SóProvas


ID
2650948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o seguinte item, a respeito dos requisitos e das ações para assegurar qualidade de serviço (QoS) em redes de comunicações.


A latência de pacotes de dados pode ser reduzida pelo uso de buffers na recepção.

Alternativas
Comentários
  • Errada

    Em uma rede, latência é sinônimo de atraso, é uma expressão de quanto tempo leva para um pacote de dados ir de um ponto designado para o outro (Do seu computador até este site por exemplo)

    Em ciência da computação, buffer (Memória Principal) é uma região de memória física utilizada para armazenar temporariamente os dados enquanto eles estão sendo movidos de um lugar para outro. Normalmente, os dados são armazenados em um buffer enquanto eles são recuperados de um dispositivo de entrada (como um microfone) ou pouco antes de serem enviados para um dispositivo de saída (como auto-falantes).

  • GABARITO: ERRADO

    Buffers de recepção normalmente melhoram o desempenho de recepção, porém não reduzem a latência. Imagine que você esteja numa conversa de voz e vários pacotes estejam chegando atrasados. Com um buffer você iria conseguir reunir mais pacotes e ouvir frases inteiras, por exemplo. Porém, você ainda assim iria ouvi-las com atraso.

    Instagram @engenheiro.hudson

  • A latência é o tempo que o primeiro pacote leva para chegar. Portanto, não é possível resolver problema de latência com buffer. O buffer na recepção serve para minimizar problemas de flutuação (exemplo: vídeo do youtube). Para resolver problemas de latência, é preciso trocar o meio (usar transmissão guiada ao invés de não guiada, por exemplo).

    Resposta: Errado

  • Em uma linguagem menos técnica: latência é o tempo até que o primeiro pacote chegue. O buffer só resolve o problema de flutuação de pacotes (jitter), pois ele reúne os pacotes para melhorar a execução.

  • LATENCIA

    E

    M

    P

    O

    BUFFER

    L

    U

    T

    U

    A

    C

    A

    O

  • O atraso refere-se à quantidade de tempo que leva para que um  de dados se mova de um endpoint para outro endpoint. Geralmente afeta a experiência do usuário e é altamente dependente de vários fatores. O atraso é composto por quatro componentes: atraso de processamento, atraso de enfileiramento, atraso de transmissão e atraso de propagação. Enquanto o Jitter especificamente atrasa as inconsistências. Refere-se à discrepância entre os atrasos de dois pacotes. Com isso, isso resulta em perda de pacotes e congestionamento da rede. Portanto, Jitter e delay são tipicamente ligados um ao outro, mas não são os mesmos.

    A latência é considerada um atraso através da rede. É o tempo necessário para que um pacote de dados chegue ao destino a partir da origem. Como resultado, há um atraso de propagação, serialização e buffer de pacotes. Latência é o período que começa a partir da transmissão do pacote do remetente para a recepção do pacote no receptor, enquanto Jitter é a diferença entre os atrasos de encaminhamento dos dois pacotes recebidos consecutivos nos mesmos fluxos

    Fonte: meu cérebro singular... brincadeira, fonte: https://www.speedcheck.org/pt/wiki/jitter/#fn3

    Uma das técnicas para se alcançar boa qualidade de serviço é o armazenamento em buffers. Os fluxos podem ser armazenados em buffers no lado receptor, antes de serem entregues. O armazenamento dos fluxos em buffers não afeta a confiabilidade ou a largura de banda e aumenta o retardo, mas, por outro lado, suaviza a flutuação. No caso de áudio e vídeo por demanda, a flutuação é o principal problema e, portanto, essa técnica ajuda bastante.

    https://efagundes.com/networking/algoritmos-de-roteamento/tecnicas-para-se-alcancar-boa-qualidade-de-servico-buffering/