SóProvas


ID
2649421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de classificação e processamento de artigos utilizados nos serviços de saúde.


Classificados como artigos semicríticos, os aparelhos de medir pressão arterial devem ser submetidos à desinfecção de médio nível.

Alternativas
Comentários
  • Artigos não críticos – são artigos destinados ao contato com a pele íntegra do paciente. Ex.: comadres (aparadores), cubas, aparelhos de pressão, entre outros. Requerem limpeza ou desinfecção de baixo ou médio nível. Deve-se atentar para o risco de transmissão secundária por parte dos profissionais que lidam com o artigo e entrem em contato com o paciente.

  • APARELHO DE PA É ARTIGO NÃO CRITICO.

  • ==> Artigos críticos – entram em contato com tecidos estéreis ou com o sistema vascular e devem ser esterilizados para uso, pois possuem alto risco de causar infecção.


    ==> Artigos semicríticos – são aqueles destinados ao contato com a pele não intacta ou com mucosas íntegras. Ex.: equipamentos respiratórios e de anestesia, endoscopia, etc. Requerem desinfecção de alto nível ou esterilização.

    ==> Artigos não críticos – são artigos destinados ao contato com a pele íntegra do paciente. Ex.: comadres (aparadores), cubas, aparelhos de pressão, entre outros. Requerem limpeza ou desinfecção de baixo ou médio nível. Deve-se atentar para o risco de transmissão secundária por parte dos profissionais que lidam com o artigo e entrem em contato com o paciente.

     

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/classificacao-dos-artigos-hospitalares/38782

     

    Gabarito: ERRADO

  • E ATENÇÃO...SE LIGUE AÍ QUE É HORA DA REVISÃO.

    APARELHO DE PA É ARTIGO NÃO CRITICO.

    Artigo Crítico: todo equipamento que é utilizado em procedimentos invasivos, e que necessita de esterilização após o uso. Ex: Pinças cirúrgicas e lâminas de bisturi. 

    Artigo semi crítico: Todo equipamento que entra em contato com a pele não integra e mucosas, e que necessita de no mínimo desinfecção. Ex: mascara de nebulizador e lâmina de laringoscópio.  

    Artigo não crítico: todo equipamento que entra em contato com a pele íntegra e necessita apenas de limpeza após o uso. Ex: comadres e termômetro.

    Artigos críticos – entram em contato com tecidos estéreis ou com o sistema vascular e devem ser esterilizados para uso, pois possuem alto risco de causar infecção.

    Artigos semicríticos – são aqueles destinados ao contato com a pele não intacta ou com mucosas íntegras. Ex.: equipamentos respiratórios e de anestesia, endoscopia, etc. Requerem desinfecção de alto nível ou esterilização.

    Artigos não críticos – são artigos destinados ao contato com a pele íntegra do paciente. Ex.: comadres (aparadores), cubas, aparelhos de pressão, entre outros. Requerem limpeza ou desinfecção de baixo ou médio nível. Deve-se atentar para o risco de transmissão secundária por parte dos profissionais que lidam com o artigo e entrem em contato com o paciente.

  • Os produtos para saúde podem ser classificados em críticos, semicríticos e não-críticos. 



    Produtos para saúde críticos: são produtos para a saúde utilizados em procedimentos invasivos com penetração de pele e mucosas adjacentes, tecidos subepteliais, e sistema vascular, incluindo também todos os produtos para saúde que estejam diretamente conectados com esses sistemas. Esses artigos devem passar por uma esterilização. 



    Produtos para saúde semicríticos: produtos que entram em contato com pele não íntegra ou mucosas íntegras colonizadas. Esses artigos devem passar por uma desinfecção de alto nível. 



    Produtos para saúde não-críticos: produtos que entram em contato com pele íntegra ou não entram em contato com o paciente. Esses artigos devem passar, no mínimo, ao processo de limpeza. 



    No caso dos parelhos de pressão, são produtos não-críticos, já que entram em contato com a pele íntegra e precisam passar por um processo de limpeza. 



     



    Gabarito do Professor: ERRADO