Os disjuntores de caixa moldada foram desenvolvidos para a proteção de circuitos de distribuição, geradores e motores, eles podem ser encontrados em diversos tipos de corrente entre 16A a 1800A. O nome disjuntor de caixa molda é devido ao tipo de montagem blindada do disjuntor, eles são montados em caixas termoplásticas pré-moldadas, essa caixas compactas formam a carcaça externa do disjuntor geralmente a parte externa apresenta duas peças.
Os disjuntores de caixa moldada são desenvolvidos atendendo a norma NBR60947 que trata de dispositivos de comando e manobra em baixa tensão, seus componentes e contatos internos são robustos, as câmaras de extinção de arco elétrico são capazes de interromper o circuito com correntes de 20X a 30X mais que disjuntores comuns.
A principal característica dos disjuntores em caixa moldada é sua robustez, pois a capacidade de interrupção do circuito em carga é muito superior em comparação com os disjuntores comuns. Uma característica comum destes disjuntores é a proteção térmica e magnética que em muitos modelos pode ser ajustada entre 5x a corrente nominal do disjuntor até 10x corrente nominal, esse ajuste é muito importante para circuitos elétricos industriais pois permite um ajuste mais sensível para uma proteção mais eficiente do circuito.