SóProvas



Questões de Tratamento Endodôntico em Dentes Decíduos


ID
41926
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com relação ao tratamento endodôntico de dentes decíduos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Outro material obturador utilizado nos de dentes decíduos é a pasta Kri, composta por iodofórmio, paramonoclorofenol canforado e mentol. Esse material impulsionou a realização de estudos em dentes decíduos, onde foi observada possível ação bactericida, facilidade de inserção, capacidade de penetração nos tecidos, rápida reabsorção do material extravasado, substituição do tecido de granulação por tecido reparador, e ausência de efeitos desfavoráveis nos elementos sucessores (CUNHA, BARCELOS,PRIMO, 2005).


ID
543055
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: As questões de números 48 a 51 referem-se ao
caso abaixo.

Paciente com 9 anos de idade, sexo masculino, é trazido
ao consultório odontológico cerca de 40 minutos após uma
queda de bicicleta. O dente 21 apresenta fratura coronária, com
pequena exposição pulpar. No dente 11, observa-se fratura ra-
dicular de terço médio sem deslocamento.

A radiografia periapical da região anterossuperior

I. auxilia a diferenciar a presença de fraturas oblíquas na raiz de luxações intrusivas.

II. permite o diagnóstico diferencial de fraturas radiculares com as luxações extrusivas.

III. realizada em momentos posteriores ao traumatismo, pode revelar a área de fratura radicular, devido ao deslocamento incisal do fragmento coronário em função de hemorragia ou edema.

IV. não detecta a existência de fraturas múltiplas.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I - na luxação o dente desloca-se no alvéolo, mas não fratura

  • não entendi pq o item I está incorreto

ID
578395
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre o tratamento endodôntico conservador de dentes decíduos (pulpotomia), assinale a alternativa incorreta, de acordo com Leonardo, M.R. :

Alternativas

ID
579439
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo Toledo, um dente decíduo que apresenta lesão cariosa profunda, com ou sem exposição clínica da polpa, dor espontânea, pulsátil e reflexa, normalmente durante a noite, sensibilidade à percussão e ao RX apresenta espessamento do espaço periodontal e/ou reabsorção interna, tem o diagnóstico provável de:

Alternativas

ID
666292
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para resolução das questões de números 52 a 55, considere o enunciado a seguir:


Paciente com 4 anos de idade, sexo masculino, é trazido
pelos pais ao consultório odontológico após uma queda ocorrida
na escola. O exame clínico mostra fratura complicada da coroa
do dente 51, fratura não complicada da coroa do dente 52 e
mobilidade no dente 61. Ao exame radiográfico, detecta-se
fratura no terço apical da raiz do dente 61.


Os procedimentos clínicos iniciais indicados para os dentes 51 e 52 consistem, respectivamente, em

Alternativas
Comentários
  • Ajudem ai gente, não entendo nada de pediatria, mas quando ele diz fratura complicada do 51 eu devo entender que houve exposição pulpar? Ele não diz nada da exposição pulpar. Por isso marquei letra C. O que é uma fratura complicada em pediatria? Não da pra fazer proteção do complexo dentina-polpa, uma faceta e ver o que vai dar? Valeu...
  • Realmente não sei se concordo com a resposta fornecida pelo gabarito.
    Em momento algum, o enunciado fala que os pais trouxeram consigo algum fragmento dentário. 

  • A fratura complicada da coroa do dente 51 consiste numa fraturaque inclui esmalte, dentina e polpa exposta daí a necessidade da pulpotomia.

    A fratura não complicada da coroa do dente 52 não exige exodontia, proteção pulpar direta ou pulpotomia


ID
751786
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo McDonald e Avery (2001), qual sequela pode ser observada, eventualmente, em um dente decíduo que sofreu tratamento pulpar considerado bem-sucedido?

Alternativas

ID
1088155
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca da coroa de aço em odontopediatria, marque a alternativa correta.

Alternativas

ID
1229917
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 13 anos de idade, sexo masculino, apresenta os dentes 22, 23 e 24 não erupcionados. Ao exame radiográfico, observa-se que estes dentes apresentam raiz pequena, forame apical aberto e polpa dentária alargada. A mineralização do esmalte e da dentina é pobre, mostrando um aspecto de “dente fantasma”. Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico de

Alternativas
Comentários
  • ODONTODISPLASIA REGIONAL

    - Anomalia rara, não hereditária, de etiologia desconhecida;

    - Ambos os sexos, sem predileção por raça;

    - Envolve ambos os tecidos dentários: tanto os derivados do epitélio (esmalte), como também os derivados do mesênquima (dentina, cemento e polpa);

    - Manifestação localizada: afeta uma região ou um quadrante da MX ou MD; pode afetar duas regiões, mas é raro;

    - Dentes superiores anteriores são os mais afetados; sua erupção, em geral, não ocorre ou é retardada;

    - Clinicamente: retardo na erupção ou não erupção; superfície irregular no esmalte e coloração dentária entre amarelo e castanho (defeitos na mineralização);

    - Radiograficamente: padrão radiográfico de "dente fantasma"; raízes curtas; forame apical aberto e câmara pulpar aumentada.


  • Excelente comentário!

  • A) A Amelogênese imperfeita é uma alteração de caráter hereditário que afeta o esmalte dentário dos dentes decíduos e permanentes, com ausência de manifestações sistémicas. Pode provocar, como consequência, sensibilidade dentária, perda da dimensão vertical e comprometimento a nível estético.

    B)  Odontodisplasia regional é uma afecção rara, não-hereditária, a qual afeta o desenvolvimento do esmalte e dentina na dentição decídua e/ ou permanente. A etiologia ainda é desconhecida. Em geral, esta condição é diagnosticada durante exames radiográficos de rotina e muitos casos são diagnosticados erroneamente como dentes malformados ou odontomas.

    C) Dentinogênese é uma doença genética do desenvolvimento dentário. Esta condição provoca descoloração de dentes (a maior parte das vezes em cores azul-cinza ou marrom-amarelo) e translúcido. Os dentes são também mais fracos do que o normal, tornando-os mais expostas ao desgaste rápido, quebra, e de perda. Estes problemas podem afetar dentes primários quanto dentes permanentes. A do tipo 3 mostra possui uma dentina fina e são geralmente conhecidos como dentes de Shell. 

    D) Displasia dentinária é uma doença genética que afeta dentes, comumente como uma herança autossômica dominante. É caracterizada pela presença de esmalte normal, mas atípica morfologia da dentina pulpar. Existem dois tipos. Tipo I é o tipo radicular, e do tipo II é o tipo coronal. No tipo radicular, as raízes dos dentes são mais curtas do que o normal, e as raízes são curtas e conicas. No tipo coronal, a displasia é semelhante a dentinogênese imperfeita do tipo II.

    E) A hipoplasia do esmalte é uma formação incompleta ou deficiente da matriz orgânica do esmalte. Clinicamente, apresenta-se como manchas esbranquiçadas, rugosas, sulcos ou ranhuras, bem como, outras alterações na estrutura do esmalte, comprometendo a estética do sorriso.

