SóProvas


ID
2651854
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um diretor de empresa identifica a necessidade de recorrer à prática do benchmark.


Nesse sentido, ordena a seus gerentes que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B. Trata-se do Benchmarking competitivo, o qual visa identificar quais são as melhores práticas adotadas pelas organizações do mesmo setor

    Benchmarking competitivo: as empresas pesquisadas são concorrentes diretas. Foca em medir funções, métodos e características básicas de produção daquelas companhias que disputam o mesmo mercado que o seu e em descobrir os motivos que as levam à liderança deste segmento. Normalmente esse benchmarking é o mais difícil e demorado de todos. 

    Benchmarking interno: corresponde ao processo de comparação dentro da mesma companhia. Em diferentes departamentos e setores há gestões e processos distintos. Levar os melhores procedimentos a outras ou até a todas as áreas da empresa é algo simples e inteligente.

    Benchmarking Funcional: as empresas sob pesquisa geralmente são de ramos distintos, mas têm técnicas que podem ser colocadas em prática em qualquer organização. Exemplo: estocagem de produto.

    Benchmarking Genérico: as empresas têm função ou processos empresariais semelhantes, mas não produzem o mesmo produto. Exemplo: analisar o passo a passo desde a compra do cliente até a entrega do produto a ele.

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/marketing/benchmarking-conheca-os-conceitos/71955

  • GAB. B

     

    BENCHMARKING

     

    ''Benchmarking (palavra que significa usar um padrão ou ponto de referência) é uma técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros, que tenham práticas exemplares de administração. A essência do benchmarking é a busca das melhores práticas da administração, como forma de ganhar vantagens competitivas.''

    ''O benchmark é o padrão ou ponto de referência a ser copiado, quando se redesenham processos. Uma organização pode ser excepcionalmente bem-sucedida no processamento e acompanhamento de seus pedidos ou na administração de suas contas a pagar. Pode ser que uma empresa tenha um ótimo sistema de produção ou seja reconhecida pela excelência de seus produtos. Outras podem querer imitá-la, porque ela representa a excelência em um aspecto da administração.''

     

    Fonte: Maximiano, Teoria Geral da Administração.

     

    ''O benchmarking é uma maneira de estudar e analisar o que as outras empresas estão fazendo de melhor – o melhor do melhor – para então tentar fazer o mesmo ou melhor ainda. No fundo, trata-se de uma arte de descobrir como e por que algumas empresas podem desempenhar muito mais tarefas e bem melhor do que outras empresas. Benchmarking significa olhar para fora e para os concorrentes.''

     

    Fonte: Chiavenato, Administração: Teoria, Processo e Prática.

     

    Bons estudos.

  • Benchmarking competitivo: as empresas pesquisadas são concorrentes diretas. Foca em medir funções, métodos e características básicas de produção daquelas companhias que disputam o mesmo mercado que o seu e em descobrir os motivos que as levam à liderança deste segmento. Normalmente esse benchmarking é o mais difícil e demorado de todos. 

  • Gab. B. 

    Estudem as práticas empregadas pelas melhores empresas do seu setor.

     

     

  • Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.

  • O glossário do GesPública define benchmarking como "um processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas (processo), em relação aos concorrentes mais competitivos, ou às empresas reconhecidas como líderes".

     

    Fonte: Administração Geral e Pública - Augustinho Paludo - 3ª Edição. 

  • Benchamarking é conhecer bem mercado e absorver melhores práticas. Assim, o estudo é direcionado para entender a liderança. A empresa lider oferecer um conjunto de práticas de sucesso. Por issso, entendimento do setor é importante. Não é copiar, mas adequar processo produtivo ao ambiente comercial. Nele existe algo de sucesso. Isso é objeto de análise. 

  • Gabarito B

    Benchamarking ---> comparação .

    Benchmarking significa medição. É a procura por melhores práticas que levam a um desempenho superior. É uma comparação do desempenho de uma empresa em determinadas áreas com o desempenho de outras. É uma abordagem utilizada para comparar as operações de uma empresa com as de outras.

     

    É um processo contínuo e sistemático para avaliar produtos, serviços e processos de trabalho de organizações que são reconhecidas como aquelas que utilizam as melhores práticas, com a finalidade de melhoria organizacional.

    Em outras palavras, é um processo de comparação conduzido por uma organização ou área em relação a outra que seja tida como referência.

  • Ao meu ver esta questão deveria ser anulada. A questão não fala em Benchmarking e sim Benchmark, são conceitos distintos que nem se quer está nas alternativas.

    Benchmarking é o ato de identificar algumas empresas que são excelentes em algum aspecto e copiar ou adaptar as práticas que as tornaram boas naquilo.

    Benchmark, por sua vez, é a empresa que é boa naquilo.

    A Souza Cruz, por exemplo, é benchmark em logística. Já um empreendedor que se inspira e tenta adaptar o jeito Souza Cruz de fazer o leva e traz à sua realidade está fazendo benchmarking. 


    fonte: https://blog.unimake.com.br/blog/sua-empresa-faz-benchmarking-ou-benchmark/