SóProvas


ID
2649586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo ao suporte básico de vida.


Na avaliação neurológica simplificada, que tem como objetivo descrever rapidamente o estado de consciência e detectar alterações neurológicas precoces no paciente, deve-se considerar que o paciente está inconsciente se ele não apresentar abertura ocular nem resposta aos estímulos verbal e doloroso.

Alternativas
Comentários
  • É isso mesmo.

  • A Escala de Coma de Glasgow considera a observação de três parâmetros: abertura dos olhos, a melhor resposta motora e verbal. Em cada parâmetro, a melhor resposta corresponde a uma pontuação e pelo somatório dos aspectos 26 avaliados, obtém-se o valor que caracteriza o nível de consciência do indivíduo. O score máximo (15) corresponde a uma pessoa desperta e totalmente alerta e o score mínimo (3) a um indivíduo em coma profundo, completamente não responsivo. A abertura ocular pode ser classificada em espontânea, por ordem verbal, após estímulo doloroso e sem resposta. A melhor resposta verbal pode ser classificada em orientada, confusa, palavras inapropriadas, sons e sem resposta. A melhor resposta motora pode ser classificada pela obediência do indivíduo ao comando verbal, a localização do estímulo doloroso, flexão normal, flexão anormal, extensão à dor e sem resposta. O escore numérico obtido pela avaliação do nível de consciência por meio da Escala de Coma de Glasgow compreende o nível de reatividade do paciente frente aos estímulos produzidos pelo observador. Neste sentido, na prática da saúde, inferimos que a ocorrência da experiência consciente se correlaciona com os dados observáveis de terceira pessoa, porém não há uma correspondência estatística bem estabelecida entre os dois aspectos. 

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre sinais vitais e suporte básico de vida.

    Na avaliação neurológica simplificada, que tem como objetivo descrever rapidamente o estado de consciência e detectar alterações neurológicas precoces no paciente, deve-se considerar que o paciente está inconsciente se ele não apresentar abertura ocular nem resposta aos estímulos verbal como chamar o paciente pelo nome ou dar comandos como “abra os olhos" e doloroso na região do leito ungueal e supraorbitral.

    Esses são sinais utilizados para avaliar segundo a escala de coma de Glasgow.

    Resposta do Professor: Certo.

  • Vc fez uma explicação gigantesca.. mais a resposta seria que está certa?