     

    GABARITO: B

     


ID
1359766
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

De acordo com Benedetto et al (2009), apesar do declínio da doença cárie nos últimos anos, um grande número de dentes decíduos ainda é afetado por processos cariosos e lesões traumáticas. Dependendo da extensão das estruturas dentárias afetadas por esses dois processos, torna-se necessária a realização do tratamento endodôntico. Marque a alternativa correta sobre a conduta operatória da pulpectomia ou da necrose pulpar em dentes decíduos indicada por esses autores.

Alternativas

ID
1402903
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O procedimento de terapia para a polpa vital, executado com o objetivo de induzir o desenvolvimento fisiológico continuado e a formação do término radicular em um dente com ápice radicular aberto é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Apicigênese é a denominação dada à terapia de complementação radicular em dentes jovens imaturos que apresentam a polpa com vitalidade e que sofreram exposição pulpar devido traumas ou fraturas coronárias, assim como a cáries dentárias e restaurações inadequadas. O tratamento de escolha é a pulpotomia que consiste na remoção da polpa coronal infectada, mantendo a polpa radicular vital e protegida por material biocompatível e a restauração do dente. O hidróxido de cálcio tem sido o material mais utilizado; contudo, mais recentemente, o MTA, surgiu como um material alternativo, muito promissor. Além formação de estimular a neoformação dentinária, o MTA é biocompatível, apresenta atividade antibacteriana satisfatória, promove um selamento adequado e mais estável. A apicificação consiste na terapia de indução do fechamento do forame apical, por meio da deposição de uma barreira de tecido duro, em nível apical, indicado para dentes jovens imaturos que estão com o tecido pulpar necrosado. O tratamento que prevaleceu por décadas, foi a limpeza e descontaminação do canal, com periódicas trocas de uma pasta de hidróxido de cálcio, durante um período médio de nove meses, até a uma barreira calcificada apical, para posterior obturação. Com o MTA, também se pode induzir a apicificação, em tempo não tão demorado, introduzido-o na porção apical do canal, formando ali uma barreira indutora da apicificação. 

  • Apicogênese? ? Creio que seria apicigenese...

  • E revascularização pulpar? Feito apenas em dentes necrosados?


ID
1525126
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A perda prematura de dentes na dentição decídua pode trazer uma série de problemas ao indivíduo. Dessa maneira, a terapia endodôntica constitui uma alternativa interessante para dentes com comprometimento pulpar. Relacione o diagnóstico provável da condição pulpar com os dados clínicos e radiográficos e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(1) Hiperemia ou inflamação suave
(2) Inflamação grave
(3) Pulpite crônica hiperplásica
(4) Necrose pulpar

( ) dor provocada, exacerbada por estímulo térmico (frio), lesão cariosa profunda ativa de dentina, periápice e espaço interradicular normais radiograficamente.

( ) dor provocada à mastigação, lesão cariosa profunda ativa, pólipo pulpar, periápice e espaço interradicular normais radiograficamente.

( ) dor espontânea ou provocada à palpação e mastigação, lesão de cárie profunda, reabsorção radicular patológica e rarefação óssea periapical e interradicular.

( ) dor espontânea, contínua, pulsátil, lesão cariosa profunda, espessamento do espaço periodontal e/ou reabsorção interna.

Alternativas

ID
1525135
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A pulpotomia é um tipo de tratamento conservador que busca a remoção total da polpa coronária viva, sadia ou inflamada, mantendo intacta a porção radicular. Em relação à sequência dessa técnica, marque a alternativa correta.

Alternativas

ID
1525240
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Como resultado das sequelas dos dentes decíduos traumatizados devido a danos na polpa dental, é correto afirmar que a

Alternativas

ID
1525243
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em relação à cárie de acometimento precoce, é correto afirmar que o(a)

Alternativas

ID
1525294
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em relação ao tratamento endodôntico em dentes decíduos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1597099
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 7 anos de idade, sexo feminino, requer a realização de biopulpectomia do dente 75 em duas sessões, devido ao comportamento pouco colaborativo durante o tratamento odontológico. Como medicamento intra-canal com finalidade terapêutica durante o período de 10 dias entre as duas sessões, indica-se o emprego de

Alternativas
Comentários
  • Cobrar marca é difícil viu...
  • Calen na realidade se usa p a obturação!

  • Não marquei a letra E justamente por se usar na obturação!

  • Se foi feito o PQM do canal, aplicar hidroxido de calcio. Se você nao fez o PQM, ,aplicar otosporin em biopulpeectomia e hipoclorito de sódio em necropulpectomia.

  • Para mim, o gabarito é letra B.


ID
1655845
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

     Em relação ao tratamento endodôntico em dentes decíduos, pode-se afirmar que

Alternativas

ID
1669690
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

É indicação de pulpectomia para dentes decíduos:

Alternativas
Comentários
  • todas as outras opções, exceto a certa, a indiação é exodontia

  • Gab letra C.

    com evidência de inflamação crônica ou necrose da polpa radicular e coronária.

    as demais são indicação de exodontia.


ID
1669693
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A sequência correta da técnica da pulpectomia, após anestesia e isolamento absoluto, é remoção do:

Alternativas
Comentários
  • faltou radiografia inicial

  • Sim, mas pelo menos foi a alternativa mais completa.


ID
1669723
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com relação às diferenças anatômicas entre a dentição decídua e a permanente, em relação à terapia endodôntica, sabe-se que as camadas de esmalte e dentina dos dentes decíduos são mais,

Alternativas

ID
1669747
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 13 anos de idade, sexo masculino, tem indicação para a pulpotomia do dente 35, cuja câmara pulpar apresenta-se com característica anatômica

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: letra D

     

    A anatomia da câmara pulpar é semelhante à anatomia dental externa.


ID
1876285
Banca
CETRO
Órgão
AMAZUL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em um paciente de odontopediatria, um dente decíduo apresenta-se clinicamente com uma exposição pulpar devido a uma cárie, e o paciente relata uma história de mínima dor, sem mobilidade dentária e radiograficamente sem sinais de doença pulpar. Assinale a alternativa que apresenta o melhor tratamento de escolha.

Alternativas
Comentários
  • O tratamento correto seria a pulpotomia pois havia presença de carie ainda. Se por acaso o enunciado da questão falasse que durante a remoção de cárie, houve pequena exposição pulpar em uma cavidade com as paredes limpas ai sim o tratamento de escolha seria capeamento pulpar direto. O capeamento pulpar indireto não há exposição pulpar e a pulpectomia nesse caso não é indicada pois não há dor e nem necrose pulpar.

  • A descrição do enunciado leva a crer que existe um pólipo pulpar ou pulpite ulcerativa, mas também pode ser interpretado como uma exposição pulpar com polpa viva, neste último caso o quadro seria de dor intensa. Confusa essa questão.


