tempo de chegada dos pacotes. É o atraso desigual na entrega de pacotes de áudio e vídeo. Suponhamos, por exemplo, que pacotes de vídeo sejam enviados a cada 30 min. Se alguns desses pacotes chegarem com um atraso de 30 min e outros com um atraso de 40 min, o resultado será uma qualidade de vídeo irregular"
-
Embora seja bom que a flutuação (jitter) não ocorra, dizer que é inaceitável (em outras palavras, não pode ocorrer) é muito radical. A flutuação pode ocorrer e devemos procurar formas de lidar com ela.
Resposta: Errado
-
Prof Victor Dalton, Direção concursos:
"Embora seja bom que a flutuação (jitter) não ocorra, dizer que é inaceitável (em outras palavras, não pode ocorrer) é muito radical. A flutuação pode ocorrer e devemos procurar formas de lidar com ela.
Resposta: Errado"
-
"Na transmissão de áudio e vídeo, o jitter é uma característica de qualidade de serviço inaceitável e que inviabiliza a transmissão."
Na verdade, ele (Jitter/Flutuação) somente atrapalha a transmissão, não quer dizer que, necessariamente, a inviabiliza.
-
Pode ser de 3 tipos: Aceitável, tolerável e inaceitável. (a depender das medidas de referência para latência)
O jitter é uma característica de qualidade de serviço que pode ser inaceitável a depender das medidas de referência
-
Jittler: identifica a variação do atraso entre os pacotes sucessivos de dados em uma transmissão.
-
Gabarito: errado
Ano: 2018 Banca: Órgão: Prova: CESPE - 2018 - EMAP - Analista Portuário - Tecnologia da Informação
A respeito de redes sem fio, VoIP e telefonia IP, julgue o item a seguir.
Na comunicação entre computadores, o termo jitter identifica a variação do atraso entre os pacotes sucessivos de dados em uma transmissão. ( certo)
-
Gabarito: Errado.
Não significa que ele é necessariamente ruim.
Jitter é a variação no atraso entre pacotes pertencentes ao mesmo fluxo.
Por exemplo, se quatro pacotes partirem nos instantes 0, 1, 2, 3 e chegarem aos instantes 20, 21, 22, 23, todos terão o mesmo atraso, 20 unidades de tempo. Por outro lado, se os quatro pacotes chegarem aos instantes 21, 23, 21 e 28, eles terão atrasos diferentes: 21, 22, 19 e 24. Para aplicações como áudio e vídeo, o primeiro caso é completamente aceitável; o segundo caso, não. Para essas aplicações, não importa se os pacotes chegam com um atraso pequeno ou longo desde que o atraso seja o mesmo para todos os pacotes. Para essas aplicações, o segundo caso não é aceitável. Jitter é definido como a variação no atraso do pacote. Um jitter elevado significa que a diferença entre os atrasos é alta; jitter menor significa que a variação é pequena.
Fonte: Forouzan (2011), Comunicação de Dados e Redes de Computadores, 4a ed.
Bons estudos!