SóProvas


ID
2652094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca da fluorterapia, julgue o próximo item.


Em regiões onde a água é fluoretada, é essencial que a higiene oral seja realizada com dentifrício com pequena quantidade de flúor — cerca de 0,10 g a 0,30 g —, especialmente na primeira infância.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado. Segundo o Guia de recomendações para o uso de fluoretos no Brasil, com o objetivo de reduzir os riscos de desenvolvimento de fluorose dentária em crianças em idade pré-escolar, têm sido pesquisados dentifrícios com baixa concentração de fluoretos (cerca de 500 ppm F). Além de não haver evidências científicas de que dentifrício de baixa concentração de F tenha a mesma eficácia anticárie que o de concentração convencional (1.000–1.100 ppm F), uma importante redução da eficácia desses produtos na prevenção de cáries foi encontrada, principalmente em crianças com atividade de cárie.

  • GABARITO: CERTO


    Embora não esteja padronizada a quantidade exata de dentifrício a ser depositada na escova, estudos demonstraram que pequenas doses (cerca de 0,3 g) devem ser administradas por crianças menores de 7 anos de idade.


    Fonte: Artigo Avaliação da utilização de dentifrício fluoretado em crianças

  • Segundo o Guia de recomendações para o uso de fluoretos no Brasil, pg 25, nas Indicações de Dentifrícios: "Toda a população, em especial crianças menores de nove anos de idade, deve usar em pequenas quantidades (cerca de 0,3 gramas, equivalente a um grão de arroz), devido ao risco de fluorose dentária. Dentifrícios com baixa concentração de fluoretos ou não fluoretados não são recomendados"

  • Enunciado mal feito esse.

  • Creio que o enunciado foi mal formulado. Não há evidências que a baixa concentração de flúor no dentifrício ajuda na prevenção à cárie em crianças. Em relação à quantidade, sim, a alternativa cita o que é proposto no Guia de recomendações para uso de fluoretos.
  • No enunciado não fala sobre a concentração, só sobre a quantidade. O enunciado está correto.

  • QUESTÃO MAL FORMULADA