ID
1968217
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Numa criança, o elemento 75 sofreu grande exposição acidental da polpa que se encontra em inflamação suave enquanto o elemento 85 apresenta extensa lesão de furca e volumoso abcesso. Os procedimentos imediatos a serem adotados são:

Alternativas

ID
2049256
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A pasta Guedes-Pinto utilizada para obturação de canais radiculares em dentes decíduos, segundo o livro Odontopediatria na primeira infância, da autora Maria Salete Nahás Pires Corrêa, é composta de

Alternativas

ID
2049277
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Analisando um preparo cavitário classe II em dentes decíduos e permanentes, quais das alternativas estão CORRETAS, segundo Guedes-Pinto?

I- A polpa dos molares decíduos é mais volumosa que a polpa dos molares permanentes.

II- No preparo da caixa proximal, os ângulos diedros vestíbulo-gengival e linguo-gengival devem ser acentuados.

III- As superfícies vestibular e lingual dos molares decíduos apresentam uma acentuada convergência de cervical para oclusal.

IV- A direção dos prismas de esmalte em molares decíduos, no terço cervical, tem uma inclinação inversa à dos permanentes.

Alternativas

ID
2049304
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A Eritromicina é a droga de escolha em Odontologia quando a criança é alérgica à Penicilina. Segundo Corrêa, na primeira infância a dose pediátrica recomendada é:

Alternativas

ID
2072467
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Baseando-se em Lopes (2015), no que diz respeito ao tratamento conservador da polpa dental, analise as afirmativas abaixo.

I. A pulpotomia é um tratamento conservador, sendo seu objetivo a remoção total da polpa coronária viva, sã ou inflamada, mantendo-se a porção radicular.

II. Em casos de exposição por cárie, o capeamento direto é contraindicado, uma vez que a porção pulpar exposta contém áreas de necrose, microabscessos e bactérias.

III. No capeamento pulpar indireto, quanto mais profundamente o tecido pulpar for excisado, maior será a probabilidade de se remover a porção tecidual afetada.

IV. O sucesso da pulpotomia depende de fatores como a não introdução de bactérias no sistema de canais radiculares e a não utilização de substâncias com alto poder citotóxico que poderiam manter o quadro inflamatório.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
2072518
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

De acordo com Lopes (2015), pode-se afirmar, no que se refere ao tratamento endodôntico de dentes com rizogênese incompleta, que o

Alternativas
Comentários
  • Já reportei o gabarito como errado várias vezes. mas nunca há a correção

  • Atualmente, não há um consenso entre os autores sobre as trocas periódicas da pasta de hidróxido de cálcio, pois, com o passar do tempo a mesma perde sua capacidade indutora de calcificação, necessitando trocas periódicas. (justificativa de erro do item A) ACREDITO QUE O ITEM B ESTÁ CORRETO- O material de escolha para esta função, mais estudado, é o hidróxido de cálcio, que possui ação antibacteriana e promove a ativação da fosfatase alcalina (devido ao seu elevado pH) que, por sua vez, estimula a liberação dos íons fosfato, a partir dos ésteres de fosfato do organismo, que ao reagirem com os íons cálcio, precipitam na forma de hidroxiapatita. Este mecanismo evidencia, assim, o poder de indução e de formação de tecido mineralizado do material. O hidróxido de cálcio possui, ainda, ação higroscópica, permitindo a manutenção do mesmo no canal radicular por um longo período, quando no interior deste, existe exsudatos provenientes de processos inflamatórios. (MARCHESAN et al., 2008; TOLEDO et al., 2010). Marchesan et al., (2008) também sugerem a utilização do MTA para apicificação em dentes com rizogênese incompleta. Segundo os autores, ele difere do hidróxido de cálcio, pois funciona como barreira apical artificial, que mantêm sua capacidade de induzir a formação apical. Assim, logo após a colocação, o canal pode ser obturado definitivamente. O ideal para a indução da apicificação em dentes permanentes com rizogênese incompleta é o uso da técnica do “plug” de MTA no forame apical, concluindo o caso em uma ou duas sessões do tratamento, possibilitando a restauração dentária em pouco tempo. Tudo isto proporciona um aumento da resistência a fraturas diferentemente do que alguns autores atribuem ao hidróxido de cálcio. (Justificava de erro do item C) Concluíram que o hidróxido de cálcio tem como desvantagem a necessidade de visitas ao dentista durante até 20 meses. Sendo o dente restaurado provisoriamente, ficando susceptível às infiltrações coronárias, o tratamento torna-se mais caro e o paciente pode não frequentar às consultas, podendo levar o caso a um insucesso. (Justificativa de erro do item D)

ID
2072560
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Embora a osteotomia não seja uma manobra rotineira em Odontopediatria, o seu uso é indicado para

Alternativas

ID
2072581
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Ao realizar a avaliação clínica e radiográfica da viabilidade pulpar, trata-se de um sinal indicativo de sucesso do tratamento pulpar indireto, a presença de

Alternativas

ID
2102953
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente T. D. F., 5 anos de idade, chega ao consultório odontológico portando o seguinte quadro clínico: Lesões de manchas brancas ativas nos dentes anteriores, e lesões cariosas ativas cavitadas nos molares. O exame radiográfico dos molares revelou que todas as lesões são profundas, mas que não apresentam envolvimento pulpar. A alternativa que apresenta a proposta de tratamento inicial mais adequada ao caso é:

Alternativas
Comentários
  • gabarito LETRA B


ID
2228191
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em relação ao tratamento endodôntico em dentes decíduos, tem-se o seguinte:

Alternativas

ID
2228194
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O exame clínico de uma criança com 5 anos de idade, com os primeiros molares permanentes não irrompidos, revela no dente 85 a presença de uma extensa lesão de cárie e fístula na região vestibular. O exame radiográfico mostra que a lesão de cárie invadiu o tecido pulpar e que há presença de reabsorção interna de grau leve no terço médio da raiz mesial. A conduta terapêutica mais indicada para o caso descrito é

Alternativas

ID
2228215
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Para a realização de pulpectomia em molares decíduos superiores, a técnica radiográfica utilizada para a obtenção do comprimento de trabalho é

Alternativas

ID
2228227
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A polpa de um dente decíduo é semelhante à do dente permanente. Constitui-se de células, substância intercelular, fibras colágenas e reticulares, vasos sanguíneos e linfáticos e nervos. A predominância celular é de

Alternativas

ID
2228272
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Uma criança está com abcesso extrabucal na região mandibular inferior esquerda de origem odontogênica. Ao realizar a incisão para a drenagem do abcesso, o cirurgião-dentista deve evitar injetar o agente anestésico na região do edema porque

Alternativas

ID
2316868
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A pulpotomia é uma técnica em que apenas a polpa coronária é removida e para isso algumas características precisam ser apresentadas. Assinale a alternativa que aponta uma característica favorável a pulpotomia.

Alternativas
Comentários
  • Pulpotomia

    Principal indicação: dentes com rizegênese incompleta; polpa cor vermelho vivo, consistência firme.

