-
Com toda certeza, um indivíduo motivado tem uma melhor qualidade de vida no trabalho e, reconhecimento, responsabilidade e desenvolvimento profissional são fatores que podem elevar a motivação e consequente qualidade de vida.
https://voceconcursado.com.br/blog/impossiblidade-de-recurso-na-questoes-de-gestao-de-pessoas-ajaa-stj/
-
certo
Fatores higienicos- fora do cargo ( exemplos : salário, ambiente limpo, material adequado)
fatores motivacionais- dentro do cargo ( exemplos: Reconhecimento, responsabilidade e desenvolvimento profissional )
-
Gabarito: Certo
Fatores higiênicos
Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.
Fatores Motivacionais
Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.
Fonte: http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-teoria-dos-dois-fatores-de-frederick-herzberg/
-
gabarito: certo
jesus te ama !
-
Gabarito Correto.
Componentes da qualidade de vida no trabalho
A QVT é um construto complexo e multidisciplinar que envolve uma constelação de fatores, como:
• Satisfação com o trabalho executado.
• Possibilidades de futuro na organização.
• Reconhecimento pelos resultados alcançados.
• Salário percebido.
• Benefícios auferidos.
• Relacionamento humano na equipe e na organização.
• Ambiente psicológico e físico de trabalho.
• Liberdade de atuar e a responsabilidade de tomar decisões.
• Possibilidades de estar engajado e de participar ativamente.
-
GAB CERTO
Evitam a Insatisfação - (fator higiênico) - Fator Extrínseco
Salários
Relacionamentos Pessoais
Condições de trabalho
Segurança
Políticas da empresa
Reforço e punição
Influenciam na satisfação - (fator motivacional) - Fator intrínseco
Crescimento pessoal
Conteúdo do trabalho
Responsabilidade
Reconhecimento
Realização
Desenvolvimento pessoal
-
A questão aborda a teoria de Herzberg, que considera apenas os conceitos internos (intrínsecos) como motivacionais. Para ele, os fatores motivacionais seriam os relacionados com necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade.
Gabarito: Correta
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó – Estratégia Concursos
Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.
Ausentes: Não satisfação
Presentes: satisfação
▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;
Ausentes: Insatisfação
Presentes: Não insatisfação
A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:
✔ A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.
✔ A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.
Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes Online
-
Apesar de muitos falarem de Herzberg, o falado na questão é o modelo de QVT de Hackman e Oldham.
Os dois assuntos estão interligados: motivação e QVT.
No modelo de QVT de Hackman e Oldham, existem três dimensões do trabalho que produzem estados psicológicos críticos que levam a resultados pessoais e de trabalho:
significância do trabalho (variedade de habilidade, significação, identificação e inter-relacionamento da tarefa), responsabilidade pelos resultados do trabalho (a autonomia ao trabalhar) e conhecimento dos resultados do trabalho (feedbacks extrínseco e intrínseco do trabalho).
Esses correspondem ao que está no item:
Reconhecimento (conhecimento dos resultados do trabalho), responsabilidade (responsabilidade pelos resultados do trabalho) e desenvolvimento profissional (significância do trabalho).
Logo, CORRETO.
-
Os fatores motivacionais são percepções subjetivas, internas ao indivíduo.
-
Gente, olhem o enunciado da questão: Julgue o item subsequente, relativo a qualidade de vida no trabalho.
Se falou em QVT, esquece os fatores intrínsecos e extrínsecos do Herzberg.
-
A questão aborda a teoria de Herzberg, que considera apenas os conceitos internos (intrínsecos) como motivacionais. Para ele, os fatores motivacionais seriam os relacionados com necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade.
Gabarito: correta.
FONTE: Prof. Rodrigo Rennó.
-