A) Imobilização do Capital Próprio (ICP). As fórmulas são as seguintes:
Imobilização do capital próprio (antigo): ICP= Ativo Permanente/Patrimônio Líquido
Imobilização do capital próprio (novo): ICP= Ativo não circulante - Realizável a Longo Prazo/Patrimônio Líquido
Se o ICP for igual a 1, indica que o ativo permanente é integralmente financiado com recursos próprios. Se o ICP for menor que 1, significa que, além de financiar o Ativo Permanente, os recursos próprios financiam parte do Ativo Realizável. E, finalmente, se o ICP for maior que 1, significa que há recursos de terceiros financiando o Ativo Permanente.
Como o Permanente possui uma característica de realização indireta e mais lenta, é recomendado que seja financiado por recursos próprios. Mas essa não é uma regra absoluta, depende do tipo de empresa e do mercado em que ela atua.
Observação: Ativo Permanente é a denominação antiga. Atualmente, seria “Ativo Não Circulante – Realizável a Longo Prazo” ou “Investimentos permanentes + Imobilizado + Intangível “. Se na questão aparecer “Ativo Diferido”, deve ser considerado também.
B) O Grau de Alavancagem Financeira (GAF) indica a influência que os acionistas estão recebendo pela participação dos recursos nos negócios da empresa. A expressão “alavancagem financeira” significa o que a empresa consegue alavancar, ou seja, aumentar o lucro líquido por meio da estrutura de financiamento. Trata-se, portanto, do efeito da estrutura de financiamento no lucro dos acionistas. GAF = Rentabilidade dos Capitais Próprios Rentabilidade da empresa.
C) O Grau de Endividamento indica a participação dos capitais de terceiros no capital próprio da empresa.
Grau de Endividamento = PC + PÑC (capital de terceiros)/PL (capital próprio)
Interpretação: Quanto menor, melhor.
D) O índice de liquidez imediata mostra o quanto a empresa possui em dinheiro, para fazer frente às suas dívidas a serem pagas no curto prazo. A liquidez imediata procura responder o seguinte questionamento: o volume de disponibilidade da empresa é suficiente para cobrir as obrigações em curto prazo? Portanto, a liquidez imediata mostra o percentual de dívidas de curto prazo que a empresa tem condições de liquidar imediatamente.
Liquidez Imediata = Disponível/Passivo Circulante
Observe que a liquidez imediata tem como objetivo apresentar a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo levando em consideração apenas as disponibilidades. Interpretação: Quanto maior for o índice de liquidez imediata melhor, pois temos uma situação em que a empresa apresenta condições de quitar suas dívidas de curto prazo.
E) O índice de imobilização dos Recursos Não Correntes indica qual o percentual de recursos não correntes (Patrimônio Líquido e Passivo Não Circulante) que foi aplicado no ativo não circulante (exceto o realizável a longo prazo). Imobilização de Recursos Não Correntes = (AÑC - ARLP)/(PL + PÑC)