    "Após exposição da polpa, remoção da parte da câmara pulpar com curetas afiadas; limpeza da cavidade com água de hidróxido de cálcio; controle do sangramento com Otosporin ou algodão embebido em água de hidróxido de cálcio por dez minutos; aplicação do hidróxido de cálcio PA e acomodação para que entre em contato com a área afetada; aplicação de jato de ar para eliminação do excesso de pó; manipulação do cimento de hidróxido de cálcio e aplicação ao redor do pó para acomodá-lo melhor; segue o preenchimento da cavidade com cimento de ionômero de vidro".

    Fonte: Leonardo Muniz Odonto (Youtube)

  • Vermelho-rutilante: vermelho vivo.
  • Letra C

    Dr. Aluizio Siqueira


ID
2343682
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Embora a pasta de óxido de zinco e eugenol tenha sido considerada como o material de escolha para a realização de pulpectomias de dentes decíduos, mais recentemente um outro material com boa propriedade antisséptica tem sido adicionado às pastas obturadoras para canais radiculares decíduos. Corresponde a esse material o:

Alternativas
Comentários
  • Diversos autores têm relatado o uso da pasta KRI, que consiste em uma mistura de iodofórmio, cânfora, paraclorofenol e mentol.

    Fonte: Caminhos da Polpa
     

  • Pasta de Guedes-Pinto (PGP): iodofórmio, paramonoclorofenol canforado, rifocort(rifamicina). Pasta menos irritiante que o formocresol e tem uma boa resposta tissular de reparo rápido (fonte: "QUIMO" nos concursos: Odontologia - terceira edição)

ID
2347666
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 5 anos chega ao ambulatório com queixa de dor, dizendo que não quer entrar porque tem medo de dentista. Sua mãe relata que ela tomou várias injeções quando esteve internada. Foi relatado que a paciente respira pela boca. Dente 55 com lesão de cárie ativa e presença de imagem radiolúcida no periápice sem comprometimento da cripta do permanente.
O tratamento mais adequado a ser realizado, no dente 55, é

Alternativas
Comentários
  •  o Tratamento Endodôntico Radical está indicado em dentes decíduos com pulpite irreversível ou necrose ou em um dente que inicialmente foi indicado para pulpotomia, porém o tecido pulpar radicular apresentou sinais clínicos que contra-indiquem a manutenção da polpa radicular, como necrose e hemorragia excessiva. Em relação aos sinais radiográficos, observados no exame pré-operatório, este tratamento está indicado para dentes com reabsorção fisiológica, reabsorção patológica inicial e com lesão periapical ou interradicular que não tenham atingido a continuidade da lâmina dura do saco folicular do germe do permanente sucessor. 

  • A pulpotomia está indicada quando a remoção de tecido cariado resulta em exposição pulpar em um dente decíduo com polpa saudável ou com pulpite reversível ou após exposição pulpar por trauma. A polpa coronária é amputada e o tecido pulpar radicular remanescente é diagnosticado vital por critérios clínicos (como coloração do sangramento, consistência do tecido pulpar ao ser amputado e capacidade de hemostasia, além de ausência de sinais e sintomas de alteração pulpar irreversível: dor espontânea, edema, fístula) e radiográficos (ausência de radioluscência peri e interradicular, ausência de reabsorções interna e externa não fisiológica).


ID
2371288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca dos problemas dentários encontrados na prática clínica da odontopediatria, julgue o item a seguir.

A pulpotomia — técnica de fundamental importância para evitar a perda prematura de dentes decíduos — pode ser indicada em casos de inflamação da polpa coronal.

Alternativas

ID
2371753
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em relação ao diagnóstico, tratamento e prognóstico da necrose pulpar em dente decíduo após traumatismo, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2371783
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A pulpotomia é uma técnica utilizada no tratamento de dentes decíduos com envolvimento pulpar. De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. A técnica consiste em amputar a polpa coronária, inserir uma base na câmara pulpar a fim de promover a cicatrização do tecido dentário.

II. É contraindicada em pacientes imunocomprometidos.

III. É indicada para dentes com lesão cariosa profunda e envolvimento pulpar irreversível.

IV. É contraindicada em dentes com mais de 1/3 de reabsorção radicular.


Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) 

Alternativas

ID
2460058
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Na odontologia pediátrica não é raro o profissional se deparar com pacientes portadores de elementos dentais decíduos com lesões pulpares irreversíveis. O tratamento endodôntico é indicado quando essas alterações pulpares degenerativas estão avançadas ou levaram a polpa à necrose pulpar. Porém, o tratamento de canais em dentes decíduos pode ser contraindicado em determinadas situações específicas. Em relação à indicação e contraindicação do tratamento de canais é correto afirmar que dentes decíduos

Alternativas

ID
2514589
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Criança de 5 anos apresenta elemento 74 com extensa lesão de cárie na região proximal distal com envolvimento da crista marginal, sem presença de abscesso ou fístula, bem como dor espontânea. Já o elemento 75 apresenta uma lesão escurecida restrita à superfície proximal/mesial sem envolvimento da crista marginal. São procedimentos indicados para os elementos 74 e 75, respectivamente:

Alternativas

ID
2544682
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Caso clínico 5A4BBB


Uma mãe procurou serviço odontológico para o filho de nove anos de idade que estava com o elemento 84 muito destruído por cárie, com indicação de extração. Radiograficamente, observou-se ter havido perda óssea na região periapical e que o elemento dentário 44 estava com um terço da raiz formada, compatível com estágio 7 de Nolla.

Considerando o caso clínico 5A4BBB, assinale a opção correta acerca da cronologia e dos fatores que influenciam a erupção dental.

Alternativas
Comentários
  •      O processo de erupção (irrupção) é influenciado pelo Tempo de formação do dente, Espessura óssea do local e pelo Motivo que levou a perda do decíduo. Assim, quando há perda precoce do decíduo: A erupção do permanente correspondente pode ser Acelerada, Atrasada ou até mesmo Impedida.

     

    Estágio 6 de Nolla: Início dos movimentos Eruptivos.

     

    A - Correta. Aceleram a Erupção => Fatores locais: - Lesões Periapicais, - Pulpites, Pulpotomia, - Processos patológicos localizados.

                                                  => Fatores Sistêmicos: - Hipertiroidismo, - Hiperpituitarismo.

     

    B - Errada. Quando na época de esfoliação, se o osso está destruído por infecção, via de regra, a erupção será acelerada, já que não haverá obstáculo para a irrupção do permanente, mesmo que haja pouca formação da raiz.

     

    C - Errada. Uma exodontia de decíduos é considerada precoce quando o sucessor permanente está antes do estágio 6 de Nolla ou 12 meses ou mais da sua esfoliação. Além disso, se a perda do decíduo ocorrer de 6 até 12 meses da época fisiológica da esfoliação há uma aceleração da erupção, já que não haverá mais barreira para o permanente irromper.

     

    D - Errada. Quando a perda do decíduo ocorre antes do movimento eruptivo (antes do estágio 6 de Nolla) do permanente correspondente poderá haver atraso na erupção, já que provavelmente haverá formação de osso na área, dificultando a erupção.

