SóProvas


ID
2649568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da assistência de enfermagem à mulher no ciclo gravídico, julgue o próximo item.


Configuram sinais de violência contra a mulher o início tardio do pré-natal, lesões físicas que não se expliquem como acidentes e parceiro demasiadamente atento e controlador, que reage negativamente se for separado da mulher.

Alternativas
Comentários
  • Óbvio!

  • Mulheres vítimas de violência física pelo parceiro íntimo têm maior chance de realizar um pré-natal inadequado, seja pelo início tardio, pela realização de menor número de consultas ou mesmo pelas duas condições juntas.

  • Em 2000, o Ministério da Saúde (MS) (Portaria nº 569 /GM, 01/06/2000) instituiu o Programa de Humanização ao Pré-natal e Nascimento (PHPN) visando à redução da morbimortalidade materna e infantil, por intermédio da melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade da assistência aos períodos de PN, parto e puerpério.

    Alguns fatores são descritos como associados a não realização ou a não utilização de assistência PN; entre eles, pertencer a segmentos sociais com menor renda, ter menor escolaridade formal, pertencer à raça negra, ter mais de 35 anos, ser multípara, ter sintomas depressivos na gravidez, fazer uso abusivo de álcool e/ou drogas ilícitas, ter situação conjugal instável, história de gravidez não pretendida, de insatisfação do companheiro com a gravidez e de violência pelo parceiro.

    Mulheres vítimas de violência física pelo parceiro íntimo (VFPI) têm maior dificuldade de comparecer às consultas de PN e são mais propensas a iniciar as consultas tardiamente. Além disso, podem apresentar com maior frequência comportamentos de risco na gravidez, como o consumo de álcool, tabaco e drogas ilícitas.

    Em 2010, o MS propôs que na identificação de fatores de risco gestacionais seja investigada a presença de

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre pré natal e assistência de enfermagem à mulher no ciclo gravídico.

    A equipe de enfermagem deve sempre estar atenta a sinais que configuram violência contra a mulher. Alguns deles são o início tardio do pré-natal, pois a mulher recusa a gravidez por ser algo que lhe afeta negativamente pela lembrança do abuso; lesões físicas que não se expliquem como acidentes, ou que tenham explicações fantasiosas e que não caracterizem o quadro apresentado ao exame físico; e parceiro demasiadamente atento e controlador, que reage negativamente se for separado da mulher, não deixa a mulher responder as perguntas feitas ou interfere em todo o momento do atendimento.


    Resposta do Professor: Certo.