-
Questão polêmica! Creio que houve muitos recursos e o gabarito será alterado.
A mera aplicação de conhecimento, habilidades e atitudes está ligada ao conceito de competência, e não de desempenho profissional, segundo a literatura dominante.
O desempenho depende de outros fatores tais como: Competência + Motivação + Suporte Organizacional.
Corrijam-me se eu estiver equivocado.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
-
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
Realmente, questão muito polêmica. Não se pode afirmar de forma genérica e categórica que a aplicação sinérgica dos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes gera desempenho, por si só.
Conforme a justificativa, para recurso, do Professor Carlos Xavier, do Estratégia Concursos o desempenho profissional é o “efeito de sua atividade dentro do âmbito organizacional” ou um “conjunto de entregas e resultados de determinada pessoa para a empresa ou negócio” (ARAÚJO, 2009, p.149). Assim, a mobilização de competências, apesar de TENDER a gerar desempenhos, não é suficiente para tal, pois é preciso que os efeitos sejam observados, o que dependerá também da motivação dos funcionários e das condições de execução das tarefas.
De nada adianta, por exemplo, aplicar sinergicamente o conhecimento jurídico para elaboração de um parecer técnico (conhecimento), a habilidade de operar programas de computador ou escrever em folha de papel A4 (habilidade) e a atitude de desejar fazê-lo (atitude) se não houver um computador funcionando, ou mesmo uma caneta e uma folha de papel para fazê-lo. Os fatores do contexto poderiam incluir ainda o clima organizacional, a qualidade de vida no trabalho, entre outros fatores que também influenciam, mas não geram desempenho.
Logo, pode ser alterada para ERRADO!
-
[...] a aplicação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes no trabalho – além de evidenciar a interdependência e a complementaridade entre esses três elementos – gera um desempenho profissional. Esse desempenho, por sua vez, é expresso pelos comportamentos que a pessoa manifesta no trabalho e pelas suas consequências, em termos de realizações e resultados.
(CARBONE, 2009, p.45).
Assim pode-se dizer que uma competência não é somente um conjunto de capacidades potencialmente mobilizadas, mas sim que estas capacidades assumem a condição de competência somente no momento em que são mobilizadas para a realização de uma ação específica.
Fonte: https://www.bu.ufmg.br/snbu2014/wp-content/uploads/trabalhos/435-2295.pdf.
-
Para se obter desempenho profissional, que é o “efeito de sua atividade dentro do âmbito organizacional” ou um “conjunto de entregas e resultados de determinada pessoa para a empresa ou negócio” (ARAÚJO, 2009, p.149), seriam necessários vários fatores além dos explanados na assertiva.
Na gestão por competência contemporânea, a aplicação sinergética de conhecimento, habilidades e atitudes “contribuirá” para gerar desempenho, mas não será suficiente para tal, pois outros aspectos devem ser considerados para isso, como a motivação dos funcionários, o clima organizacional, a estrutura da empresa, o suporte para as tarefas, o trabalho em equipe, enfim, vários fatores além do citado na assertiva contribuirão para a geração de resultados satisfatórios.
A título de exemplo, podemos citar que um gestor tenha o conhecimento necessário para elaborar um projeto de Tecnologia da Informação que traria inúmeros benefícios para a empresa, a habilidade de conduzir e implementar todas as etapas e a atitude de desejar fazê-lo, porém, se não houver o suporte necessário da organização, como a disponibilização dos recursos humanos, materiais e financeiros, o projeto não seria concluído e isso não geraria nenhum resultado ou entrega, ou seja, nenhum desempenho profissional.
Para Fleury (2002, p. 55), competências podem ser definidas como “um saber agir responsável e reconhecido que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agregue valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”. Isso comprova que, pela gestão contemporânea de competência, a aplicação sinergética de conhecimento, habilidades e atitudes seria insuficiente para gerar desempenho, pois necessitaria ainda da mobilização de recursos, por exemplo, para o alcance de resultados.
Definindo Gestão por Competências, Andrade e Vilas Boas (2009) consideram que a gestão de competências trata-se de uma prática estratégica que tem como objetivo melhorar o desempenho global da organização por meio do incremento do desempenho individual dos funcionários, afirmando ainda que alguém ou alguma empresa só é competente quando tem capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade para fazer algo.