       

     

    Fonte: Odontopediatria para Crianças e Adolescentes. Autores: McDonald e Avery.

    Tratado de Medicina de Família e Comunidade. Autores: Gusso e Lopes.

    Ortodontia. Autor: Moyers


ID
2550430
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente de seis anos de idade, do sexo masculino, apresenta dor no dente 21 que ocorre por estímulos térmicos, cessando com a eliminação do fator estimulante. O dente radiograficamente mostra cárie coronária e ápice aberto, sem sinais de lesão ou espessamento apical. O dente apresenta vitalidade pulpar. Após a remoção da cárie, com isolamento absoluto, ocorreu pequena exposição pulpar. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que indica a conduta que deverá ser admitida.

Alternativas
Comentários
  • gabarito LETRA C


ID
2617309
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O odontopediatra recebe em seu consultório um paciente de 7 anos com queixa de dor à mastigação na região do elemento 74, que apresenta uma lesão de cárie com cavitação visível em dentina. Durante o preparo cavitário, o dentista avisa ao auxiliar que será necessário realizar o procedimento de pulpotomia no elemento e solicita que se prepare o medicamento e a base forradora.


O auxiliar compõe então a bandeja com os seguintes materiais:

Alternativas
Comentários
  • Pulpotomia com Formocresol

    Entre os vários medicamentos utilizados como agentes capeadores das polpas de dentes decíduos após

    pulpotomias, o mais conhecido é o formocresol, em razão de inúmeras pesquisas comprovando sua eficiência

    clínica, apesar do comprovado efeito tóxico desse material. A técnica de trabalho empregada apresenta a seguinte sequência: anestesia e isolamento absoluto com dique de borracha são condutas necessárias para o bom êxito da técnica. A seguir, o tecido cariado é removido com brocas, a polpa na sua porção superior (a oclusal do dente) fica exposta, removendo-a a com curetas (pulpotomia) e aplicando sobre ela um penso de algodão com formocresol. Após de 3 a 5 min, retira-se o penso de algodão e, sobre a polpa radicular, coloca-se uma base de óxido de zinco e eugenol. A seguir, sela-se o dente. A fórmula do formocresol que atualmente está sendo empregada é a de Buckley, segundo Berger: formaldeído (19%), cresol (35%), glicerina (15% – veículo), e H2O destilada – q.s.p. (100 cc).

    Odontopediatria. Guedes-Pinto


ID
2652103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Uma criança de oito anos de idade foi encaminhada a uma clínica de odontopediatria com o diagnóstico de lesão de cárie extensa e evidente comprometimento pulpar no dente 84, assintomático.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Dada a dificuldade de identificação do nível de comprometimento pulpar pela ausência de estímulo doloroso, a mobilidade representa o teste mais confiável para indicação da terapia endodôntica adequada à criança do caso.

Alternativas
Comentários
  • O exame de mobilidade do dente pode indicar problemas nos tecidos de suporte. Entretanto, esta não deve ser confundida com a fase de reabsorção radicular ativa. O exame da cavidade de cárie, possivelmente, é o exame mais importante. Deve ser feito com campo isolado, bem iluminado e com instrumentos novos, pois só assim é possível se ter a dimensão da extensão e profundidade da lesão. Desse modo, o clínico experiente saberá tirar proveito dessa observação. Os testes de frio e quente em crianças não são muito indicados, porque as respostas nem sempre são tão elucidativas como nos dentes permanentes. Além disso, podem provocar desconforto indesejável à criança, influenciando no seu comportamento. Da mesma forma, o exame de percussão é pouco usado.

    FONTE: Odontopediatria / Antonio Carlos Guedes-Pinto, Anna Carolina Volpi Mello-Moura. - [Reimpr.]. - 9. ed. - Rio de Janeiro : Santos, 2017. 


ID
2652106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Uma criança de oito anos de idade foi encaminhada a uma clínica de odontopediatria com o diagnóstico de lesão de cárie extensa e evidente comprometimento pulpar no dente 84, assintomático.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Verificado o comprometimento pulpar em toda a extensão dos canais, o tratamento mais indicado é a pulpotomia seguida da aplicação de formocresol, que, pela sua capacidade de distribuição no sistema de canais, impedirá o comprometimento do germe permanente.

Alternativas
Comentários
  • Considero errado pelo fato de estar descrito aplicacão  e distribuição do formocresol pelo sistema de canais? Pois o formocresol  age a distância?

  • Patrícia, não poderia ser pulpotomia (remoção apenas da polpa coronária) levando em consideração que os canais radiculares já têm envolvimento.

    Neste caso, é recomendada uma pulpectomia. Assim sendo, deve-se ter cuidado para que a obturação do canal radicular em um dente decíduo não  interferira na esfoliação normal do sucessor permanente. Isso requer o preenchimento da raiz com uma pasta reabsorvível.  Materiais adequados para obturação incluem cimento à base de óxido de zinco e eugenol reforçado, pasta de hidróxido de cálcio (Pulpdent, Ultracal) e pasta de iodofórmio (Kri, Diapex).

  • Pulpectomia

  • Essa questão aparece cortada para mais alguém?
  • Do que adiantaria fazer pulpotomia e colocar formocrosol? Se a intenção é manter a polpa radicular viva e ele ia necrosar a polpa.


ID
2652109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A respeito de um dente com rizogênese incompleta e que apresenta uma lesão de cárie extensa com comprometimento pulpar, julgue o item que se segue.

Antes da indicação terapêutica, uma análise radiográfica detalhada deve ser realizada para se identificar o nível de formação da raiz, visto que o desenvolvimento radicular é mais lento no sentido vestibulopalatino, cujas paredes são mais curtas que as do plano mesiodistal.

Alternativas
Comentários
  • Tratamento Endodôntico: Ao se realizar o tratamento endodôntico em dentes com rizogênese incompleta, é fundamental que se tenha conhecimento da área onde se irá intervir. A análise radiográfica inicial revela o estágio de desenvolvimento da raiz e as condições do segmento apical, que poderá apresentar-se de forma divergente, paralela ou ligeiramente convergente. Contudo, o desenvolvimento radicular no sentido vestibulopalatino é mais lento sendo, consequentemente, essas paredes mais curtas e o forame apical maior quando comparados ao plano mesiodistal.

    Livro Endodontia / Biologia e Técnica - Lopes e Siqueira.


ID
2652112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A respeito de um dente com rizogênese incompleta e que apresenta uma lesão de cárie extensa com comprometimento pulpar, julgue o item que se segue.

Havendo vitalidade pulpar, hemorragia abundante e cor vermelho-rutilante, a indicação terapêutica consistirá na realização de pulpotomia, hemostasia e aplicação direta de materiais como hidróxido de cálcio e MTA, podendo nesses casos ser realizada a restauração coronária definitiva.

