-
BGP é o protocolo usado para troca de informações sobre roteamento da internet e ele é usado por ISP’s (Internet Service Providers). A versão usada atualmente é o BGP-4.Comumente, as empresas e universidades usam em suas redes, protocolos de roteamentos internos IGP. Vários clientes compartilham o mesmo AS de um ISP, dessa forma, na borda do AS do ISP é usado o BGP para trocar informações de rotas com a internet para seus clientes.
-
O BGP é usado nas situações em que uma rede precisa conectar-se a mais de um provedor simultaneamente (multi-home), ou quando se deseja ter um pouco mais de controle sobre quais caminhos seus dados seguirão pela Internet.
Basicamente, o BGP serve para informar às redes externas a um AS quais são as rotas para redes atingíveis dentro de sua rede. Falando de outra forma, o propósito do BGP-4 é anunciar rotas para outras redes externas, ou sistemas autônomos. Esses anúncios são como "promessas" de que os dados serão transportados para o espaço IP representado pela rota sendo anunciada.
Se, por exemplo, um AS anunciar uma rota para 192.168.4.0/24 (na sintaxe anterior ao CIDR, este endereço é a classe "C" que começa em 192.168.4.0 e termina em 192.168.4.255) e alguém enviar dados destinados a qualquer endereço dentro dessa faixa, esse AS está "garantindo" que sabe enviar os dados até o destino.
-
Os Protocolos de Gateway exterior em geral e o bgp em particular foram projetados para permitir a imposição de muitos tipos de políticas de roteamento no tráfego entre SAs. Alguns exemplos de restrições de roteamento são:
- O tráfico que começar o terminar na IBM não deve transitar pela Microsoft
Fonte: Redes de computadores, By Andrew S. Tanenbaum
-
Correto! o BGP possibilita a implementação de diversas políticas de roteamento!
-
Complementando:
BGP - PORTA 179 - TCP
OSPF - PORTA 89 - IP
RIP - PORTA 521 - UDP