SóProvas


ID
2652127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

De acordo com a teoria ecológica da cárie, essa doença desenvolve-se em decorrência do consumo excessivo de açúcar, o que causa um desequilíbrio na microbiota do biofilme e a consequente perda mineral pela manutenção do pH baixo. As informações sobre hábitos alimentares da criança são indispensáveis para a avaliação da cariogenicidade da dieta, servindo como base para o plano de tratamento e a orientação de pacientes com atividade de cárie.

Tendo as informações apresentadas no texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, referente à cariogenicidade dos alimentos.


Na presença de sacarose no biofilme, enzimas bacterianas clivam esse açúcar, liberando frutose e obtendo energia para a conversão da glicose em polissacarídeos extracelulares.

Alternativas
Comentários
  • Polissacarídeos extracelulares (PEC) são sintetizados por enzimas de Streptococcus mutans a partir da sacarose, facilitando a aderência microbiana à superfície dental e mudando a estrutura do biofilme, tornando-o mais cariogênico. Não foi observado aumento na cariogenicidade do biofilme dental, pela metabolização de PEC durante período de “jejum”. Sugerindo que a grande função dos PEC estão relacionados à aderência bacteriana.

    http://taurus.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/321521/1/Oliveira_BarbaraEmanoeleCosta_M.pdf

  • Bacterias nao liberam frutose mas liberam acido lático que servirá para dissolver estrutura dentaria, a sacarse é hidrolisada e transformada em PEC esses polissacarideos vao aderir-se a superficie atraves do acucar e tbm servirá cmo reservatorio de energia para os streptococus

  • Os mutans possuem a enzima Glicosil-transferase(GTF),que quebra a sacarose em monômeros de glicose.Estes serão rearranjados sob a forma de PEC (polissacarídeos extracelulares),promovendo a adesão de outras bactérias e aumento da espessura da Placa Bacteriana.