Andrade e Vilas Boas afirmam ainda que o desempenho de uma organização é amplamente influenciado pelo comportamento e pelas competências dos seus funcionários. Ou seja, o desempenho é influenciado pela competência de um funcionário, mas isso não significa que a competência (aplicação sinergética, por si só, gerará desempenho profissional.
Prahalad e Hamel identificaram que as competências organizacionais compõem um conjunto de recursos na forma de conhecimento, habilidades, tecnologias, sistemas físicos, gerenciais e valores que a organização possui.
Diante do exposto, pede-se pela alteração do gabarito de Certo para Errado.
-
Difícil ter o culhão pra cravar certo nisso na hora da prova. Embora competência = CHA, desempenho = competência + motivação. E se não tiver motivação?
-
Nao concordo com o Gabarito ""conhecimento, habilidades e atitudes no trabalho""" estao ligados á competencia. se o individuo tem conhecimento o cara tem competencia , se o individuo tem habilidade ele é competente etc.. agora desepenho vem de dentro para fora , tem dias que seu desepenho nao esta tao bom quanto ao dia anterior, mesmo voce tendo conhecimento e habilidade etc.
Nao concordo porem Cespe sendo Cespe.
-
Esse tipo de questão DESPENCA no cespe e sabemos que pra gerar desempenho temos que ter:competência,motivação e suporte organizacional.MAS...
SEJA FORTE,NÃO DESISTA!!!!
-
GABARITO OFICIAL (SITE CESPE) = CORRETO
SINERGIA (COORDENAÇÃO): O TODO (COMPETÊNCIA) É MAIOR DO QUE A SOMA DAS PARTES (CONHECIMENTOS + HABILIDADES + ATITUDES).
CESPE (CONSIDEROU EM ALGUMAS QUESTÕES) = COMPETÊNCIA como o próprio desempenho sinérgico do funcionário com a organização.
CHIAVENATO,2009
"As competências básicas - seja na forma de conhecimentos, habilidades, atitudes ou qualquer outro aspecto pessoal - são as características individuais essenciais para o desempenho da atividade profissional e que diferenciam enormemente o desempenho das pessoas."
---
Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: TCU Prova: Analista de Controle Externo - Gestão de Pessoas
Competências representam combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas no desempenho profissional em determinado contexto. CORRETO
Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: INSS Prova: Analista do Seguro Social
As competências humanas ou profissionais podem ser entendidas como combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional dentro de determinado contexto organizacional. CORRETO
Fonte: Questões, entendimentos, comentários diversos colados nos meus cadernos.
-
Contribuindo:
A aplicação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes no trabalho, além de evidenciar a interdependência e a complementariedade entre esses três elementos, gera um desempenho profissional, que é expresso pelos comportamentos que a pessoa manifesta no trabalho e pelas suas consequências em termos de realizações e resultados.
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016. p.578 e 579.
Adendo: Bibliografia diferente da utilizada pelo Tiago, mas com o conteúdo similar.
bons estudos
-
Errei na prova. Acho que o Cespe considerou a questão como correta por estar apenas incompleta. Ele não disse que é somente isso que gera desempenho. Enfim, fazer o quê? Cespe sendo Cespe...
"A aplicação sinergética de conhecimento, habilidades e atitudes no trabalho gera desempenho profissional" CORRETA
-
Acredito que "gera um desempenho profissional" é diferente de "gera desempenho profissional". Este presume uma completude, ao passo que aquele denota um quantum, qualquer incremento.
-
gabarito definitivo: errada
desempenho = CHA+ suporte organizacional
-
Essa prova foi uma palhaçada sem fim do CESPE. Uma questão polêmica atrás da outra.
-
Outra que ajuda a responder
Questão Cespe – CORRETA: Competências representam combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas no desempenho profissional em determinado contexto.
Não se pode afirmar que gera desempenho, como a questão afirmou, mas estão expressas no desempenho, creio que por isso houve a alteração de certo para errado.
Vale ressaltar que o desempenho é Desempenho = MOHA SUOR
Motivação + Habilidades + suporte organizacional
Bons estudos
-
No GABARITO OFICIAL DEFINITIVO a questão está como CERTA.
Onde vocês viram alteração de garabito, Atilla Almeida e Simone Vieira?
