SóProvas


ID
2649541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito da assistência de enfermagem a crianças e adolescentes, julgue o item a seguir.

A vacina HPV para vacinação de meninos e homens portadores de HIV é indicada na faixa etária de nove anos de idade a vinte e seis anos de idade, com esquema vacinal de três doses.

Alternativas
Comentários
  • HPV

     

    Pessoas HIV/Aids Imunodeprimidos de 9 a 26 anos. 3 doses (0, 2 e 6 meses).

     

    https://www.romulopassos.com.br/files/ArquivosVideo/15052017095435000000984.pdf

     

  • Gabarito: Certo.

     

    Complementando

     

    De acordo com o Portal do Ministério da Saúde (MS)

     

    O Ministério da Saúde adotou a vacina quadrivalente ( 0,5 ml IM ), que protege contra o HPV de baixo risco (tipos 6 e 11, que causam verrugas anogenitais) e de alto risco (tipos 16 e 18, que causam câncer de colo uterino).

    A população-alvo prioritária da vacina HPV é :

    a de meninas na faixa etária de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, que receberão 2 (duas) doses (0 e 6 meses) com intervalo de seis meses,e

    Pessoas HIV/Aids Imunodeprimidos na faixa etária de 9 a 26 anos, que receberão 3(três) doses (0, 2 e 6 meses).

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a assistência de enfermagem a crianças e adolescentes.

    A vacina HPV, para imunização de meninos e homens portadores de HIV é indicada na faixa etária de nove anos de idade a vinte e seis anos de idade, com esquema vacinal de três doses em 0, 2 e 6 meses. Para imunização de meninas e mulheres portadores de HIV é indicada na mesma faixa etária. É sabido que a imunossupressão é um dos principais fatores de risco para desenvolvimento de lesões tumorais e verrugas na genitária associada ao HPV. Portanto essa indicação é para outros imunossuprimidos como os transplantados e portadores de outras doenças autoimunes.

    Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos também devem tomar a vacina que faz parte do calendário básico de imunizações.

    Resposta do Professor: Certo.