SóProvas


ID
2650228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com referência à evolução do modelo racional-legal para o paradigma pós-burocrático, julgue o item a seguir.


Contrapondo-se à ideologia do formalismo e à recompensa pelo desempenho, características da boa administração burocrática, o paradigma gerencial fundamenta-se nos princípios da confiança e da capacitação permanente.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    A administração Pública Gerencial tem como uma de suas características principais a eficiência nos serviços, na avaliação de desempenho e no controle dos resultados. Além disso, preconiza a boa flexibilidade organizacional, a confiança limitada (ao invés da desconfiança nos servidores) e uma administração voltada ao atendimento do cidadão. 

    Ela, portanto, não se limita somente nos princípios da confiança e da capacitação permanente. 

    Bom lembrar que a Administração Pública Gerencial não se contrapõe à ideologia do formalismo, pois o que ela confronta é o excesso da burocracia (ou seja, apesar de ter como certo apoio a Adm. Burocrática, a Adm. Gerencial procura flexibilizar alguns "legados" daquela).  Além do que, ela não é contra a recompensa pelo desempenho. 

  • Confiança limitada.

  • "Contrapondo-se à ideologia do formalismo e à recompensa pelo desempenho, características da boa administração burocrática, o paradigma gerencial fundamenta-se nos princípios da confiança e da capacitação permanente." 

    Gab.: ERRADO

  • Acredito que o erro esteja tb em "Contrapondo-se", pq o gerencial veio para completar o burocrático.

  • ERRADO

     

    O modelo burocrático de administração pública não se contrapoe ao formalismo, pelo contrário, formaliza os processos e as atividades ficando quase que "engessadas" e por isso o modelo gerencial foi criado, para dar flexibilidade ao burocrático com tantos formalismos.

  • Concordo com o D. B.

    Errei de bobeira, sem me dar conta que o gerencialismo não vem para quebrar o conceito de burocracia, mas para flexibilizá-la e corrigir muitas das dinfunções burocráticas.

  • Gab: E

    PARA NÃO ERRAR MAIS ATENTE-SE:

    Fonte do contexto da questão: “O paradigma gerencial contemporâneo, fundamentado nos princípios da confiança e da descentralização da decisão, exige formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas, descentralização de funções, incentivos à criatividade. Contrapõe-se à ideologia do formalismo e do rigor técnico da burocracia tradicional. À avaliação sistemática, à recompensa pelo desempenho, e à capacitação permanente, que já eram características da boa administração burocrática, acrescentam-se os princípios da orientação para o cidadãocliente, do controle por resultados, e da competição administrada”.

    Meu Comentário: Ou seja pessoal, a Administração Gerencial possibilita maior autonomia do gestor sem desconfiança total e sim com uma certa margem de confiança o que possibilita uma maior descentralização da decisão com maior flexibilidade na gestão como um incentivo a criatividade. Pelo fragmento do autor acima, devido a essa 'abertura'  a criatividade e maior autonomia do gestor consequentemente esse  espaço maior que passou a ter contrapõe-se ,de certo modo, ao formalismo  e o rigor técnico engessado da Burocracia tradicional ok! PORÉM FLEXIBILIZA E APROVEITA o que já existia de bom na Burocracia que era essa avaliação sistemática, essa recompensa por desempenho e a capacitação permanente acrescentando -se pois os principios da orientação para o cidadãocliente, o controle por resultados e não mais por processos (a posteriori e não mais a priori) e da competição administrativa. Ou seja, galerinha, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL PODE ATÉ CONTRAPOR-SE AO FORMALISMO E O RIGOR TÉCNICO MAS NÃO NÃO SE CONTRAPÕE A RECOMPENSA POR DESEMPENHO, POIS ELA MANTEVE COMO HERANÇA BUROCRÁTICA TANTO QUE APENAS FLEXIBILIZOU ESTE ASPECTO DENTRE OUTROS POSITIVOS CONSIDERÁVEIS E CONTRAPOS-SE AOS EXCESSOS E A RIGIDEZ.

