SóProvas


ID
2651362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de topologias e equipamentos de rede, julgue o item seguinte.


Com a finalidade de interligar duas ou mais redes de dados diferentes, podem-se utilizar roteadores ou switches conhecidos como layer 3 ou camada 3.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Switch L2 utiliza o endereço MAC (nível 2) contido no pacote de dados para enviar a informação, enquanto que o Switch L3 utiliza os endereços de nível 2 ou nível 3 (um exemplo é o endereço IP) para determinar o destino do pacote, permitindo que os pacotes sejam roteados.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Normalmente os Switches operam na camada dois utilizando o endereço MAC, mas existem os switchs L3 que operam na camada 3 e permite o roteamento 

  • Enquanto a maioria dos switches opera na camada de enlace de dados (camada 2) do Modelo de referência OSI, alguns incorporam funções de um roteador e também operam na camada de rede (camada 3). Na verdade, um switch de camada 3 é muito parecido com um roteador.

     

    Quando um roteador recebe um pacote, ele observa os endereços da fonte e do destino da camada 3 para determinar o caminho que o pacote deve tomar. Um switch padrão utiliza os endereços MAC para determinar a fonte e o destino do pacote. Este procedimento é feito na camada 2 (enlace de dados) da rede.

     

    A principal diferença entre um roteador e um switch de camada 3 é que os switches têm hardware otimizado para transmitir dados tão rapidamente quanto os switches de camada 2. Entretanto, eles ainda decidem como transmitir o tráfego na camada 3, exatamente como um roteador faria. Dentro de um ambiente LAN, um switch de camada 3 é geralmente mais rápido do que um roteador porque é construído para ser um hardware de comutação. Muitos switches de camada 3 da Cisco são, na verdade, roteadores que operam mais rapidamente porque são construídos com pastilhas personalizadas de comutação.

     

    O reconhecimento de padrões (pattern matching) e a memória cache em switches de camada 3 funcionam de maneira semelhante a um roteador. Ambos utilizam um protocolo e uma tabela de roteamento para determinar o melhor caminho. Entretanto, um switch de camada 3 tem a capacidade de reprogramar dinamicamente um hardware com as informações atuais de roteamento da camada 3. Por isso o processamento dos pacotes é mais rápido.

    Nos switches de camada 3 atuais, as informações recebidas pelos protocolos de roteamento são utilizadas para atualizar a memória cache das tabelas do hardware.

    Utilizando a tecnologia das bridges de guardar endereços e aprendendo a localização do endereço IP nas várias portas, esse switch monta dinamicamente sua própria tabela de roteamento, utilizando essas informações para selecionar os dados que serão enviados ao roteador.

     

     

    Fonte:http://nomundodasredes.blogspot.com.br/2011/06/roteadores-e-switches-de-camada-3.html

  • Certo

    Como funciona um Switch Layer 3

    Os Switches Layer 3 (também conhecidos como Switches Camadas 3) são importantes em redes que fazem o uso de VLANs. Porém poucos profissionais de TI sabem realmente como eles funcionam dentro de uma LAN.

     

    Fonte:http://tecnologiaerede.blogspot.com/2018/02/como-funciona-um-switch-layer-3.html

  • Gab.: CERTO!

    SWITCH L2: Opera na camada 2 (enlace), não faz roteamento, baseia-se pelo MAC (Substitui BRIDGE)

    SWITCH L3: Opera na camada 3 (rede), faz roteamento, baseia-se pelo IP (Substitui ROTEADOR)

  • .

  • Gabarito: Certo!

    Switch L3 (Auta na camada de rede - 3 do modelo OSI)combina a funcionalidade de um switch e um roteador, atua como um comutador para conectar dispositivos que estão na mesma sub-rede ou LAN virtual à velocidade da luz e possui inteligência de roteamento IP incorporada para dobrar como roteador. Ele suporta protocolos de roteamento, inspeciona pacotes recebidos e pode até tomar decisões de roteamento com base nos endereços de origem e destino.

