-
Questão vagabunda. Faz parecer que a cache é algo pelo qual é feita a comunicação mais rápida entre a CPU e a RAM. Memórica cache é uma coisa, memória principal é outra.
-
Gabarito Certo
Na área da computação, cache é um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, que serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede. A principal vantagem na utilização de um cache consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento - que pode ser demorado -, armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos.
O uso de memórias cache visa obter uma velocidade de acesso a memória próxima da velocidade de memórias mais rápidas, e ao mesmo tempo disponibilizar no sistema uma memória de grande capacidade, a um custo similar de memórias de semicondutores mais baratas.
No caso da informática, o cache é útil em vários contextos:
nos casos dos processadores, em que cache disponibiliza alguns dados já requisitados e outros a processar;
no caso dos navegadores web, em que as páginas são guardadas localmente para evitar consultas constantes à rede (especialmente úteis quando se navega por páginas estáticas);
no caso das redes de computadores, o acesso externo, ou à Internet, se dá por meio de um software que compartilha a conexão ou link, software este também chamado de proxy, que tem por função rotear as requisições a IPs externos à rede que se encontra. Os proxys têm capacidade de caching: ao armazenar o conteúdo de páginas web já visitadas pelos usuários da rede na qual faz parte e fornecer esse conteúdo às novas requisições, minimizam o consumo do de largura de banda e agilizam a navegação;
os servidores web também podem dispor caches configurados pelo administrador, que variam de tamanho conforme o número de page views que o servidor tem.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
A função da memória CACHE é justamente esta.
MEMÓRIA CACHE – Está abaixo dos registradores, entre o processador e a memória RAM. Pode ser chamada de aceleradora. Armazena pequenas quantidades de informações que serão utilizadas pelo processador e depois de utilizadas, devolvidas.
ALTO CUSTO, ALTA VELOCIDADE, Tecnologia SRAM.
Princípio da localidade: Temporal – programas tendem a usar um mesmo endereço em um curto espaço de tempo (loops repetem um mesmo conjunto de instruções). Espacial – endereços subjacentes – próximo acesso a MP se dê em busca de palavras.
- cache hit (acerto) / cache miss (falta).
A MEMÓRIA CACHE É O DISPOSITIVO CUJA FUNÇÃO É ACELERAR A VELOCIDADE DE TRANSFERÊNCIA DAS INFORMAÇÕES ENTRE A UCP E A MEMÓRIA PRINCIPAL.
-
Na pirâmide de memória, abaixo dos registradores, encontra-se o conjunto cache-memória principal. Em sistemas de computação mais antigos, a pirâmide não possuía memória cache e, desse modo, os registradores eram ligados diretamente à memória principal.
Em toda execução de uma instrução, a CPU acessa a memória principal (sem cache), pelo menos uma vez, para buscar a instrução (uma cópia dela) e transferi-la para um dos registradores da CPU. E mais ainda, muitas instruções requerem outros acessos à memória, seja para a transferência de dados para a CPU (que serão processados na ULA), seja para a transferência do resultado de uma operação da CPU para a memória.
Em resumo, para a realização do ciclo de uma instrução há sempre a necessidade de ser realizado um ou mais ciclos de memória.
Considerando-se que um ciclo de memória é atualmente bem mais demorado do que o período de tempo que a CPU gasta para realizar uma operação na ULA, fica claro que a duração da execução de um ciclo de instrução é bastante afetada pela demora dos ciclos de memória.
Desde há muito, então, esta interface entre o processador e a memória principal vem sendo um ponto frágil no que se refere à performance do sistema.
Na tentativa de melhorar o desempenho dos sistemas de computação, os projetistas das CPU vêm constantemente obtendo velocidades cada vez maiores nas operações dessas unidades, o que não está acontecendo na mesma proporção com o aperfeiçoamento tecnológico das memórias utilizadas como memória principal. Assim, anualmente a diferença de velocidade entre CPU e memória principal é talvez maior do que já foi no passado.
Na busca de uma solução para este problema (o gargalo de congestionamento na comunicação CPU/MP que degrada o desempenho dos sistemas), foi desenvolvida uma técnica que consiste na inclusão de um dispositivo de memória entre CPU e MP, denominado memória CACHE, cuja função é acelerar a velocidade de transferência das informações entre CPU e MP e, com isso, aumentar o desempenho dos sistemas de computação.
Fonte:http://www.di.ufpb.br/raimundo/Hierarquia/Cache.html
-
Cespe repetindo questão???? Poxa, por essa eu n esperava! Vejam MPU 2013 prova de Técnico-TI
-
Discordo da assetiva, a função da cache é justamente armazenar alguns dados para que o processador não tenha que buscá-los na RAM (processo mais lento). Não acelera a transferência entre eles, só acelera o processamento.
-
Eu até entendo a esplicação de quem concorda com a questão, mas discordo. A cespe está forçando a barra com o conceito de barramento para adaptar a memória cache. O processador acessa a memória sem precisar da cache e quando precisa novamente daquele dado, vai na cache, ou seja, desta vez, já não precisa da ram mais. Logo, não vejo a ram como caminho direto para o processador, or mais que se tente justificar pelas posições dos hardware.
-
Questão polêmica!
Olha, sei que alguns não irão gostar do que irei dizer aqui, mas é preciso entrar na cabeça do examinador.
De fato, para que serve a memória cache? Serve para EVITAR o acesso à memória RAM. Ela guarda informações que também estão na memória RAM, mas que são mais acessados pelo processador.
Qual a consequência lógica disso? É que a comunicação entre processador e memória fica bem mais ágil do que se a memória cache não existisse, uma vez que a memória cache é muito mais veloz.
Portanto, item correto.
-
CORRETO
Por exemplo, quando você abre um aplicativo pela primeira vez, em um primeiro momento, demora mais, mas se você fechar e abrir de novo, irá abrir mais rápido, pois já foi carregado na memória cache.
-
Logo, já podemos concluir que se trata de uma memória de acesso aleatório, estática, elétrica, volátil, de alta velocidade, baixo consumo de energia e pequena capacidade de armazenamento – sua alta velocidade é compatível com a velocidade dos registradores do processador. Dessa forma, ela acelera a velocidade de transferência de informações entre processador e memória principal.
Gabarito: Correto
Fonte: estratégia
-
Questão considerada correta, mas a memória cache não aumenta a velocidade do barramento. Cebraspe forçando a barra. Eu marcaria errado!
-
CESPE 2019
As memórias caches consomem menos energia e são mais lentas que as memórias RAM.
ERRADO
-
Não entendi. Dá a entender que a memória cache é uma intermediária entre o processador e a memória RAM
-
Correto. Ela é localizada logicamente entre o processador e a memória principal, reduzindo o tempo de acesso do processador à informação da memória e aumentando taxa transferência, permitindo uma melhoria do desempenho da máquina e agilizando o processamento.
Fonte: PDF Estratégia Concursos.
-
@AmandaLucas Sim, às questões se repetem, por esse motivo é bom resolver umas 100 mil questões da banca antes da prova.