SóProvas


ID
2649703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a neuroses, psicoses e transtornos de personalidade, julgue o item a seguir.


Neuroses são definidas como os desvios psíquicos que não envolvem inteiramente o próprio homem; psicoses são os desvios psíquicos que acometem o homem em sua totalidade.

Alternativas
Comentários
  • Alguem conseguiu compreender essa questão? Meio esquisita essa parte de 'envolver inteiramente o próprio homem'.

  • Também não entendi. 

  • Quando falamos em sofrimento psíquico estamos falando em algum tipo de contradição entre subjetidade e objetividade, e quando falamos em doença mental estamos falando em antagonismo entre subjetividade e objetividade, uma ruptura aparencial entre o eu e o mundo, entre o eu e o outro, já consubstanciado intra-subjetivamente, entre o eu e o eu, e nas tentativas de superar aquela ruptura aparencial, dolorosa ameaça de ruptura real. Homem em sua totalidade - inclusive do mundo concreto - a sociedade. 

  • Desvios psíquicos? Ow banca problemática...

  • Traduzindo as arbitrariedades cespianas: neurose é menos grave/sistêmica que psicose. Certo ou errado? Certo.

  • A psicose é normalmente abordada em contraposição à neurose, apesar de ser corrente na literatura que uma não é o avesso da outra.

    A neurose é caracterizada pelo distanciamento da realidade, já que o indivíduo neurótico tem dificuldade em lidar com a realidade de seu meio. Na medida em que a realidade não é plenamente rearticulada de maneira simbólica no mundo exterior, há no sujeito uma fuga parcial da realidade; uma incapacidade de enfrentar essa parte da realidade, secretamente conservada.

    Já a psicose é caracterizada pela perda da realidade, onde o indivíduo passa a seguir as normas instituídas pela realidade subjetiva que ele mesmo criou e não mais pela realidade objetiva que rege o meio em que vive. A realidade encontra-se provida de um buraco que o mundo fantástico virá a se sobrepor.

    É possível então entender a distinção das características principais de neurose e psicose, já que a partir da negação da realidade o indivíduo psicótico não é mais capaz de desempenhar seus papéis sociais adequadamente, pois só consegue compreender como realidade a sua própria realidade subjetiva. Enquanto isso, a neurose proporciona ao sujeito neurótico apenas um distanciamento da realidade, mas este é capaz de reconhecê-la, tanto que o sofrimento advém da dificuldade de aceitá-la e vivenciá-la, e a sua existência torna-se insuportável.

    Podemos, dessa forma, interpretar a psicose como o acometimento do homem em sua totalidade, em contrapartida à neurose que não envolve inteiramente o próprio homem.


    GABARITO: CERTO
  • Monica, parabéns pela explicação.

  • Certo não está, mas também não tá errado kkkk.

  • Achei bizarra a questão...mas nos casos de neurose envolve a fixação pulsão parcial. Na psicose o corpo todo eh simbólico, como na megalomania. Eu entendi assim... mas eles se superaram