    ______________________________________________________________________________________________

    Banca: CESPE/CEBRASPE Órgão:MEC Prova: CESPE 2011 - MEC - ADMINISTRADOR DE REDES

    Um switch de camada 2 é uma bridge com muitas portas e uma arquitetura que permite maior capacidade de comutação quando comparado a bridges convencionais. Um switch de camada 3 realiza funções de um roteador, embora seja mais rápido e mais sofisticado, atuando na camada de rede.

    CERTO.

  • 1. SWITCH - LAYER 2

    Funciona como uma BRIDGE MULTIPORTAS;

    MAIOR CAPACIDADE de COMUTAÇÃO de FRAMES;

    Envio de forma UNICAST ou MULTCAST.

    RECONHECE o MAC ADRESS - ao receber um quadro, o switch AMAZENA em uma TABELA (CAM - Content Address Memory);

    CRIA VLANs, mas NÃO faz a INTERCONEXÃO ENTRE ELAS;

    INTERCONEXÃO de ENLACES HETEROGÊNEOS (Ficha, UTP, etc.).

    2. SWITCH - LAYER 3

    FAZ TUDO QUE O LAYER 2, ALÉM DE:

    Funcionar como um ROTEADOR, MAIS RÁPIDO e SOFISTICADO;

    CRIA REDES VIRTUAS (VLANS);

    RECONHECE IP.

  • SWITCH L2: Opera na camada 2 (enlace), não faz roteamento, baseia-se pelo MAC (Substitui BRIDGE)

    SWITCH L3: Opera na camada 3 (rede), faz roteamento, baseia-se pelo IP (Substitui ROTEADOR)

    • Camada de rede

    (CESPE 2012)switch roteador ou switch layer 3, por operar até a camada de transporte, é um equipamento mais eficiente que o roteador, no que se refere a maior capacidade de encaminhamento e a maior quantidade de recursos e funcionalidades. (ERRADO)

    • Funcional são equivalentes, mas operacionalmente são diferentes

    (CESPE 2013) Switches de camada 3 são funcionalmente, mas não operacionalmente, equivalentes a roteadores. (CERTO)

    funcionalidade do Roteador e Switch L3 é encaminhar pacotes a nível de camada de rede.

    • Roteador encaminha via software
    • Switch encaminha via hardware, por conta disso também são mais rápidos que os roteadores. 

    • São mais rápidos do que os roteadores

    (CESPE 2010) Switches layer 3 utilizam circuitos integrados especializados, o que possibilita pesquisas nas tabelas de rota e encaminhamentos de pacotes de forma mais rápida do que por meio dos microprocessadores utilizados em roteadores de propósito geral. (CERTO)

    (CESPE 2011) Um switch de camada 2 é uma bridge com muitas portas e uma arquitetura que permite maior capacidade de comutação quando comparado a bridges convencionais. Um switch de camada 3 realiza funções de um roteador, embora seja mais rápido e mais sofisticado, atuando na camada de rede. (CERTO)

    • Assim como o roteador, na decisão de encaminhamento, utiliza informações presentes no endereço de destino

    (CESPE 2008) Durante a decisão de roteamento, o roteador observa o campo de endereço de destino do datagrama e realiza uma operação com sua máscara de rede para decidir para onde deverá enviar o referido datagrama. (CERTO)

    Logo, (CESPE 2018) Com a finalidade de interligar duas ou mais redes de dados diferentes, podem-se utilizar roteadores ou switches conhecidos como layer 3 ou camada 3. (CERTO)

  • gab certo.

    Não esquecer que switch layer 3 são melhores do que o roteador.

    Roteador encaminha via software

    Switch encaminha via hardware, por conta disso também são mais rápidos que os roteadores. 

  • HUB -> Camada Física (1)

    Switch -> Camada Enlace (2)

    Switch Lawer 3 (= Roteador) -> Camada de Rede (3)

    qc

  • Camada 3 de qual modelo? OSI ou TCP/IP?