O atraso refere-se à quantidade de tempo que leva para que um de dados se mova de um endpoint para outro endpoint. Geralmente afeta a experiência do usuário e é altamente dependente de vários fatores. O atraso é composto por quatro componentes: atraso de processamento, atraso de enfileiramento, atraso de transmissão e atraso de propagação. Enquanto o Jitter especificamente atrasa as inconsistências. Refere-se à discrepância entre os atrasos de dois pacotes. Com isso, isso resulta em perda de pacotes e congestionamento da rede. Portanto, Jitter e delay são tipicamente ligados um ao outro, mas não são os mesmos.
A latência é considerada um atraso através da rede. É o tempo necessário para que um pacote de dados chegue ao destino a partir da origem. Como resultado, há um atraso de propagação, serialização e buffer de pacotes. Latência é o período que começa a partir da transmissão do pacote do remetente para a recepção do pacote no receptor, enquanto Jitter é a diferença entre os atrasos de encaminhamento dos dois pacotes recebidos consecutivos nos mesmos fluxos
Fonte: meu cérebro singular... brincadeira, fonte: https://www.speedcheck.org/pt/wiki/jitter/#fn3
Uma das técnicas para se alcançar boa qualidade de serviço é o armazenamento em buffers. Os fluxos podem ser armazenados em buffers no lado receptor, antes de serem entregues. O armazenamento dos fluxos em buffers não afeta a confiabilidade ou a largura de banda e aumenta o retardo, mas, por outro lado, suaviza a flutuação. No caso de áudio e vídeo por demanda, a flutuação é o principal problema e, portanto, essa técnica ajuda bastante.
https://efagundes.com/networking/algoritmos-de-roteamento/tecnicas-para-se-alcancar-boa-qualidade-de-servico-buffering/