SóProvas


ID
2651320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito de componentes de um computador, julgue o item a seguir.


Com a finalidade específica de agilizar as operações aritméticas, as memórias dos tipos L1 e L2 ficam localizadas dentro do processador do computador.

Alternativas
Comentários
  • As memórias L1 e L2 são memórias Cache. A memória L1 fica localizada dentro do chip do processador; já a memória L2 pode ser localizada dentro ou fora do chip do processador; e a L3 é localizada fora do processador e colocada na placa-mãe.

  • Gabarito Errado

    O cache passou a ser utilizado a partir dos micros 386, quando os processadores começaram a tornar-se mais rápidos que a memória RAM. Quanto maior a quantidade, ou quanto maior a velocidade, maior será a eficiência do cache. Geralmente o cache é divido em dois níveis, chamados de cache L1 (level 1) e cache L2. 
    Um Pentium III Coppermine, por exemplo, tem 32 KB de cache L1 e 256 KB de cache L2, ambos operando na freqüência do processador. Alguns processadores, como o K6-3 e o Pentium 4 Xeon utilizam também cache L3.

    Cache L1

    A primeira camada de cache do sistema, encontrada sempre dentro do próprio processador (com excessão apenas para os micros 386). O cache L1 trabalha sempre na mesma freqüência do processador e com tempos de latência extremamente baixos.

    Cache L2

    Encontrado ou embutido no processador, ou na placa mãe, dependendo do sistema. Mesmo no caso dos processadores atuais, que trazem tanto cache L1 quanto cache L2 embutidos, operando à mesma freqüência do processador, os tempos de latência do cache L2 sempre serão mais altos, garantindo uma velocidade de acesso mais baixa que no L1.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Níveis da Cache:

    — Nível 1 (Level 1) ou L1, sempre localizada no interior do processador; Tamanho: 32KB; Muito rápida, maior custo e menor capacidade.

    — Nível 2 (Level 2) ou L2, sendo localizada, em geral, na placa-mãe do computador, ou seja, externa ao processador. Porém, têm sido lançados processadores onde a cache L2 está localizada no interior da pastilha do processador, separada deste. Tamanho: 256KB; Mais lenta que a L1.

    — Nível 3 (Level 3) ou L3, existente em apenas poucos processadores, atualmente, e localizada externamente ao processador. Tamanho: 8MB; Mais lenta que a L2.

  • O erro da questão está na finalidade: "Com a finalidade específica de agilizar as operações aritméticas",as memórias cache são utilizadas para armazenar instruções.  Esta função de realizar operações aritméticas pertence a ULA: "ULA é a sigla para Unidade Lógica Aritmética. Trata-se do circuito que se encarrega de realizar as operações matemáticas requisitadas por um determinado programa.
    Processadores atuais possuem outra unidade para cálculos, conhecida como Unidade de Ponto Flutuante. Essa, por sua vez, serve para trabalhar com números enormes, de 64, 128 bits, por exemplo.

     

    Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/02/o-que-e-processador.html"

     

    As mesmóriuas cache são localizadas sim, dentro do processador

    "...Todavia, na prática, a memória cache do processador é um pouco diferente da forma como você imagina, por ser muito menor do que um módulo comum e também por trabalhar de forma distinta. Essencialmente, os principais chips da atualidade contam com a memória cache dividida em subpartes ou níveis: L1, L2 e L3.

    Se observamos no microscópio, poderíamos ver a memória cache ocupando quase a mesma largura dos núcleos. Contudo, esta seria apenas uma parte dela, mais precisamente o nível de memória L3, que tem a maior capacidade de armazenamento. Os níveis L1 e L2 geralmente ficam escondidos dentro dos núcleos, pois são memórias de menor tamanho físico — e virtual

     

    Fonte: https://www.tecmundo.com.br/produto/119312-que-serve-memoria-cache-processador.htm"

     

    As funções de cada uma das memórias cache: "O nível de memória cache L1 é subdivido em duas partes, sendo um dedicado para instruções e outro para dados. A memória cache L2 é programada para salvar dados e informações. Já a memória cache L3 é uma memória de maior tamanho para salvar conteúdos “genéricos”, que supostamente podem ser requisitados por quaisquer núcleos para dar continuidade às tarefas

     

    Fonte: onte: https://www.tecmundo.com.br/produto/119312-que-serve-memoria-cache-processador.htm"

  • Essa questão foi anulada pela banca!!!

     

    Gabarito preliminar: Errado.

    Gabarito definitivo: Anulada

    Justificativa da banca: A redação do item prejudicou seu julgamento objetivo.

     

    Na minha opinião, as memórias caches L1 e L2 não têm a finalidade específica de agilizar as operações aritméticas.

     

    A memória cache possibilita diminuir o tempo de acesso do processador à memória, com o uso de uma memória mais rápida (cache) entre o processador e a memória principal ("mais lenta"). Ela armazenar os dados e instruções mais utilizadas pelo processador, permitindo que eles sejam acessados rapidamente.

     

     

  • A questão diz que as caches L1 e L2 AGILIZAM as operação da ULA. Isso não está tecnicamente errado, visto que armazenam dados e instruções justamente para aumentar o desempenho! Quanto a L2 residir no processador, isso também não está tecnicamente errado! Apesar de depender de cada fabricante.