SóProvas


ID
2651215
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Com relação ao tratamento conservador para pessoas com pubalgia, sintoma frequente em atletas com lesão muscular, ligamentosa e(ou) óssea na região da virilha, julgue o seguinte item.


O alongamento da musculatura abdutora e adutora do quadril é uma opção terapêutica considerada eficiente no tratamento das pubalgias em atletas.

Alternativas
Comentários
  • Deve ser realizado fortalecimento da musculatura abdutora do quadril e alongamento dos adutos visando reequilíbrio desta articulação
  • alongamento não previne lesão

  • É uma síndrome caracterizada por dor na sínfise púbica, com irradiação para as regiões inguinais (virilha) e inferior do abdome, podendo estar associada a graus variáveis de impotência funcional e de fraqueza muscular nesta região.

  • Sua causa pode ser variada e estar associada a alterações mecânicas musculo esqueléticas e ou sistêmicas. Nas de origem mecânica, alterações no formato dos quadris, como no Impacto fêmoro acetabular, artrose primária dos quadris ou da pube, hérnias musculares inguinais e ou crurais, desequilíbrio nas inserções musculares ao nível dos quadris e pube e fraturas por estresse, são as mais comuns associadas. Nas causas sistêmicas, infecções urinárias, pós-operatório de cirurgias de baixo ventre( ginecológicas e urinarias) e fibromialgia dentre outras, podem estar associadas.

    O exame clínico apresenta, em geral, as seguintes características:

    - dor crônica na sínfise púbica;

    - piora com flexão do tronco e com exercícios abdominais;

    - piora no apoio monopodal (apenas um pé no chão);

    - Dor à adução forçada (“Squeeze Test”) (figura 4);

    - Dor à palpação do púbis e dos adutores da coxa.

  • Na pubalgia há fraqueza dos mm. Abdominais, hiperlordose lombar e adutores fortes.

    Com relação a alternativa tem-se que alongar os adutores e fortalecer abdutores, além de fortalecer abdominais e glúteos este por conta da hiperlordose, uma vez que quando hiperlordose tem-se fraqueza de abdominais, glúteos e consequentemente um antivesão pélvica.