    ASPECTOS HERDADOS DA BUROCRACIA CONSIDERADOS PELA ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL:

    * MERITOCRACIA: Acesso à Administração pública por concurso público e recompensa por desempenho daquele que se destaca

    * PROFISSIONALISMO: capacitação permanente

    *AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: ou avaliação sistemátcia

    *REMUNERAÇÃO ISONÔMICA: servidores na mesma função recebem igual

    Aspectos novos propriamente ditos trazidos pela Administração Gerencial:

    Princípios da orientação para o CIDADÃO CLIENTE

    CONTROLE POR RESULTADOS

    ESTRUTURAS ENXUTAS OU HORIZONTALIZADAS

    DESCENTRALIZAÇÃO

    TRÊS INDICADORES FUNDAMENTAIS: EFICÁCIA, EFICIÊNCIA E EFETIVIDADE (Na Burocracia era só EFICIÊNCIA)

    Para aumentar a qualidade aspectos sutis de Competição Administrativa.

    Fonte: http://ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=16689&revista_caderno=4

    Espero ter ajudado.

    Esteja bem com seu Deus interior, se quer alguém em quem confiar confie em si mesmo.

  • Administração Gerencial não se contrapõe à recompensa pelo desempenho.

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Oi pessoal,

     

    ERRADO

     

    O paradigma gerencial se contrapõe à ideologia do formalismo e do rigor técnico da burocracia tradicional, contudo, o mesmo não se pode afirmar acerca da recompensa pelo desempenho, tendo em vista que esta é característica do paradigma gerencial, fundamentado nos princípios da confiança e capacitação permanente do pessoal.

    Fonte: http://profrafaelbarbosa.com/wp-content/uploads/2018/04/Gabarito-Adm.-Geral-e-P%C3%BAblica-ANALISTA-ADM-0904.pdf

     

    Bons estudos!

  • ERRADO

     

    O gerencialismo não se contrapõe à burocracia.

     

    " Administração Pública gerencial está apoiada no modelo anterior, do qual conserva alguns de seus princípios fundamentais, como a admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático..."

     

     

    FONTE: Augustinho Paludo, 2013.

  • ERRADO,

    Questão muito boa pois tem uma pegadinha.

    Gerencial não vai contra (PRINCIPALMENTE) ao profissionalismo, justamente o contrário.

    Profissionalismo temos que entender como MÉRITO, algo também buscado na iniciativa privada e no gerencialismo.

  • O gerencialismo não veio para substituir ou se contrapor ao modelo burocrático.

  • Acho que muitos comentários se confundiram à interpretação da questão: não se afirma que o modelo gerencial se contrapõe ao burocrático, diz-se que se contrapõe à ideologia do formalismo e à recompensa pelo desempenho (características da administração burocrática). Pelo queentendi da matéria, a recompensa pelo desempenho é característica do modelo gerencial, daí o erro na questão.

  • Leonardo Freitas: o Modelo Gerencial NÃO SE CONTRAPÕE ao burocrático. Ele o utiliza em suas vantagens: meritocracia, profissionalização, impessoalidade. Ele veio para combater as DISFUNÇÕES da burocracia: excesso de fornalismo e rigor, centralização ADMINISTRATIVA, autorreferência...

    GABARITO: ERRADA.

  • Contrapondo-se à ideologia do formalismo??? errada

  • Gabarito: Errado.

    A ideologia do formalismo é característica da administração burocrática, mas a recompensa pelo desempenho refere-se ao paradigma gerencial.

  • E SEMPRE QUE VOCÊ SENTIR VONTADE DE COLOCAR ESSAS FRASES EM TODAS AS QUESTÕES, LEMBRE-SE QUE AQUI NÃO É FACEBOOK.

  • Recompensa pelo desempenho é característica do modelo gerencial, que não se contrapõe a ele mesmo.

  • QUESTÃO ERRADA.

     

    Bresser fala em "confiança limitada" porque a administração gerencial subistitui a desconfiança total da administração burocrática. A administração confia no servidor, deixa escolher os meios, mas controla os resultados. Não é uma confiança ilimitada.

     

     

  • A recompensa pelo desempenho é, sim, característica da boa administração burocrática.

    O erro da assertiva está no fato de a administração gerencial não se contrapor à recompensa pelo desempenho, pois esta também é uma das características do paradigma gerencial.

    "A administração pública gerencial constitui um avanço e até um certo ponto um rompimento com a administração pública burocrática. Isto não significa, entretanto, que negue todos os seus princípios. Pelo contrário, a administração pública gerencial está apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais, como a admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático. A diferença fundamental está na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados, e não na rigorosa profissionalização da administração pública, que continua um princípio fundamental.

    (...)

