SóProvas


ID
2649544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito da assistência de enfermagem a crianças e adolescentes, julgue o item a seguir.


O quadro de criança com queimadura por líquido quente cuja distribuição na pele não mostre sinais de ação da gravidade é característico de violência física.

Alternativas
Comentários
  •  

    De acordo com o artigo : A RESPONSABILIDADE DO ENFERMEIRO DIANTE DA IDENTIFICAÇÃO E NOTIFICAÇÃO DOS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE.

     

    TIPOS DE VIOLÊNCIAS:

     

    Abuso Físico

    Contusões e abrasões; equimoses e hematomas; fraturas múltiplas; ruptura subcapsular de rim, baço, trauma hepático ou mesentérico, aspiração fatal de pimenta, queimaduras intencionais, sede e desidratação hipernatrêmica e ingestões tóxicas.

     

    Abuso Sexual

    Atitudes sexuais precoces, lesões ou dor na região genital ou anal, masturbação excessiva, doenças sexualmente transmissíveis, presença de sêmen na cavidade oral, petéquias, enurese e encoprese, alterações psicossociais, ideias e/ou tentativas de suicídio.

     

    Violência Psicológica

    Agitação, agressividade, medo, retração, baixo rendimento escolar, dificuldade para alimentar-se, dificuldade de relacionar, baixa autoestima, depressão, desconfiança, podem ver-se como merecedora dos maus-tratos, apelar para tentativas de fugas e uso de entorpecentes e suicídio.

     

     

    FONTE: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/a_responsabilidade_do_enfermeiro_diante_da_identificacao_e_notificacao_dos_casos_de_violencia_contra_a_crianca_e_o_adolescente.pd

  • Exame Físico

    • Múltiplos hematomas (com diferentes colorações e localizações). Evolução dos hematomas:

    Roxo < 3 dias;

    Pardo esverdeado - entre 3 e 7 dias;

    Amarelo e amarelo-amarronzado entre 8 e 30 dias.

     

    • Lacerações, eritemas, hematomas ou queimaduras que reproduzem o instrumento agressor (marcas de fios, cinto, mãos, cigarro).

    • Lesões circulares, como em pulseira, tornozeleira ou colar, indicando possíveis amarras.

     

     

    • Queimaduras ditas “acidentais”, mas de características intencionais:

    - Queimaduras por líquidos quentes cuja distribuição na pele não respeita a ação da gravidade; 

    - Queimaduras em forma de luvas (nas mãos) ou meias (nos pés); 

    - Queimaduras em região de nádegas ou períneo: castigo aplicado em crianças que não conseguem controlar esfíncteres; o Queimaduras por cigarro.

     

    A palavra ''gravidade'' na questão refere-se à '' Força de atração exercida pela Terra sobre qualquer corpo que esteja sobre ela, dentro dela ou próximo a ela'' e não seriedade da lesão provocada. Sendo assim, caso uma criança se queime com água quente, na maioria das vezes irá apresentar lesões em áreas além da atingida.

     

    FONTE: 

    https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4174915/mod_resource/content/1/MS-Linha_cuidado_trauma_RUE-2013.pdf

    http://www.aulete.com.br/gravidade

     

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a assistência de enfermagem a crianças e adolescentes.

    As queimaduras de contato intencionais são mais profundas, podem ser múltiplas e com margens bem delimitadas. Costumam ser produzidas por ferro quente, radiadores, secadores de cabelo, ferros de enrolar cabelos, fornos ou imersão em água fervente.

    As queimaduras por imersão do bebê em água quente podem ser acidentais ou intencionais. A imersão forçada em água quente preserva as pregas e o ponto de apoio da região glútea, ocasionando delimitação simétrica que tende a apresentar limites precisos e profundidade uniforme. Imersões forçadas dos membros se apresentam como queimaduras "em luva" ou "em bota"; "estrias de zebra" são decorrentes dos "vincos" causados pela imersão do corpo da criança na posição fletida (Figura 2).

    O quadro de criança com queimadura por líquido quente cuja distribuição na pele não mostre sinais de ação da gravidade é característico de violência física.

    Resposta do Professor: Certo.

    Referencia: Gondim RMF, Muñoz DR, Petri V. Violência contra a criança: indicadores dermatológicos e diagnósticos diferenciais. An Bras Dermatol. 2011;86(3):527-36