Alternativas
Comentários
  • PULPOTOMIA: Técnica endodôntica conservadora que consiste na remoção do tecido pulpar coronário inflamado com a consequente manutenção da integridade da polpa radicular. Esta técnica é utilizada em dentes com vitalidade pulpar (diagnóstico clínico de pulpite irreversível sintomática), principalmente em dentes com rizogênsese incompleta. É uma técnica de grande alcance social e muito aplicada em diferentes países em fase de desenvolvimento econômico como o Brasil, onde deveria ser instituída nas escolas de ensino fundamental e médio como serviço público prestado aos estudantes, por meio de profissionais e professores, mas infelizmente não o é. Certa.

    Livro Tratamento de Canais Radiculares. Mário Roberto Leonardo.

  • O correto não seria Hidróxido de cálcio OU MTA?

  • Nos atendimentos ambulatoriais, que por impossibilidade de uma segunda sessão ou por insegurança quanto ao correto selamento coronário da cavidade, se realiza a pulpotomia em sessão única, deixa-se o corticosteroide-antibiótico, por 10 a 15 minutos, sobre o remanescente pulpar e acama-se, a seguir, a pasta de hidróxido de cálcio, mantendo-se todos os demais cuidados.Contudo, o maior índice de sucesso é o obtido com a pulpotomia realizada em duas sessões.

    ENDODONTIA

    BIOLOGIA E TÉCNICA

    4ª EDIÇÃO

    Hélio Pereira Lopes,José Freitas Siqueira, Jr

    CAP 25: TRATAMENTO ENDODONTICO EM DENTES COM RIZOGÊNESE INCOMPLETA.

    DENTES COM VITALIDADE PULPAR.

    Pags 1460-1461


ID
2652115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A respeito de um dente com rizogênese incompleta e que apresenta uma lesão de cárie extensa com comprometimento pulpar, julgue o item que se segue.


Em caso de necrose pulpar, a terapia indicada é a apicificação ou o fechamento apical da raiz, cujo êxito dependerá da percepção de que o ápice radicular encontra-se inserido na lâmina óssea cortical.

Alternativas
Comentários
  • Considerações Gerais Acerca da Apicificação: A apicificação é um tratamento para dentes com ápice aberto, que visa ao selamento do forame apical por meio da neoformação de um tecido mineralizado induzido pela ação de uma medicação à base de hidróxido de cálcio usada para preencher o canal radicular. A abordagem tradicional para o tratamento de Apicificação está mais indicada para dentes que sofreram traumatismo dental severo, do tipo intrusão ou avulsão, e apresentam risco de reabsorções radiculares por substituição. Nesses dentes, a manutenção de uma oburação do canal com material oburador às base de hidróxido de cálcio favorece o processo de reparação. O protocolo de obturação investigado por Soares mostrou-se eficaz no tratamento de dentes traumatizados, tanto naqueles com formação radicular completa quanto nos casos de rizogênese incompleta.

    Livro Endodontia Passo a Passo: Evidências clínicas.  Francisco José de Souza Filho


ID
2652118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A respeito de um dente com rizogênese incompleta e que apresenta uma lesão de cárie extensa com comprometimento pulpar, julgue o item que se segue.


Nos casos de tampão apical, a substância de escolha é o MTA, porque sua capacidade de selamento é inferior à do amálgama super EBA e IRM, o que permite maior infiltração de fibroblastos periodontais na área exposta e, consequentemente, a potencialização da formação de uma barreira mineralizada.

Alternativas
Comentários
  • Torabinejad e colaboradores, (1994), em estudos de infiltração indicaram que o selamento de MTA é superior ao amálgama e igual, ou melhor, que outros materiais retrobturadores atuais. Histologicamente, a cementogênese tem sido induzida quando o MTA é usado como material retrobturador cirúrgico.
    Conforme os resultados obtidos por TORABINEJAD et al. (1995) e TORABINEJAD et al. (1997), o MTA é um material de excelente biocompatibilidade aos tecidos vivos proporcionando um selamento hermético. Estas são características necessárias que um material reparador ideal possua, tal como um bom grau de radiopacidade (ESTRELA et al. 2000), o seu pH é incompativel com a maioria dos microrganismos, promovendo inibição das enzimas bacterianas (ESTRELA et al. 1995).

    http://tcconline.utp.br/wp-content/uploads/2013/03/USO-DO-MTA-COMO-TAMPAO-APICAL.pdf


ID
2652157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A respeito do diagnóstico e tratamento de traumatismos dentais na primeira infância, julgue o próximo item.


Para dentes permanentes jovens com fraturas coronárias extensas, o tratamento com proteção pulpar direta deve ser aplicado quando houver qualquer exposição pulpar, em dentes com rizogênese completa e quando não houver trauma no tecido periodontal.

Alternativas
Comentários
  • A proteção pulpar direta deve ser feita apenas em casos de pequena exposição pulpar.

  • O procedimento está indicado em pequenas exposições pulpares acidentais (mecânica ou por trauma) em dentes permanentes e decíduos com até dois terços de rizólise, ambos com polpa saudável, quando as condições para resposta favorável forem ótimas. O capeamento pulpar direto, em função de uma exposição pulpar por cárie (ou seja durante a remoção de tecido cariado) não está indicado, para ambas as dentições.

  • O que irá determinar a indicação de proteção pulpar direta é o estado patológico da polpa e seu grau de contaminação e não o tamanho da exposição. Além disso, para a escolha deste capeamento em um trauma, deve-se considerar o fator tempo, o qual deve ser menor que 24h de exposição.

  • O tratamento ideal é a Pulpotomia


ID
2695582
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

De acordo com Guedes Pinto (2016), a pulpotomia caracteriza-se pela remoção da polpa coronária e subsequente uso de medicamentos que procuram manter a polpa radicular em condições de saúde, permitindo que o ciclo biológico de reabsorção radicular se processe naturalmente. São consideradas contraindicações para pulpotomia, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Indica-se a pulpotomia para dentes decíduos com vitalidade pulpar e que não apresentem mais de dois terços de reabsorção radicular, nem lesão na bi ou trifurcação das raízes dos molares. Também, não deve ser indicada essa conduta para dentes tão destruídos, que seria impossível a sua reconstrução após o tratamento endodôntico. 

    FONTE: Odontopediatria / Antonio Carlos Guedes-Pinto, Anna Carolina Volpi Mello-Moura. - [Reimpr.]. - 9. ed. - Rio de Janeiro : Santos, 2017. 


ID
2725762
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O agregado trióxido mineral (MTA) é um pó composto por óxidos minerais e íons e vem sendo utilizado preferencialmente ao hidróxido de cálcio Ca(OH)2 , em casos clínicos de pulpotomias, capeamentos pulpares diretos, perfurações e fraturas radiculares e apecigêneses.


Diante do exposto, pode-se afirmar que é uma vantagem do MTA em relação ao Ca(OH)2 :

Alternativas

ID
2760586
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta características das técnicas de terapia pulpar vital em dentes decíduos.

Alternativas
Comentários
  • A - Errada. A pulpotomia é a remoção do tecido pulpar coronário com a manutenção e posterior proteção da polpa radicular com um material adequado.

     

    B - Errada. No capeamento pulpar direto é indispensável a utilização de Isolamento ABSOLUTO.

