SóProvas


ID
2651647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

      Paciente de sexo masculino, de vinte e dois anos de idade, livre de cárie e doença periodontal, compareceu a serviço odontológico ambulatorial com queixa de fratura coronária total do dente 21 após acidente (cotovelada) durante jogo de futebol, com perda do fragmento. Como se tratava de dente vital, o serviço de urgência que o atendeu durante o final de semana acessou o canal, instrumentou 2/3, colocou curativo de hidróxido de cálcio e fechou o acesso com ionômero de vidro.

      Antes da realização do procedimento descrito, foi constatado que o paciente apresentava linha de sorriso alta, fratura ao nível da crista óssea e remanescente radicular de 17 mm, dente 11 com coroa clínica de 9 mm e distância da junção cemento-esmalte à crista óssea de 2,5 mm, e faixa de gengiva queratinizada na região de 4 mm, com biótipo espesso.

Com base no caso clínico precedente, julgue o item subsequente.


Para a recuperação do espaço biológico, pode-se optar tanto pela cirurgia ressectiva quanto pela extrusão ortodôntica.

Alternativas
Comentários
  • Neste caso a utilização da cirurgia ressectiva teríamos que remover 3 mm de osso dos elementos 12, 11, 21 e 22 para restabelecermos o padrão estético. Seria indicada solução de extrusão ortodôntica com cirurgia periodontal apenas no elemento 21 ao final da extrusão ortodôntica.