SóProvas


ID
2651938
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Considere uma determinada atividade logística que consiste na transferência de cargas de um veículo maior para veículos de menor capacidade, sem que haja necessidade de armazenamento e que ocorre em um local público (por exemplo, um posto de gasolina, um terreno vazio, às margens de uma rodovia).


Esta atividade logística é denominada

Alternativas
Comentários
  • Olá Concurseiros!
    Essa questão nos deixa na dúvida entre as alternativas A e B.
    Afinal de contas, qual a principal diferença entre Cross-docking e Transit Point?
    A principal diferença está no fornecedor! No Transit point há apenas um forncedor que transfere a carga de seu veículo maior para veículos menores afim de realizar as entregas. No Cross-dockig há varios forncedores. Ou seja, o veículos menores são carregados comprodutos e diversos fornecedores.

    O ponto chave para identificcar qual modelo está sendo descrito no enunciado da quetão refere-se ao "posto de gasolina", pois a veículo que transporta a carga é de apenas um fornecedor (Ex: BR Distribuidora).

     

    Gab B

  • Cross-docking é o roteamento dos produtos que vêm dos fornecedores para os consumidores sem estocagem.

     

    Transit-point é transportar cargas consolidadas em veículos grandes, repassadas em local pré-determinado para veículos menores

     

    Carga fracionada trata do envio de pequenos volumes. 

     

    Transbordo é a transferência do material entre unidades onshore ou transferência do material entre unidades offshore;

     

    Unitização consiste na operação de união de mercadorias de peso, tamanho e formato distintos em cargas de volumes unitários, possibilitando uma racionalização do espaço útil e maior agilidade e segurança em processos de desembarque e embarque. 

  • transit point é uma estratégia de distribuição que permite o atendimento de diferentes clientes através de um armazém avançado, onde é feita a consolidação dos materiais de um fornecedor e envio para os destinos locais. Os transit points ficam localizados estrategicamente para atender uma determinada área geográfica distante dos armazéns centrais ou de difícil acesso, operando como local de passagem. Sua operação consiste em receber carregamentos consolidados, separá-los e carregá-los em veículos menores para entrega locais a clientes individuais. Origem: Wikipédia

  • que surra! :(

  • Transbordo pode ocorrer sem armazenamento, no entanto, a tarefa é muito complexa para ter continuidade, portanto, em geral, existe sim o armazenamento por um período curto. Muito utilizado para escoamento de grãos e minérios.

  • O cross docking é um método de distribuição, no qual a mercadoria recebida num armazém ou centro de distribuição, não é estocada, mas sim preparada para o carregamento e distribuição ou expedição a fim de ser entregue ao cliente ou consumidor imediatamente, ou, pelo menos, o mais rapidamente possível. No cross docking, quando alguém compra determinado produto em um site, ele é enviado a um centro de distribuição ou armazém que, por meio de um sistema organizado de redistribuição, o envia para o cliente. Trabalha com múltiplos fornecedores, que atendem clientes comuns, sendo essa a maior diferença entre o cross docking e o transit point.

    O transit point funciona como um grande centro de distribuição avançado, porém sem um estoque. Foi desenvolvido assim para lidar com determinadas áreas que se encontram muito distantes de armazéns centrais. Uma das principais características desse sistema é que os produtos recebidos já contam com destinos definidos. Ou seja, os itens são previamente alocados aos clientes de maneira que podem ser enviados para entrega local, dispensando a espera por colocação dos pedidos.

    O fracionamento é o processo contrário ao da unitização da carga. No lugar de transformá-la em um só volume com o intuito de facilitar a movimentação, estocagem e manuseio, o fracionamento a divide em partes menores.

    O transbordo é exatamente a transferência de carga de um meio de transporte a outro, no caso do enunciado, de um veículo para outro. "transferência de cargas de um veículo maior para veículos de menor capacidade, sem que haja necessidade de armazenamento e que ocorre em um local público (por exemplo, um posto de gasolina, um terreno vazio, às margens de uma rodovia)."

    No processo de unitização a carga é constituída de embalagens de transporte, arranjadas ou acondicionadas de modo que possibilite o seu manuseio, transporte e armazenagem por meios mecânicos, como uma unidade.