SóProvas


ID
2650252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com referência à gestão por competências, julgue o próximo item.


A aplicação sinergética de conhecimento, habilidades e atitudes no trabalho gera desempenho profissional.

Alternativas
Comentários
  • Questão polêmica! Creio que houve muitos recursos e o gabarito será alterado.

    A mera aplicação de conhecimento, habilidades e atitudes está ligada ao conceito de competência, e não de desempenho profissional, segundo a literatura dominante.

    O desempenho depende de outros fatores tais como: Competência + Motivação + Suporte Organizacional. 

    Corrijam-me se eu estiver equivocado.

    GABARITO PRELIMINAR: CERTO

     

  • GABARITO PRELIMINAR: CERTO

    Realmente, questão muito polêmica. Não se pode afirmar de forma genérica e categórica que a aplicação sinérgica dos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes gera desempenho, por si só. 

    Conforme a justificativa, para recurso, do Professor Carlos Xavier, do Estratégia Concursos o desempenho profissional é o “efeito de sua atividade dentro do âmbito organizacional” ou um “conjunto de entregas e resultados de determinada pessoa para a empresa ou negócio” (ARAÚJO, 2009, p.149). Assim, a mobilização de competências, apesar de TENDER a gerar desempenhos, não é suficiente para tal, pois é preciso que os efeitos sejam observados, o que dependerá também da motivação dos funcionários e das condições de execução das tarefas.

    De nada adianta, por exemplo, aplicar sinergicamente o conhecimento jurídico para elaboração de um parecer técnico (conhecimento), a habilidade de operar programas de computador ou escrever em folha de papel A4 (habilidade) e a atitude de desejar fazê-lo (atitude) se não houver um computador funcionando, ou mesmo uma caneta e uma folha de papel para fazê-lo. Os fatores do contexto poderiam incluir ainda o clima organizacional, a qualidade de vida no trabalho, entre outros fatores que também influenciam, mas não geram desempenho.

    Logo, pode ser alterada para ERRADO! 

  • [...] a aplicação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes no trabalho – além de evidenciar a interdependência e a complementaridade entre esses três elementos – gera um desempenho profissional. Esse desempenho, por sua vez, é expresso pelos comportamentos que a pessoa manifesta no trabalho e pelas suas consequências, em termos de realizações e resultados.

     

    (CARBONE, 2009, p.45).

     

    Assim pode-se dizer que uma competência não é somente um conjunto de capacidades potencialmente mobilizadas, mas sim que estas capacidades assumem a condição de competência somente no momento em que são mobilizadas para a realização de uma ação específica.

     

    Fonte: https://www.bu.ufmg.br/snbu2014/wp-content/uploads/trabalhos/435-2295.pdf.

  • Para se obter desempenho profissional, que é o “efeito de sua atividade dentro do âmbito organizacional” ou um “conjunto de entregas e resultados de determinada pessoa para a empresa ou negócio” (ARAÚJO, 2009, p.149), seriam necessários vários fatores além dos explanados na assertiva.

    Na gestão por competência contemporânea, a aplicação sinergética de conhecimento, habilidades e atitudes “contribuirá” para gerar desempenho, mas não será suficiente para tal, pois outros aspectos devem ser considerados para isso, como a motivação dos funcionários, o clima organizacional, a estrutura da empresa, o suporte para as tarefas, o trabalho em equipe, enfim, vários fatores além do citado na assertiva contribuirão para a geração de resultados satisfatórios.

    A título de exemplo, podemos citar que um gestor tenha o conhecimento necessário para elaborar um projeto de Tecnologia da Informação que traria inúmeros benefícios para a empresa, a habilidade de conduzir e implementar todas as etapas e a atitude de desejar fazê-lo, porém, se não houver o suporte necessário da organização, como a disponibilização dos recursos humanos, materiais e financeiros, o projeto não seria concluído e isso não geraria nenhum resultado ou entrega, ou seja, nenhum desempenho profissional.

    Para Fleury (2002, p. 55), competências podem ser definidas como “um saber agir responsável e reconhecido que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agregue valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”. Isso comprova que, pela gestão contemporânea de competência, a aplicação sinergética de conhecimento, habilidades e atitudes seria insuficiente para gerar desempenho, pois necessitaria ainda da mobilização de recursos, por exemplo, para o alcance de resultados.