Melhor entender que se esta temática foi cobrada dessa forma inclusive recentemente, a banca voltará a considerá-la assim.
Segue abaixo Prova e Gabarito (Questão 78):
http://www.cespe.unb.br/concursos/STJ_18/arquivos/GAB_DEFINITIVO_385_STJ001.PDF
http://www.cespe.unb.br/concursos/STJ_18/arquivos/MATRIZ_385_STJ001__PAG_3.PDF
-
Assim fica complicado. Uma pessoa pode ter conhecimento , habilidade e atitudes , porém, caso o equipamento de trabalho não seja favorável , fica difícil de ter um desempenho, hien!
Vi isso com a professora Kátia do gran e errei . :(
-
O cespe geralmente faz suas questões com muita interpretação! Acredito que o desenvolvimento do CHA gere desempenho sim, a banca não restringiu dizendo que esses são os únicos fatores que geram desempenho tampouco levou outros fatores em conta!
-
Essa é mais uma da série: Questões coringas do Cespe.
Estaria correta na abordagem francesa!
Além do mais, essa banca fela da puta entende que Desempenho = Motivação + Competências em um Contexto organizacional favorável, que deve ser percebido pelo funci.
-
Quem quiser errar as próximas questões , veja essas questões anteriores do CESPE:
Q298046 O desempenho humano no trabalho está relacionado a motivação, conhecimentos, habilidades e atitudes, bem como à existência de suporte organizacional para que as atividades, tarefas e responsabilidades sejam realizadas de maneira adequada e conforme os padrões esperados
. CORRETO.
Q326980 Embora a motivação enseje empenho no trabalho, o desempenho individual também depende da presença de habilidades relevantes para o trabalho e de fatores contextuais, tais como o apoio da organização
CORRETO.
Q269433 O desempenho humano, resultado da motivação e das competências para a realização do trabalho, está relacionado à inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais
CORRETO.
Enfim , vou especular que a questão foi dada correta pois diz "desempenho profissional" e não "desempenho humano" , como é utilizado nas questões sobre motivação. Eu tenho mais questões falando de desempenho e todas citam os outros fatores também , como a motivação e o contexto organizacional - todas corretas kkkk
-
Desempenho profissional é o insumo necessário para o resultado. Assim, a organização usa do CHA (competência, habilidade e atitude) dos colaboradores para atingir os resultados, pela via reflexa, isto é, desempenho profissional.
Resposta: Certo.
-
Desempenho= competência + motivação / contexto organizacional favorável, quando temos somente competência + motivação existe desempenho, mas para ser um desempenho de excelência precisa estar amparado por um contexto organizacional favorável.
-
Onde diz isso, Simone?
Aqui não aparece essa alteração:
https://www2.qconcursos.com/arquivos/concurso/justificativa/15165/stj-2018-justificativa.pdf
-
-
Sinérgico: A soma do conjunto é maior que a soma das partes, isoladamente consideradas.
Desempenho = CHA (Conhecimentos + Habilidades + Atitudes) + Suporte organizacional + Motivação.
Desempenho é o CHA de SUMO.
Ou seja, para se ter desempenho, não basta a expressão sinergética (complementar) do CHA. Preciso considerar motivação e suporte organizacional, ainda.
Mesmo forçando a amizade, não consigo enxergar a palavra sinergética como substituta para motivação e suporte organizacional.
Entretanto, a questão tem respaldo doutrinário, apesar de ser minoritário.
-
O suporte organizacional, indispensável para que se tenha desempenho, foi completamente ignorado pela questão. Lamentável
-
Discordo do gabarito, pois para que se tenha Desempenho é necessário competência + motivação.
O desempenho profissional é o “efeito de sua atividade dentro do âmbito organizacional” ou um “conjunto de entregas e resultados de determinada pessoa para a empresa ou negócio” (ARAÚJO, 2009, p.149). Assim, a mobilização de competências, apesar de TENDER a gerar desempenhos, não é suficiente para tal, pois é preciso que os efeitos sejam observados, o que dependerá também da motivação dos funcionários e das condições de execução das tarefas.
Assim, uma vez que a simples mobilização de competências influencia, mas não gera (necessariamente) desempenho, sendo necessário outros fatores para tal, o gabarito deveria ser invertido para ERRADO.