SóProvas


ID
2649679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a teorias e técnicas psicoterápicas.


A abordagem cognitivo-comportamental nas intervenções de pacientes em crise deve ser evitada, uma vez que por meio dela enfatizam-se os pensamentos automáticos e esquemas do indivíduo, que o fazem lidar com os sistemas de crenças, suposições com ele mesmo e percepções futuras e gerais.

Alternativas
Comentários
  • A utilização da Abordagem da TCC em intervenções em situações em crise é indicada exatamente por possibilitar o questionamento socrático dos pensamentos automáticos negativos. Assim o cliente pode acessar suas crenças centrais e esquemas, analizá-los e corrigir as distorções cognitivas que geram o sofrimento.

  • Terapia Cognitiva em situações de crise 

    O caráter diretivo do modelo aplicado possibilita ao terapeuta:

    1- formular hipóteses de conceituação cognitiva, que refletem os esquemas e crenças disfuncionais que integram o sistema cognitivo do paciente

    2- utilizar o questionamento socrático, em nível de intervenção funcional, o que possibilita a modulação emocional pelo paciente

    3- explorar colaborativamente os focos de problemas e definir metas e estratégias de resolução e enfrentamento, o que encoraja o paciente a funcionar como sua própria fonte de recursos.

  • Ps.: erro de regência verbal em: "que o fazem lidar".