SóProvas


ID
2652118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A respeito de um dente com rizogênese incompleta e que apresenta uma lesão de cárie extensa com comprometimento pulpar, julgue o item que se segue.


Nos casos de tampão apical, a substância de escolha é o MTA, porque sua capacidade de selamento é inferior à do amálgama super EBA e IRM, o que permite maior infiltração de fibroblastos periodontais na área exposta e, consequentemente, a potencialização da formação de uma barreira mineralizada.

Alternativas
Comentários
  • Torabinejad e colaboradores, (1994), em estudos de infiltração indicaram que o selamento de MTA é superior ao amálgama e igual, ou melhor, que outros materiais retrobturadores atuais. Histologicamente, a cementogênese tem sido induzida quando o MTA é usado como material retrobturador cirúrgico.
    Conforme os resultados obtidos por TORABINEJAD et al. (1995) e TORABINEJAD et al. (1997), o MTA é um material de excelente biocompatibilidade aos tecidos vivos proporcionando um selamento hermético. Estas são características necessárias que um material reparador ideal possua, tal como um bom grau de radiopacidade (ESTRELA et al. 2000), o seu pH é incompativel com a maioria dos microrganismos, promovendo inibição das enzimas bacterianas (ESTRELA et al. 1995).

    http://tcconline.utp.br/wp-content/uploads/2013/03/USO-DO-MTA-COMO-TAMPAO-APICAL.pdf