SóProvas


ID
2649709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à psicologia da saúde.


Na prevenção primária relacionada ao uso e consumo de substâncias, a intervenção breve, que pode ser aplicada, entre outros, por médicos, psicólogos e enfermeiros, apresenta-se como um instrumento eficaz com foco na prevenção ou promoção de saúde e na concepção de saúde ampliada.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    "Intervenção Breve (IB) refere-se a uma estratégia de atendimento com tempo limitado (de uma a três sessões), cujo foco é a mudança de comportamento do usuário. Pode ser realizada por profissionais com diferentes tipos de formação, como: médicos, psicólogos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, educadores, agentes comunitários e outros profissionais da Saúde e da Assistência Social.  "

    FONTE: http://www.aberta.senad.gov.br/medias/original/201704/20170424-095204-001.pdf

  • Típica questão que o CESPE pode colocar o gabarito que quiser.

    Fiquei na dúvida se caberia recurso... No meu entendimento ao se falar em intervenção já seria prevenção secundária, não? O material de referência meio que deixa em aberto.

    "A Intervenção Breve, EM GERAL, está relacionada à prevenção secundária, tendo como objetivo identificar a presença de um problema, motivar o indivíduo para a mudança de comportamento e sugerir estratégias para que essa mudança possa acontecer, podendo ser utilizada para:

    1- prevenir ou reduzir o consumo abusivo de álcool e/ou outras drogas, bem como os problemas associados;

    2- orientar, de modo focal e objetivo, sobre os efeitos e consequências relacionados ao consumo abusivo."

    Fonte:http://www.aberta.senad.gov.br/medias/original/201704/20170424-095204-001.pdf

  • A questão solicita conhecimentos a respeito da intervenção breve na prevenção primária.




    De acordo com a Resolução CFP 13/2007, o psicólogo de saúde ou hospitalar tem como uma de suas funções, desenvolver “ações de promoção da saúde,/ prevenção de doenças e vigilância em saúde junto a usuários, profissionais de saúde e ambiente institucional, colaborando em processos de negociação e fomento à participação social e de articulação de redes de atenção à saúde". 




    A prevenção da saúde a nível primário, é uma subárea da promoção da saúde, voltada aos aspectos de redução ou retirada de fatores de risco à saúde, ou seja, antes de desenvolver a doença em si. São as atividades que previnem mal estar e doenças.




    A intervenção breve (IB) é uma estratégia de atendimento destinada a mudança de comportamento do paciente em um tempo delimitado. Geralmente utiliza-se na prevenção secundária quando já existe o consumo de drogas e a intervenção tem como foco reduzir ou evitar o aumento do consumo. Na prevenção primária, a IB é utilizada antes do contato da população com a droga, impedindo ou retardando o consumo.




    Os elementos essenciais da IB, pode ser visto através da sigla FRAMES¹:




    F eedback (devolutiva ou retorno)

    R esponsibility (responsabilidade)

    A dvice (aconselhamento)

    M enu of Option (menu de opções) 

    E mpathy (empatia)

    S elf-efficacy (autoeficácia)




    Para aplicação, TODA equipe de saúde pode fazer uso. O trabalho interdisciplinar é primordial para a eficácia da IB, a partir do compartilhamento de informações de cada profissão da equipe.





    Sendo assim, a IB pode ser atuante nos dois níveis de prevenção e é utilizada por toda a equipe interdisciplinar.




    Gabarito da Professora: CERTO.




    Fonte:

    ¹Intervenção Breve: módulo 4. – 6. 7d. – Brasília : Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2014. 124 p. – (SUPERA: Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento / coordenação [da] 7. ed. Maria Lucia Oliveira de Souza Formigoni)