-
Os anestésicos locais bloqueiam a ação de canais iônicos na membrana celular neuronal, impedindo a neurotransmissão do potencial de ação. A forma ionizada do anestésico local liga-se de modo específico aos canais de sódio, inativando-os e impedindo a propagação da despolarização celular. Porém, a ligação específica ocorre no meio intracelular, por isso é necessário que o anestésico local em sua forma molecular (base não livre) ultrapasse a membrana plasmática para então bloquear os canais de sódio. Errada.
-
Dos fatores envolvidos na ação do anestésico local sobre as membranas nervosas, a forma em base livre se liga aos sítios receptores dos canais de sódio na membrana plasmática da célula nervosa.
Teoria do receptor específico: os anestésicos locais, na sua forma não ionizada, atravessam a membrana do axônio e penetram na célula nervosa. No interior da célula nervosa, as moléculas já IONIZADAS de anestésico se ligam a receptores específicos no canais de sódio, reduzindo ou impedindo a entrada do íon na célula. Resultando no bloqueio da condução nervosa e consequentemente na percepção da dor.
Fonte: ANDRADE 2014, pag 30, 31
-
Márcio, a forma molecular não seria base livre, não?
-
n eh citoplasma mas na superfície externa do. Nervo ou no AXOPLASMA
Base livre eh quando ele ENTRA na célula nervosa.
Quando lá dentro, se transforma eh íon justamente p evitar que os íons de propriocepcao de dor entrem na célula nervosa, impedido assim a sensação de dor.