-
GAB. CERTO
Segundo Bresser-Pereira (1998), “governança é a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar políticas”. Dito de outra forma, Governança pública é o exercício do poder político-administrativo pelo Governo/Administração no gerenciamento e controle da utilização dos recursos (econômicos, sociais, técnicos, infraestrutura etc.) necessários à formulação e implementação de políticas públicas.
''A governança corporativa no setor público, argumenta Timmers (2000, p. 9), deve ser entendida como a proteção ao inter-relacionamento entre a administração, o controle e a supervisão, feita pela organização governamental, pela situação organizacional e pelas autoridades do governo, visando relacionar os objetivos políticos eficaz e eficientemente.
Além disso, deve comunicar publicamente bem como providenciar uma prestação de conta para o benefício da sociedade.
Observa-se, nesse sentido, que a governança do setor público é constituída pelos seguintes elementos: responsabilidade em atender a sociedade; supervisão; controle; e assistência social.''
Fonte: José Matias-Pereira, Curso de Administração Pública.
-
Dá pra resolver pensando no processo Administrativo : Planejar, Organizar, Dirigir e controlar.
Na fase do controle, o responsável verifica se a parte planejada está sendo executada conforme o planejamento.
Controlar - Controlar é estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam
assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera.
CERTO.
-
Garantir? Então tá né... Difícil quando não se padroniza um entendimento na banca, pois muitas questões são consideradas erradas justamente por usarem palavras incisivas como essa, ainda mais se tratando de administração pública.
-
Governabilidade é o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder. Compreende a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação. Diz respeito à capacidade política de decidir. A Governabilidade expressa a possibilidade em abstrato de realizar políticas públicas.
Governança é a competência do governo de praticar as decisões tomadas ou, em outras palavras, a capacidade de governo do Estado. Envolve a disposição institucional pela qual a autoridade é exercida, de modo a propiciar as condições financeiras e administrativas indispensáveis à execução dos arranjos que o governo adota.
http://www.fatoreal.blog.br/artigos/a-diferenca-entre-governanca-e-governabilidade/
-
Errei por considerar a palavra "Garantir"...O controle ao meu ver não garante NADA!
-
Certos verbos como garantir me deixam um pouco receosa, mas é essencial analisar todo o contexto da questão. Ao meu ver, a questão fala que o objetivo é garantir o que foi estabelecido, ou seja, visa-se isto. Não quer dizer que tal pretensão será atingida.
CERTA
-
Certinho
-
No livro do Augustinho Paludo (Administração Pública) tem um trecho quase igual ao da questão.
-
CERTO
Gente, ela visa garantir, é diferente de dizer que ela garante, questão correta.
-
Típica questão para não responder na hora da prova...
-
Você acerta a questão, é aprovado no concurso e começa a trabalhar fingindo que entendeu essa matéria.
-
Gabarito: Certo.
Essa de "garantir" é pesada. Sinceramente, para responder uma questão dessa com convicção na hora da prova o cara tem que ser ninja, ou ter feito poucas questões sobre o assunto, porque bater o martelo de que determinada atitude ou comportamento GARANTE um resultado, é, no mínimo, insensato. O elaborador da questão pega uma frase solta em meio a um livro de 500 páginas e espera que o candidato acerte. Sério, não dá!
Wellington Cunha, muito bom. Às vezes penso se quando for aprovado - e eu serei, acredite - alguém na repartição vai me perguntar sobre alguma das mais de 5.000 teorias da Administração. Será que terei coragem de simplesmente olhar para a pessoa e dizer: não sei? Enfim...
Fico feliz em saber que não sou o único.
-
A governança segundo Eli Diniz é o “conjunto dos mecanismos e procedimentos que se relacionam com a dimensão participativa e plural da sociedade, incorporando visões dos seus vários segmentos”.
O conceito de governança vem passando por uma transformação, deixando de se restringir aos aspectos gerenciais e administrativos do Estado, para abranger aspectos ligados à cooperação entre os diversos atores e a capacidade destes em trabalharem juntos.
Milward e Provan utilizaram o conceito de “Hollow State”, ou “Estado Esvaziado”, para descrever este novo Estado em que ele transfere a execução de serviços para entidades sem fins lucrativos.
A governança pode ser entendida como uma nova geração de reformas administrativas e de Estado, que têm como objeto a ação conjunta, levada a efeito de forma eficaz, transparente e compartilhada, pelo Estado, pelas empresas e pela sociedade civil, visando uma solução inovadora dos problemas sociais e criando possibilidades e chances de um desenvolvimento futuro sustentável para todos os participantes.
-
Gente, mas olhem antes do verbo garantir temos o VISAR:
Sinônimos de Visar no Dicionário de Sinônimos. Visar é sinônimo de: pretender, propor-se, tencionar
Então, o controle visa isso, não significa que vai garantir com certeza.
-
Sim, monteiro. No entanto, na parte da "supervisão" é usado o verbo PERMITIR, o que já não é mais a mesma coisa.
-
"Permite garantir" e "visa garantir" é diferente de "garante". Não confundamos!
-
PERMITE GARANTIR E GARANTE É DIFERENTE?
