SóProvas


ID
2649688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

        Em atendimento psicológico, um homem apresentou o seguinte quadro clínico: saíra do serviço público há cerca de cinco meses, o que o fez afastar-se do convívio com amigos, familiares e ex-colegas de trabalho; foi deixando de se alimentar gradativamente, pois lhe faltava apetite; dormia pouco e não tinha preocupações com higiene pessoal e aparência. Perdeu dezesseis quilos em quatro meses. Apresentava anorexia, insônia, apatia e inércia, chegando a fazer suas necessidades fisiológicas nas próprias vestes. Já havia sido internado por tentativa de suicídio por enforcamento. Na enfermaria mostrava-se inibido, com lentificação psicomotora severa, mímica facial contraída. Falava pouco, e quando o fazia era com voz baixa, sussurrando, para afirmar que “nada valia a pena” e que toda a sua vida tinha sido em vão. Sentia-se vazio e afirmava ter cometido todo tipo de vilania.


Com relação ao caso clínico apresentado e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.

A mania e a melancolia são conhecidas apenas como estrutura perversa afetiva, sendo a mania uma hiperinflação egóica — loucura dos ritmos e ciclos da vida —, e a melancolia um esvaziamento egóico — ausência de ciclicidade e ritmos na vida.

Alternativas
Comentários
  • "A mania e a melancolia são conhecidas APENAS(?) como estrutura perversa afetiva..."

  • Diferentemente de outros enfoques psicopatológicos, a Psicanalise foca-se mais na estrutura latente da personalidade dos transtornos do que nos sintomas aparentes. Nesse sentido, para a Psicanálise a mania e a melancolia pertencem à estrutura psicótica, pois o sujeito está incapacitado de enxergar a realidade.


    GABARITO: ERRADO

  • Freud diferencia a estrutura perversa e a estrutura neurótica na castração na elaboração do Complexo de Edipo. A descoberta de que a mãe não possui o pênis gera a angústia de castração, no qual o sujeito poderá desenvolver reações defensivas, a fim de neutralizá-la. Se essas reações defensivas persistirem, podem resultar em diferentes condições: ou a criança aceitará a castração e a lei da interdição do incesto, o que mais tarde resulta em neurose; ou apenas aceitará a castração sob a condição de transgredi-la, desenvolvendo então um processo de renegação da realidade (desmentida da castração, o que inclui, a diferença sexual) que faz parte do desenvolvimento da perversão.

    A perversão pode manifestar-se através do exibicionismo, fetichismo, masoquismo, sadismo e voyeurismo. No DSM-IV, a cada um desses nomes atribui-se um transtorno distinto, e esses transtornos estão agrupados na categoria de Parafilias, que por sua vez constituem uma das categorias de transtornos sexuais.


    Enquanto a mania e a melancolia são pertencentes às estruturas neuróticas.

  • Vocês da psicanálise e comportamentais não facilitam, nós do humanismo sofremos, hahaha

  • Nesse caso acho que não seria melancolia, mas depressão.

  • A melancolia é uma neurose narcísica perversa afetiva, caracterizada por um conflito entre o eu e o supereu, e que pode assumir formas diversificadas de representação clínica.

    O melancólico ficou preso num tempo morto, no qual o Outro deveria ter comparecido, mas não compareceu

    A elação maníaca, ao contrário, será comparada à festa, à alegria da transgressão, à liberdade libidinal; resultado da interrupção momentânea da ação censora do ideal do eu.

  • "Que perversa o quê, rapaz?"

  • Gente, simplificando...

    Perversão é diferente de neurose, certo? Portanto não podemos dizer que a mania e a melancolia fazem parte da estrutura perversa já que, desde o início, Freud caracterizou a melancolia como uma NEUROSE narcisística enquanto a mania pode mistar, dependendo do estado maníaco, a pessoa PODERÁ experimentar sintomas psicóticos, mas ainda assim não se enquadraria na perversão.

    E, portanto, isto diferenciaria a melancolia e a mania dos quadros de perversão, já que fazem parte da estrutura neurótica.