    Definindo Gestão por Competências, Andrade e Vilas Boas (2009) consideram que a gestão de competências trata-se de uma prática estratégica que tem como objetivo melhorar o desempenho global da organização por meio do incremento do desempenho individual dos funcionários, afirmando ainda que alguém ou alguma empresa só é competente quando tem capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade para fazer algo.

    Andrade e Vilas Boas afirmam ainda que o desempenho de uma organização é amplamente influenciado pelo comportamento e pelas competências dos seus funcionários. Ou seja, o desempenho é influenciado pela competência de um funcionário, mas isso não significa que a competência (aplicação sinergética, por si só, gerará desempenho profissional.

    Prahalad e Hamel identificaram que as competências organizacionais compõem um conjunto de recursos na forma de conhecimento, habilidades, tecnologias, sistemas físicos, gerenciais e valores que a organização possui.

    Diante do exposto, pede-se pela alteração do gabarito de Certo para Errado.

  • Difícil ter o culhão pra cravar certo nisso na hora da prova. Embora competência = CHA, desempenho = competência + motivação. E se não tiver motivação?

  • Nao concordo com o Gabarito  ""conhecimento, habilidades e atitudes no trabalho""" estao ligados á competencia. se o individuo tem conhecimento o cara tem competencia , se o individuo tem habilidade ele é competente etc.. agora desepenho  vem de dentro para fora , tem dias que seu desepenho nao esta tao bom quanto ao dia anterior, mesmo voce tendo conhecimento e habilidade etc. 

     

    Nao concordo  porem Cespe sendo Cespe.

  • Esse tipo de questão DESPENCA no cespe e sabemos   que pra gerar desempenho temos que ter:competência,motivação e suporte organizacional.MAS...

     

                                                                  SEJA FORTE,NÃO DESISTA!!!!

     

  • GABARITO OFICIAL (SITE CESPE) = CORRETO

     

    SINERGIA (COORDENAÇÃO): O TODO (COMPETÊNCIA) É MAIOR DO QUE A SOMA DAS PARTES (CONHECIMENTOS + HABILIDADES + ATITUDES).

     

    CESPE (CONSIDEROU EM ALGUMAS QUESTÕES) = COMPETÊNCIA como o próprio desempenho sinérgico do funcionário com a organização.

     

    CHIAVENATO,2009

    "As competências básicas - seja na forma de conhecimentos, habilidades, atitudes ou qualquer outro aspecto pessoal - são as características individuais essenciais para o desempenho da atividade profissional e que diferenciam enormemente o desempenho das pessoas."
     

    ---

    Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: TCU Prova: Analista de Controle Externo - Gestão de Pessoas

    Competências representam combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas no desempenho profissional em determinado contexto. CORRETO

     

    Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: INSS Prova: Analista do Seguro Social

    As competências humanas ou profissionais podem ser entendidas como combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional dentro de determinado contexto organizacional. CORRETO

     

    Fonte: Questões, entendimentos, comentários diversos colados nos meus cadernos. 

  • Contribuindo:

     

    A aplicação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes no trabalho, além de evidenciar a interdependência e a complementariedade entre esses três elementos, gera um desempenho profissional, que é expresso pelos comportamentos que a pessoa manifesta no trabalho e pelas suas consequências em termos de realizações e resultados.

     

    FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016. p.578 e 579.

     

    Adendo: Bibliografia diferente da utilizada pelo Tiago, mas com o conteúdo similar.

     

    bons estudos

     

     

  • Errei na prova. Acho que o Cespe considerou a questão como correta por estar apenas incompleta. Ele não disse que é somente isso que gera desempenho. Enfim, fazer o quê? Cespe sendo Cespe...

    "A aplicação sinergética de conhecimento, habilidades e atitudes no trabalho gera desempenho profissional" CORRETA

  • Acredito que "gera um desempenho profissional" é diferente de "gera desempenho profissional". Este presume uma completude, ao passo que aquele denota um quantum, qualquer incremento.

  • gabarito definitivo: errada

    desempenho = CHA+ suporte organizacional

  • Essa prova foi uma palhaçada sem fim do CESPE. Uma questão polêmica atrás da outra.

  • Outra que ajuda a responder

     

    Questão CespeCORRETA: Competências representam combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas no desempenho profissional em determinado contexto.

     

    Não se pode afirmar que gera desempenho, como a questão afirmou, mas estão expressas no desempenho, creio que por isso houve a alteração de certo para errado.

     

    Vale ressaltar que o desempenho é Desempenho = MOHA SUOR

     

    Motivação + Habilidades  + suporte organizacional

     

    Bons estudos

  • No GABARITO OFICIAL DEFINITIVO a questão está como CERTA.

