-
Certo
As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Não é necessário, nesses casos, fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher um curso de ação original. Basta aplicar um curso de ação predefinido.
(MAXIMIANO, 2004).
As decisões não programadas são preparadas uma a uma, para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. São as situações novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez e admitem diferentes formas de serem resolvidas, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Situações desse tipo precisam de um processo de análises sucessivas, desde o entendimento do problema até a tomada de uma decisão.
(MAXIMIANO, 2004).
-
Decisões não programadas relacionam-se a problemas novos, que nunca foram resolvidos pela organização anteriormente, razão pela qual são caracterizadas pela incerteza e risco, bem como por exigir maior capacidade de análise e posicionamento do gestor.
http://profrafaelbarbosa.com/wp-content/uploads/2018/04/Gabarito-Adm.-Geral-e-P%C3%BAblica-ANALISTA-ADM-0904.pdf
-
Decisões programadas
São decisões rotineiras, ja existem decisões preparadas para quado a situação aparecer.
E dada a sua previsibilidade não há a necessidade de muitos esforços para analisar a situação, apenas decide.
Decisões não programadas
São decisões inéditas, ou seja, para situações ainda não vistas na organização. Já que são completamente novas, o risco e a incerteza é bem maior.
-
GAB:C
DECISÃO NÃO-PROGRAMADA é uma decisão única e singular, que representa uma novidade.Como diz a questão: "costumam caracterizar-se pelo risco e pela incerteza, razão por que demandam uma maior capacidade de análise e de posicionamento do gestor."
**DECISÃO PROGRAMADA é uma decisão repetitiva e rotineira e que pode ser transformada em um procedimento definitivo, rotineiro e sistemático.
-
"por que" ou "porque"...Desconta 2pts da CESPE
-
Na verdade, o uso do "por que" está certo, Wagner.
"razão por que" = "razão pela qual" ≠ "porque" = "pois"
Obs: pessoal, desculpa comentar sobre o português. Mas como o colega comentou, prefiro para não gerar dúvidas.
-
Simon distinguiu as decisões em dois tipos:
a) programadas ou rotineiras;
b) não programadas ou não rotineiras: são decisões novas e não estruturadas para as quais não há um método determinado para a abordagem do problema. Resultam de situações inéditas e inesperadas, as quais geralmente representam decisões únicas e complexas, cujo resultado não se encontra previamente descrito.
-
Exemplo na vida REAL kkk : Se você não programa um roler ou uma trip... O nivel de exigencia é maior na hora de tomar decisão, seja na hora do hotel, restaurante etcc kkkkkkk assimilei esse cunteudo assim hahhaha
-
Julgamentos pessoais = decisão não programada, decisão cabe à capacidade analítica do administrador.
Julgamentos impessoais = decisão programada, decisão já feita anteriormente e estabelecida de como medida a ser tomada
-
CERTO
CARACTERÍSTICAS DAS DECISÕES NÃO PROGRAMADAS:
- Inesperadas / inéditas
- demandam mais tempo
- demandam maior cautela na análise
- não têm precedentes
- é preciso seguir todas as etapas do processo decisório.
FONTE: Aulas do professor José Wesley
-
GAB. C
Dentre os diversos tipos de decisões, podemos classificá-las como programadas e não-programadas.
Decisões programadas são decisões rotineiras, ou seja, sobre assuntos que já foram analisados antes e que, desta forma, já existe uma resposta "padrão".
Decisões não programadas são comuns quando o problema é novo, ou pouco frequente, e o gestor deve analisar os dados à sua disposição (muitas vezes incompletos) para que possa tomar uma decisão. Portanto, ele terá então de "pensar" o problema, ou seja, analisar a situação a "fundo".
Em resumo, se o problema for repetitivo (rotineiro), a decisão deve ser programada. Entretanto, se o problema for novo ou pouco comum, a decisão deve ser não-programada.
FONTE: Estratégia Concursos
-
CERTO.
- Decisões não programadas: decisão única, singular, inéditas, uma novidade. Caracterizar-se pelo risco e pela incerteza, razão pela qual demandam maior capacidade de análise e de posicionamento do gestor.
- Decisões programadas: decisão repetitiva e rotineira e que pode ser transformada em um procedimento definitivo, rotineiro e sistemático. Já existem decisões preparadas para quado a situação aparecer. Não há a necessidade de muitos esforços para analisar a situação, apenas decide.
-
Decisões programadas são decisões rotineiras, ou seja, decisões sobre assuntos que já foram analisados antes e que, dessa forma, já existe uma resposta “padrão” para eles.
Já as decisões não programadas são típicas de situações em que o problema é novo, ou pouco frequente, e o gestor deve analisar os dados à sua disposição (muitas vezes incompletos) para que possa tomar uma decisão.
Fonte: Rodrigo Rennó
-
É o caso de um avião em queda, o piloto deve ser capaz de analisar detidamente o protocolo (decisão programada) a ser seguido para contornar a situação.
Resposta: Certa.
-
Tipos de decisão:
>>> Programadas: rotineiras, muitas informações, ambiente de certezas, usa o acervo de soluções.
>>> Não-programadas: Problemas novos, informações incompletas, alto grau de incerteza.
-
-
Gab: CERTISSIMO
DECISÕES NÃO PROGRAMADAS
Destinam-se àqueles problemas que não são bem compreendidos, carecem de estruturação,
tendem a ser singulares e não se prestam aos procedimentos sistêmicos ou rotineiros.
• Em geral, há um caráter de ineditismo ou, ainda, de rara ocorrência.
• Demandam uma maior capacidade de análise e posicionamento do gestor.
-
Decisões não programadas são decisões que escapam das condições habituais (envolve maior risco e incerteza) e, por isso dependem do julgamento profissional. São decisões mais complexas e para as quais as respostas padronizadas não se mostram efetivas.
Gabarito: CERTO