    O paradigma gerencial contemporâneo, fundamentado nos princípios da confiança e da descentralização da decisão, exige formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas, descentralização de funções, incentivos à criatividade. Contrapõe-se à ideologia do formalismo e do rigor técnico da burocracia tradicional. À avaliação sistemática, à recompensa pelo desempenho, e à capacitação permanente, que já eram características da boa administração burocrática, acrescentam-se os princípios da orientação para o cidadão-cliente, do controle por resultados, e da competição administrada."

    Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, 1995, pgs. 16-17.

    Fonte: http://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/planodiretor/planodiretor.pdf

  • Heitor, posta a fundamentação /fonte da remuneração por desempenho na administração burocrática. Fiquei curioso. Grato
  • Excelente, Heitor! 

  • ERRADO!

    QUESTÃO: Contrapondo-se à ideologia do formalismo e à recompensa pelo desempenho, características da boa administração burocrática, o paradigma gerencial fundamenta-se nos princípios da confiança e da capacitação permanente. 

    .

    - À ideologia do formalismo SE contrapõe ao paradigma gerencial.

    - À ideologia do formalismo NÃO é uma característica da boa administração burocrática, é uma disfunção.

    - À recompensa pelo desempenho é uma característica da boa administração burocrática.

    - À recompensa pelo desempenho NÃO SE contrapõe ao paradigam gerencial.

    - O paradigma Gerencial fundamenta-se nos princípios da confiança e da capacitação permanete.

    * O Gerencialismo SE contrapões ao Modelo Burocrático: na ideologia do formalismo e no rigor técnico da burocracia tradicional.

    * O Gerencialismo NÃO SE contrapõe ao Modelo Burocrático: na recompensa pelo desempenho, e na capacitação permanente, pois estas características também são da boa administração burocrática.

    .

    * O GERENCIALISMO TEM FOCO: nos resultados, nos clientes-cidadãos, na avaliação de desempenho, na eficiência dos serviços.

    * O MODELO BUROCRÁTICO TEM FOCO: na impessoalidade, na meritocracia, no formalismo, no controle dos processos, no racional-legal.

    .

    Abraços,

    LUIZ CLAUDIO

  • A adminstração burocrática e a gerencial não se contrapõe, se complementam; esta não busca romper com os princípios daquela, e sim com suas disfunções. Outro fato que se deve considerar na questão, é que não há recompensa pelo desempenho na burocracia.

     

    Fontes: meus reumos (qualquer erro podem corrigir)

  • CUIDADO, pois o comentário mais curtido diz "A recompensa pelo desempenho NÃO é característica do modelo burocrático", quando na verdade é sim, não é a toa que já tinha meritocracia. 

     

    Vejam também o que diz no Livro de Chiavenato, Administração Geral e Pública, pg 111, 2016:

     

    "O paradigma gerencial contrapõe-se à ideologia do formalismo e do rigor técnico da burocracia tradicional. À avaliação sistemática, à recompensa pelo desempenho e à capacitação permanente, que ja eram características da boa administração burocrática, acrescentam-se os princípios da orientação para o cidadão-cliente, do controle por resultados e da competição administrada."

     

    Sendo assim, o erro da questão estar em dizer que o paradigma gerencial se contrapõe ao resultado pelo desempenho e não que o resultado pelo desempenho não faz parte do modelo burocrático. 

     

    LEMBRE-SE:

    - A recompensa pelo desempenho é característica da boa administração burocrática; 

    - A recompensa pelo desempenho se mantém no paradigma gerencial; 

    - Tanto o patrimonialismo quanto o modelo Burocrático não foram eliminados totalmente, mas algumas de suas características permanecem até hoje juntamente com o modelo atual, o Gerencialismo.

     

  • Um detalhe, na adm burocratica, o Estado DESCONFIAVA de tudo e de todos, por ter como objetivo seguir os procedimentos corretos e evitar desvios, combatendo a corrupção em massa (mesmo que isso nao tenha ocorrido),na Adm gerencial o Estado aos poucos vai flexibilizando os seus serviços, dando mais autonomia aos gestores, CONFIANDO na competencia deles para implementar as politicas publicas de maneira mais eficiente e eficaz

  • Segundo Chiavenato (2006):


    " O paradigma gerencial contemporâneo, fundamentado nos princípios da confiança e da descentralização da decisão, exige formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas, descentralização de funções, incentivos à criatividade. Contrapõe-se à ideologia do formalismo e do rigor técnico da burocracia tradicional. À avaliação sistemática, à recompensa pelo desempenho e à capacitação permanente, que já eram características da boa administração burocrática, acrescentam-se os princípios da orientação para o cidadão-cliente, do controle de resultados, e da competição administrada."