    Onde vocês viram alteração de garabito, Atilla Almeida e Simone Vieira?

    Melhor entender que se esta temática foi cobrada dessa forma inclusive recentemente, a banca voltará a considerá-la assim.

    Segue abaixo Prova e Gabarito (Questão 78):

    http://www.cespe.unb.br/concursos/STJ_18/arquivos/GAB_DEFINITIVO_385_STJ001.PDF

    http://www.cespe.unb.br/concursos/STJ_18/arquivos/MATRIZ_385_STJ001__PAG_3.PDF

  • Assim fica complicado.  Uma pessoa pode ter conhecimento , habilidade e atitudes , porém, caso o equipamento de trabalho não seja favorável , fica difícil de ter um desempenho, hien!

    Vi isso com a professora Kátia do gran e errei . :( 

  • O cespe geralmente faz suas questões com muita interpretação! Acredito que o desenvolvimento do CHA gere desempenho sim, a banca não restringiu dizendo que esses são os únicos fatores que geram desempenho tampouco levou outros fatores em conta!

  • Essa é mais uma da série: Questões coringas do Cespe.

    Estaria correta na abordagem francesa!

    Além do mais, essa banca fela da puta entende que Desempenho = Motivação + Competências em um Contexto organizacional favorável, que deve ser percebido pelo funci.

  • Quem quiser errar as próximas questões , veja essas questões anteriores do CESPE:

     

    Q298046 O desempenho humano no trabalho está relacionado a motivação, conhecimentos, habilidades e atitudes, bem como à existência de suporte organizacional para que as atividades, tarefas e responsabilidades sejam realizadas de maneira adequada e conforme os padrões esperados

    CORRETO.

     

    Q326980 Embora a motivação enseje empenho no trabalho, o desempenho individual também depende da presença de habilidades relevantes para o trabalho e de fatores contextuais, tais como o apoio da organização

    CORRETO.

     

    Q269433 O desempenho humano, resultado da motivação e das competências para a realização do trabalho, está relacionado à inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais

    CORRETO.

     

    Enfim , vou especular que a questão foi dada correta pois diz "desempenho profissional" e não "desempenho humano" , como é utilizado nas questões sobre motivação. Eu tenho mais questões falando de desempenho e todas citam os outros fatores também , como a motivação e o contexto organizacional - todas corretas kkkk

  • Desempenho profissional é o insumo necessário para o resultado. Assim, a organização usa do CHA (competência, habilidade e atitude) dos colaboradores para atingir os resultados, pela via reflexa, isto é, desempenho profissional.


    Resposta: Certo.

  • Desempenho= competência + motivação / contexto organizacional favorável, quando temos somente competência + motivação existe desempenho, mas para ser um desempenho de excelência precisa estar amparado por um contexto organizacional favorável.

  • Onde diz isso, Simone?

    Aqui não aparece essa alteração:

     https://www2.qconcursos.com/arquivos/concurso/justificativa/15165/stj-2018-justificativa.pdf

  • Sinérgico: A soma do conjunto é maior que a soma das partes, isoladamente consideradas.

    Desempenho = CHA (Conhecimentos + Habilidades + Atitudes) + Suporte organizacional + Motivação.

    Desempenho é o CHA de SUMO.

    Ou seja, para se ter desempenho, não basta a expressão sinergética (complementar) do CHA. Preciso considerar motivação e suporte organizacional, ainda.

    Mesmo forçando a amizade, não consigo enxergar a palavra sinergética como substituta para motivação e suporte organizacional.

    Entretanto, a questão tem respaldo doutrinário, apesar de ser minoritário.

  • O suporte organizacional, indispensável para que se tenha desempenho, foi completamente ignorado pela questão. Lamentável

  • Discordo do gabarito, pois para que se tenha Desempenho é necessário competência + motivação.

    O desempenho profissional é o “efeito de sua atividade dentro do âmbito organizacional” ou um “conjunto de entregas e resultados de determinada pessoa para a empresa ou negócio” (ARAÚJO, 2009, p.149). Assim, a mobilização de competências, apesar de TENDER a gerar desempenhos, não é suficiente para tal, pois é preciso que os efeitos sejam observados, o que dependerá também da motivação dos funcionários e das condições de execução das tarefas.

    Assim, uma vez que a simples mobilização de competências influencia, mas não gera (necessariamente) desempenho, sendo necessário outros fatores para tal, o gabarito deveria ser invertido para ERRADO.