SóProvas


ID
2651971
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O ambiente organizacional tem-se tornado cada vez mais complexo e competitivo, obrigando as empresas a se reposicionarem no mercado, a alterarem suas estruturas, formas de produção e tantas outras variáveis que possibilitam às organizações a consecução de seus objetivos. Porém, para que tudo isso seja possível, é necessário que a empresa tenha estratégias e planos definidos para o desenvolvimento de seus recursos humanos.


Um dos instrumentos que apoiam a gestão da empresa para o desenvolvimento de seus recursos humanos é a(o)

Alternativas
Comentários
  • É a a letra C, mas não concordei com o gabarito. A formulação da pergunta me parece pender para a gestão por competências. 

  • Item anulável.

     

    14.2. Gestão do Conhecimento
    A gestão do conhecimento é um processo que se inicia na identificação dos conhecimentos estratégicos de uma organização. Portanto, inclui também as diversas formas de criação do conhecimento dentro da empresa, bem como a evolução e a renovação dos conhecimentos existentes, de maneira que se mantenham válidos e relevantes.
    Finalmente, o processo se fecha na devida aplicação dos conhecimentos nas situações práticas da vida organizacional. De acordo com Quandt:6
    A gestão do conhecimento nas organizações pode ser entendida como um processo que se inicia na identificação dos objetivos estratégicos organizacionais e segue pelas práticas gerenciais utilizadas para a identificação, desenvolvimento, captura e disseminação do conhecimento útil. Esse processo de gestão visa aperfeiçoar o desempenho da organização por meio da aplicação de conceitos, procedimentos e ferramentas de tecnologia de informação para apoiar práticas coletivas de criação e compartilhamento do conhecimento da empresa.
    A importância da gestão do conhecimento foi ressaltada por Drucker,7 que afirmou que estávamos entrando em uma nova era: a Sociedade do Conhecimento. Essa sociedade estaria, portanto, substituindo a sociedade industrial. De acordo com o autor,
    “hoje o recurso realmente controlador, o fator de produção absolutamente decisivo, não é o capital, a terra ou a mão de obra. É o conhecimento”.
    Da mesma maneira, Castells8 também analisou esta nova sociedade baseada no conhecimento. Para ele, as mudanças tecnológicas estão mudando a base material da sociedade e reestruturando o sistema capitalista desde o final do século passado. Para o autor:
    “no novo modo informacional de desenvolvimento, a fonte de produtividade acha-se na tecnologia de geração de conhecimentos, de processamento de informações e de comunicação de símbolos. Contudo, o que é específico ao modo informacional de desenvolvimento é a ação de conhecimentos sobre os próprios conhecimentos como principal fonte de produtividade”.
    Dessa forma, a gestão do conhecimento busca facilitar o processo de geração e distribuição do conhecimento dentro de uma organização.
    O objetivo é que o conhecimento seja acessado e utilizado por todos os funcionários em suas atividades diárias, de modo a aumentar o desempenho das pessoas e das organizações como um todo. De acordo com Terra:9

  • No meu caso, marquei letra a), pois a Gestão de Capital Humano, como o próprio nome diz, trata-se de valorizar o empregado como parceiro da organização, sendo um recurso muito valioso e que precisa ser levado em conta já no planejamento estratégico.

    Quaisquer discordância me mandem inbox.

  • Sigamos em frente!

  • Encontrei a resposta pois a definição não esta condizente com o conceito, o mais aderente encontra-se na letra C: 

    a) Gestão do Capital Humano, em que se estabelecem políticas de fidelização para os empregados, estreitando o relacionamento destes através de campanhas que visam à comunicação interna e às políticas de benefícios e incentivos.

    Gestão do Capital Humano é bem mais abrangente do que o conceito aplicado, envolve as várias áreas da empresa e principalmente a Gestão de Pessoas. Este conceito esta mais voltado para Programas de Recompensas.

     

     b) Gestão por competência, que auxilia a mensuração dos progressos das empresas rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas.

    Isso é o conceito de Balanced Scorecard (BSC) que pode ser definido como um modelo de gestão estratégica que auxilia a mensuração dos progressos das empresas rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas.

     

     c) Gestão do Conhecimento, que é o conjunto de processos e sistemas que permitem procurar, selecionar, analisar e sintetizar criticamente, de forma sistematizada e racional, as informações disponíveis, possibilitando assim a disseminação do conhecimento. (Correta)

     

     d) Programa de Recompensas, que se refere ao potencial que a empresa concentra — por meio de conhecimentos, experiências e habilidades dos seus funcionários — para impulsionar o resultado em ganho financeiro.

    Estaria mais voltado para Gestão do Capital Humano.

     

     e) Balanced Score Card, que permite à empresa mapear as capacidades existentes na organização, sejam elas técnicas, comportamentais ou conceituais, alocando as pessoas aos cargos que possibilitam seu melhor desempenho.

    Isso seria conceito de Gestão por competência.

  • GABARITO C

     

     

    SÓ DEUS PRA ME AJUDAR COM ESSAS QUESTÕES SUBJETIVAS. OS PRÓPRIOS PROFESSORES NÃO SABEM QUAL RESPOSTA, IMAGINE NÓS CONCURSEIROS

  • A) Programa de recompensas.

    B) Balanced Scorecard (BSC).

    D) Gestão do capital humano.

    E) Gestão por competências.

  • Gabarito: C

    Gestão do Conhecimento, que é o conjunto de processos e sistemas que permitem procurar, selecionar, analisar e sintetizar criticamente, de forma sistematizada e racional, as informações disponíveis, possibilitando assim a disseminação do conhecimento.

    Gestão do conhecimento: o termo vem do inglês “knowledge management”, comumente tratado por “KM”. Trata-se do processo de identificar, avaliar, distribuir e efetivamente usar o conhecimento em uma organização.

    Principalmente dentro de uma empresa este tipo de gestão é imprescindível, pois permite o entendimento de quais conhecimentos fazem parte da estrutura e dos processos da empresa e quais deles ainda podem ser desenvolvidos para fazer com que a empresa continue crescendo.

    Fonte:

    https://www.siteware.com.br/blog/comunicacao/gestao-conhecimento-organizacional/