     

             - Capeamento Pulpar - Indicações: => Ausência de reabsorção radicular;

                                                               =>Microexposição de origem mecânica (não por lesão cariosa);

                                                               => Ausência de contaminação pulpar por saliva e/ou microrganismos (Fazer uso de Isolamento Absoluto e materiais esterilizados);

                                                              =>Contenção Hemorrágica espontânea.

     

    C - Correta.

     

    D - Errada. Se houver evidência de Hiperemia após a remoção da polpa coronária, indicando que a inflamação está PRESENTE no tecido, a pulpotomia não está indicada, não devendo fazer uso do formocresol. A pulpotomia só deve ser feita quando a hemorragia foi facilmente controlada, o que indicará que a polpa radicular mantém sua vitalidade.

     

    E - Errada. O Agregado de Trióxido Mineral (MTA) pode ser usado para o capeamento pulpar direto, mas o Hidróxido de Cálcio é há décadas muito utilizado tanto para capeamento pulpar quanto para pulpotomia.


ID
2760589
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta indicação para a realização de pulpectomia total.

Alternativas
Comentários
  • D


ID
2892166
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em caso de exposição pulpar durante a remoção de tecido cariado em um molar decíduo de uma criança de 6 anos de idade, que apresentou queixa de dor provocada por alimentos doces e líquidos gelados, o tratamento imediato mais adequado deve ser

Alternativas
Comentários
  • Exposição pulpar bem dentes com pulpite reversível: pupotomia
  • A técnica da pulpotomia objetiva remover a porção mais afetada do tecido pulpar, geralmente a polpa coronária, preservando a vitalidade da polpa radicular.

  • Exposição acidental da polpa sem tecido cariado: capeamento pulpar direto. Exposição durante a remoção da cárie com tecido cariado ainda presente: pulpotomia
  • capeamento pulpar direto somente quando a exposição não envolver tecido cariado.

  • O capeamento pulpar direto é contra indicado em dentes decíduos, principalmente quando há contaminação por cárie, dentes decíduos não respondem bem a esse tipo de tratamento e podem agudizar o quadro. o correto seria uma pulpotomia.


ID
2892172
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atualmente, o tratamento de lesões de cárie em dentes decíduos e permanentes tem seguido princípios de mínima intervenção, com o objetivo de preservar as estruturas dentárias e propiciar melhor adaptação comportamental do paciente. Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A

  • A letra "C" pode enganar, mas o erro dela é mencionar a dentina infectada, quando o correto seria a dentina afetada.
  • A) Correta.

    B) A preservação da distância mesiodistal de molares decíduos durante procedimentos restauradores é essencial para o desenvolvimento da oclusão, já que restaurações proximais inadequadas, especialmente em áreas de contato, podem alterar a relação entre os dentes adjacentes (redirecionando-os), provocando, assim, subsequente falta de espaço para os permanentes.  

    C) A escavação gradativa (Tratamento Expectante) é uma técnica de mínima intervenção para lesões cariosas profundas de dentina, que pode ser utilizada em dentes decíduos e dentes permanentes jovens e que deve ser realizada em duas sessões de intervalo de tempo variável. Na primeira, há remoção da dentina infectada e manutenção da dentina afetada. Na segunda, avalia-se clínica e radiograficamente as condições pulpares, aguardando a deposição de dentina reparadora.

    D) A Escavação Gradativa (Tratamento Expectante) é uma técnica indicada em caso de pacientes que não apresentam adequação comportamental para se submeterem a procedimentos mais complexos e quando há dúvida na determinação do diagnóstico pulpar.

    E) Em lesões interproximais radiograficamente detectadas em dentina superficial, quando não há diastema presente, recomenda-se o afastamento prévio dos elementos envolvidos, com o objetivo de avaliar a presença de cavidade, atividade e profundidade da lesão. Os cornos pulpares proeminentes, a fina camada de esmalte e dentina e a menor calcificação de dentes decíduos possibilitam que o dano pulpar ocorra mais rapidamente que em dentes permanentes. Dessa maneira, a decisão de intervenção deve ser imediata.

    Fonte. Odontopediatria. Pordeus e Paiva.

    Cariologia - Aspectos de Dentistica Restauradora. Busato e Maltz.

    Odontopediatria para crianças e Adolescentes. McDonald e Avery.

    Manual de Referência para Procedimentos Clinicos em Odontopediatria. Massara e Redua

  • ART em lesões profundas? Não deveria ser média e rasa?

  • A - correta B - A preservação da distância é essencial C - A escavação gradativa é em duas sessões D - Não é capeamento pulpar indireto , é tratamento expectante ou escavação gradativa é indicado para crianças com mal comportamento . E - É nescessário o afastamento.

ID
2892175
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Considerando hipoteticamente uma luxação extrusiva com deslocamento visível do dente 51 em uma criança de 3 anos de idade, atendida seis horas após o traumatismo, assinale a alternativa correta que indica o tratamento de escolha imediato nesse caso.

Alternativas
Comentários
  • Dentição decídua: reposicionar e permitir cicatrização, exceto quando existem indicações para uma extração (por exemplo, a lesão é grave ou o dente encontra-se perto de sua esfoliação). Se a decisão de tratamento for o reposicionamento e estabilização, imobilizar por 1 a 2 semanas.

    Tratamento imediato: Reposição do dente em posição normal, contensão semi-rígida por 30 a 45 dias.

    Tratamento tardio: Exodontia 

  • Mas aqui indica C como resposta certa

  • Alguém explica ?
  • C

  • Questao maluca. mais uma dessa banca pessima

  • Em se tratando de uma luxação extrusiva e devido ao tempo decorrido da lesão, o correto realmente é a exodontia do dente devido às grandes chances de lesão do elemento permanente (11).

  • No caso da contenção semi-rígida seria apenas por 7 - 10 dias.

  • questão mal formulada, passível de anulação.

  • Questão mal formulada. Poderia fazer uma contenção flexível de 7 a 14 dias.

  • Não é indicado reposicionamento de dentes decíduos que sofreram luxação extrusiva para não afetar o dente permanente. Exodontia é o tratamento indicado.

  • Exodontia, pois a criança foi atendida 6 horas após o trauma. Logo, tentar reposicionar pode deslocar o coágulo do alvéolo e pressionar o germe do dente permanente.

  • Extrusão severa - exo extrusão menor que 3mm reposicionamento cuidadoso


ID
3419473
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Criança de 4 anos de idade é levada por sua mãe à clínica devido à presença de abscesso endodôntico. Ao exame clínico, observa-se presença de lesão de cárie ampla atingindo a câmara pulpar do elemento 75. Radiograficamente, há espessamento do ligamento periodontal, mas sem lesão periapical ainda. Foi feita a opção de realizar o acesso à câmara pulpar com a utilização do CTZ, uma pasta antibiótica que contém

Alternativas
Comentários
  • A utilização da pasta obturadora composta por cloranfenicol, tetraciclina, óxido de zinco e eugenol (CTZ) no tratamento de canais radiculares em dentes decíduos pode ser indicada independente da condição pulpar. Além disso, ela apresenta um protocolo de simples execução, não sendo necessária a instrumentação dos canais radiculares, e custo relativamente inferior quando comparada à técnica endodôntica convencional (OLIVEIRA; COSTA, 2006; GUEDES-PINTO; SANTOS, 2010).