SE TAL AÇÃO QUANDO EMPREENDIDA PERMITE GARANTIR QUE ACONTEÇA DETERMINADO RESULTADO, SIGNIFICA QUE POSSO GARANTIR QUE IRÁ ACONTECER , OU NÃO?
EM FIM, NÃO FEZ SENTIDO PRA MIM DIZER QUE "PERMITIR GARANTIR E DIFERENTE DE GARANTIR".
E FOI ASSIM QUE ME LASQUEI!
-
Na teoria se garante tudo, na prática não se garante nada. Tomem isso para provas do CESPE
-
o que diabo isso tem a ver com BSC ?
-
Pessoal,
Quando a questão fala visar, não significa que irá garantir.
É claro que visa, mas garantir, realmente, passa a ser outra história.
-
Esse garantir kkkkk, pensei que ia errar, mas acertei.
-
"a supervisão, a qual permite garantir que as ações beneficiem a sociedade"
Afirmação incorreta. Como a supervsão GARANTE que as ações beneficiam a sociedade?
Cespe, sendo Cespe.
-
Assim como alguns colegas, a assertiva fica comprometida quando afirma categoricamente em "garantir".
Tem aparência de estar errada, ledo engano ¬¬
bons estudos
-
No gerenciamento de serviços públicos, devem-se observar, entre outros elementos de governança, a supervisão, a qual permite garantir que as ações beneficiem a sociedade, e o controle, o qual visa garantir o atingimento dos objetivos estabelecidos
É só prestar mais atenção aos verbos empregados na assertiva. "permite garantir e visa garantir" não quer dizer que garante isso ou aquilo. Objetiva garantir; agora se vai garantir é outra história. A Daniela B. está certíssima em seu comentário!
-
Engraçado é ver os nobres colegas argumentando sobre esse tipo de questão :D
-
Gabarito Correto:
Para responder a esta questão, é necessário associar o enunciado às funções da administração (Planejar, organizar, dirigir e controlar), vejam:
"No gerenciamento de serviços públicos, devem-se observar, entre outros elementos de governança, a supervisão, a qual permite garantir que as ações beneficiem a sociedade, e o controle, o qual visa garantir o atingimento dos objetivos estabelecidos."
Governança= No contexto da questão, pode ser entendida, resumidamente, como Administração dos serviços públicos.
Supervisão= No contexto da questão, pode ser entendida como a função Direção, pois comanda e coordena esforços para que os resultados (benefícios à sociedade) sejam atingidos.
Controle= é a função Controle que garante o atingimento dos objetivos por meio de comparativos (indicadores) entre a situação atual e a desejável.
Por favor, corrijam se estiver errado.
Bons estudos!
-
Akela estória: GARANTE? SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIM;
VAI GARANTIR? SÃO OUTROS 500.
Marque CERTA e corra para o abraço.
-
Essa eu fui pela lógica, afinal, tudo que visa o benefício da sociedade e da adminstração pública é correto.
-
https://www.youtube.com/watch?v=YdFRecJv4nQ
ve esse video o cara manja na explicação do BALANCED SCORECARD
-
Moacir Silva,
Muito obrigada pela dica. O professor explica muito bem.
Bons estudos.
-
Alow assinantes, vamos indicar para comentário todas as questões que ainda não tem comentário do professor, afinal tais comentários fazem parte do nosso pacote.
-
o coelga falou "típica questão para ñ responder na prova" hahaha mas na boa se for assim não vamos responder nada kkkk pelo menos eu com essa matéria dificilmente chego a responder com 100% de certeza. tudo muito genérico , subjetivo e duvidoso.
-
"a supervisão, a qual permite garantir que as ações beneficiem a sociedade" = CERTO
"A inspecao por amostragem garante a qualidade da amostra analisada" = ERRADO
ai fica dificil decidir o perfil atual da banca... o examinador deve sofrer de esquizofrenia, só pode
Antigamente essa questao seria claramente dada como errada..
-
-
Eu errei a questão,mas o que diabos isso tem a ver com bsc ?
-
Tudo certo, meus amigos a coisa é pesada é muito assunto.
Boa sorte a todos.
-
"Visar garantir" dá para entender que é apenas uma pretensão, um objetivo de tentar garantir alguma coisa. Agora "permite garantir" dá a certeza de que a coisa será garantida, sendo que, em se tratando de administração pública, mesmo na teoria, não se pode afirmar isso com 100% de segurança. Questão de sorte.
-
Olá pessoal!
A meu ver, o vocábulo SUPERVISÃO dá respaldo ao verbo GARANTIR. Ou seja, a questão afirma que com a supervisão é possível fazer com essa garantia seja validada...
Abraços!
Wellington: wtpbhe@gmail.com
-
GABARITO OFICIAL:CERTO
NÃO SEI QUAL É A DIFICULDADE DE COLOCAR O GABARITO AO INVÉS DE ESCREVER UM TEXTO FALANDO NADA COM NADA.
-
CERTO
-
Até a professora forçou a barra no comentário. Como é que a supervisão, que é feita no decorrer do processo, permite garantir que vai beneficiar a sociedade, se isso só vai saber depois de realizado o projeto. Beneficiar a sociedade esta relacionado com a efetividade.
-
A palavra GOVERNANÇA faz com a questão se torne correta
Governança: capacidade de implantar politicas publica, serviços publicos e financeiro/administrativo