    Fonte: https://books.google.com.br/books?id=uhU9a2W0M6EC&pg=PA122&lpg=PA122&dq=recompensa+pelo+desempenho+caracter%C3%ADstica+da+boa+administra%C3%A7%C3%A3o+burocr%C3%A1tica.&source=bl&ots=KGlzhFdKe_&sig=x6LG6Jm45xjjfcvTvPWzIq5qIjc&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwj754u6jPLeAhXFhZAKHcspAEcQ6AEwBXoECAgQAQ#v=onepage&q&f=false


    Ou seja, a recompensa pelo desempenho era uma característica da boa administração burocrática que foi incorporada no modelo gerencial.


    Gabarito: Errado.

  • Gabarito - Errado.

    A administração burocrática não inclui recompensa pelo desempenho (isso é característica do modelo gerencial).

  • O erro do enunciado é afirmar que a capacitação permanente é um contraponto entre os modelos burocrático e gerencial. Na verdade, a profissionalização é um princípio presente nos dois modelos. Além disso, não existe recompensa pelo desempenho dentro da administração burocrática. O controle por meio dos resultados é típico do modelo gerencial.

    Resposta: ERRADO

  • Vão direto para o comentário da Luana Marins E da Marina M.Ol., cuidado com alguns coments.

    GAB) E

  • (dos meus resumos, veio de alguma doutrina)

    O gerencialismo se contrapõe à ideologia do formalismo e do rigor técnico da burocracia tradicional.

    Entretanto MANTÉM:

    1) A avaliação sistemática

    2) A recompensa pelo desempenho

    3) A capacitação permanente

    4) As características da boa administração burocrática.

    e além disso

    ADICIONA os princípios de:

    1) Orientação para o cidadão-cliente

    2) Controle por resultados

    3) Competição administrada.

    A questão aborda a clássica transição da burocracia para o modelo gerencial. Sempre devemos lembrar que o gerencialismo nao surgiu como uma ideia para "abolir a burocracia" (como foi o caso da burocracia, que veio para romper com o patrimonialismo). O gerencialismo surge como uma resposta às disfunções da burocracia, ou seja, é uma "melhoria": vamos manter o que deu certo na burocracia e acrescentar conceitos que melhorem suas disfunções.

  • O paradigma gerencial contemporâneo, fundamentado nos princípios da confiança e da descentralização da decisão, exige formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas, descentralização de funções, incentivos à criatividade. Contrapõe-se à ideologia do formalismo e do rigor técnico da burocracia tradicional. À avaliação sistemática, à recompensa pelo desempenho, e à capacitação permanente, que já eram características da boa administração burocrática, acrescentam-se os princípios da orientação para o cidadão-cliente, do controle por resultados e da competição administrada (BRASIL, 1995, p. 17).

  • A questão não diz que um modelo se contrapõe a outro. Diz que as características se contrapõem.

    "recompensa pelo desempenho" é característica também do gerencialismo.

    Para mim, aí está o erro. Não se contrapõe, como afirma a questão.

  • Na verdade, a profissionalização é um princípio presente nos dois modelos. Além disso, não existe

    recompensa pelo desempenho dentro da administração burocrática. O controle por meio dos resultados é

    típico do modelo gerencial.

    Gab: E

  • Primeiro passo, põe a questõo na ordem direta.

    o paradigma gerencial fundamenta-se nos princípios da confiança e da capacitação permanente (correto) Contrapondo-se à ideologia do formalismo e à recompensa pelo desempenho, características da boa administração burocrática.

    1º ponto: o gerencialismo não se contrapõe à burocracia, há nele características dela.

    2º ponto: recompensa pelo desempenho é do gerencialismo. Na burocracia a recompensa é pelo tempo de serviço.

  • COMPLEMENTANDO-SE à ideologia do formalismo e à recompensa pelo desempenho, características da boa administração burocrática, o paradigma gerencial fundamenta-se nos princípios da confiança e da capacitação permanente.

  • O gerencialismo não se contrapõe à recompensa pelo desempenho!