ID
3444544
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente de 6 anos de idade apresenta-se para tratamento odontológico com várias lesões de cárie profundas, tanto nos dentes decíduos quanto nos dentes permanentes. Sobre o manejo dessas lesões de cárie, qual é o melhor tratamento?

Alternativas
Comentários
  • Por que a alternativa D está errada?

  • Porque remoção total de tecido cariado em cavidades profundas pode expor a polpa.

  • A questão pede a mínima intervenção. Então é sempre bom usarmos de tratamentos minimamente invasivos. Como a remoção apenas de dentina infectada e deixando dentina afetada com o intuito de não haver exposição pulpar.


ID
3450397
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Patos de Minas - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em odontopediatria, o tratamento endodôntico, que consiste na pulpectomia, no preparo biomecânico e na obturação dos canais radiculares, tem indicação quando as alterações pulpares degenerativas estão avançadas ou levaram à polpa a necrose total. Nesse sentido, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
3452839
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente de 5 anos, com dentição decídua completa, vai para consulta odontológica. Dentre os seguintes dentes, qual NÃO está presente?

Alternativas
Comentários
  • Dente 34 não faz parte da dentição decídua e erupciona de 9-11 anos


ID
3454531
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

De acordo com o Índice de Bilateral (dentição decídua e mista precoce), a maloclusão de grau 4 tem relação de bases apicais de:

Alternativas
Comentários
  • GRAU 1 - Classe I ou II - Overjet e overbit positivos (sem mordida aberta)

    GRAU 2 - Classe I ou II - Incisivos corrigidos seria overjet e overbite positivos (ou mordida aberta mínima)

    GRAU 3 - Topo a topo - Incisivos corrigidos estariam topo a topo

    GRAU 4 - Classe III - Incisivos corrigidos não estariam topo a topo

    GRAU 5 - Classe III - Incisivos corrigidos não tocariam os incisivos inferiores


ID
3778423
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O conhecimento sobre gengivites e doenças locais de origem sistêmica e anestesia local na infância nos levam a afirmar que

Alternativas

ID
3886291
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Um paciente de oito anos de idade bateu a boca na borda da piscina, durante sua aula de natação. A mãe levou a criança à consulta odontológica imediatamente após o trauma. Não houve sangramento e a criança queixava‐se de dor provocada. Clinicamente, o cirurgião dentista observou perda de esmalte e dentina no dente relacionado ao trauma, além de ausência de mobilidade ou sangramento no sulco gengival. O exame radiográfico, feito no momento da consulta, demonstrou perda de esmalte e dentina, sem comprometimento pulpar ou espessamento periodontal.


Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o correto diagnóstico e o tratamento indicado para o paciente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A


ID
3980305
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre o tamanho e a morfologia da câmara pulpar do dente decíduo é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3980329
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Na odontopediatria não é raro o profissional se deparar com dentes decíduos com lesões pulpares irreversíveis. A pulpectomia é indicada quando:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Nas demais, é indicado a exodontia e/ou tratamento não conservador medicamentoso.


ID
4866766
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Morro Agudo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente, gênero masculino, 8 anos, sofreu trauma no dente 11, após queda da bicicleta. Decorridos 40 minutos do acidente, clinicamente observa-se fratura coronária com pequena exposição pulpar. Também são constatadas presença de vitalidade pulpar e imagem radiográfica sem sugestão de patologias. O tratamento para o caso clínico descrito inclui

Alternativas
Comentários
  • C

  • A questão deve ser retirada do ar, pois capeamentos pulpares diretos em decíduos são raros de acontecer, ainda mais proveniente de um traumatismo com polpa exposta há 40 minutos. Resposta correta é pulpotomia


ID
4938484
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O exame clínico de uma criança com 5 anos de idade, com primeiros molares permanentes não irrompidos, revela no dente 85 a presença de uma grande lesão de cárie e fístula na região vestibular. O exame radiográfico mostra uma extensa lesão na região de furca e reabsorção externa, envolvendo grande parte da raiz distal. A conduta adequada para o caso acima é:

Alternativas
Comentários
  • O tratamento ideal na maioria das perdas precoces de dentes decíduos é exodontia + mantenedor de espaço, porém no enunciado da questão percebemos a ausência clínica do primeiro molar permanente (criança tem apenas 5 anos). Isso, por sua vez, impossibilita a instalação de mantenedores de espaço no arco inferior. Como a perda é unilateral do 85, o mantenedor de escolha deveria ser do tipo ALÇA BANDA, que para sua instalação exige bandagem do primeiro molar permanente. Já que não há possibilidade de outro mantenedor para o caso clínico em questão, o gabarito é D: exodontia + acompanhamento , e em idade oportuna, usar um recuperador ou um mantenedor de espaço.


ID
5459473
Banca
VUNESP
Órgão
EsPCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente de 3 anos, gênero feminino, melanoderma, apresenta dente 55 assintomático, vital, com lesão de cárie oclusal, em que a continuidade da remoção de tecido cariado pode expor a polpa. Assinale a alternativa que contém conduta clínica indicada para esse caso clínico.

Alternativas

ID
5459494
Banca
VUNESP
Órgão
EsPCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Para a realização de um procedimento odontológico de curta duração num paciente de 6 anos, gênero masculino, saudável, pesando 20 kg, optou-se pelo uso de um benzodiazepínico para sedação mínima por via oral. Assinale a alternativa que contém prescrição correta para esse caso.

Alternativas

ID
5459506
Banca
VUNESP
Órgão
EsPCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente de 8 anos, gênero feminino, leucoderma compareceu ao consultório acompanhada dos pais, que informaram que a menina caiu na escola de uma arquibancada na hora do recreio. Na queda, houve avulsão do dente 21. O dente foi colocado no alvéolo pela professora. A menor apresentou ferimentos leves no lábio superior e nariz, sangramento gengival no dente 21 e extrusão de, aproximadamente, 2 mm. Ao Rx, apresentou espessamento no alvéolo do 21. A conduta clínica recomendada para este caso é

Alternativas

ID
5459542
Banca
VUNESP
Órgão
EsPCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Menino de 7 anos foi encaminhado pela odontopediatra para avaliação do endodontista quanto à necessidade de tratamento endodôntico do dente 46, pois, na remoção da cárie, ocorreu exposição pulpar. No Rx é possível visualizar grande perda de dentina, material radiopaco em íntimo contato com o corno pulpar mesial, pequeno aumento do espaço pericementário, canais amplos e ápice aberto. Ao teste de sensibilidade, o dente respondeu positivamente. Não apresenta dor espontânea. Dói com gelado, mas a dor passa imediatamente após a remoção do estímulo. Qual é a terapia mais indicada?

Alternativas