Gabarito A
Depois de ler os artigos, vou deixar abaixo o link, e analisar melhor o comando do questão, que concordo com as colegas, gera dúvidas, meu entendimento foi mais acertivo e de acordo com o gabarito dado. Resumindo.
A aplicação da pesquisa em serviço para o profissional do serviço social torna-se um imperativo importante para suprir a formulação de políticas públicas e devemos considerar que a pesquisa é fundamental para a prática profissional. No caso do Serviço Social, esse debate é fundamental, visto que algumas indicações profissionais atuais caracterizam-se por vincular a pesquisa à ação do assistente social. Nesse caso, é perceptível que a pesquisa se torna um importante instrumento para a prática profissional(Iamamoto, 2008; Neto, 1990). Realizada não só para conhecer a realidade dos cidadãos, ou realizar uma análise social macroscópica, ou compreender os aspectos subjetivos dos usuários, indo além e contribuíndo para avanços significativos em diferentes campos da ação profissional, no âmbito das políticas públicas, no enfrentamento das expressões da questão social em diferentes momentos históricos, na construção da proposta curricular e definição dos seus fundamentos teóricos e metodológicos, na consolidação do projeto ético-político profissional, entre outros aspectos.
Ao retomar o cotidiano profissional do Serviço Social, é possível perceber uma gama de informações a respeito dos usuários: sexo, ocupação, composições familiares, condições habitacionais, dentre outros. É certo que tais informações são relevantes para a condução das atividades profissionais, no entanto, há necessidade de problematizá-las (articulando suas dimensões singulares/particulares ao universal), buscando compreender suas causas e possíveis significados, ancorados na busca de alternativas à realidade dos mesmos, pautadas no projeto ético-político profissional.
Por outro lado, é necessário que o assistente social desenvolva competência crítica para compreender a realidade e, neste caso, a pesquisa se apresenta como instrumento estratégico na atuação profissional, na medida em que pode garantir a unidade entre o saber e o fazer, ancorada em que tipo de sociedade que se almeja (ação política).
A pesquisa tem sido privilegiada, em alguns contextos, no âmbito da profissão, estimulando a atitude investigativa na postura e no exercício profissional. Em sua trajetória histórica, a profissão, ao construir e reconstruir um legado teórico, estabelece diálogo crítico com outras áreas do conhecimento, sendo importante interlocutora no campo das reflexões sobre a questão social e seu enfrentamento através da política pública.
https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/view/S1414-49802007000300005/3911
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282013000200003
Gabarito: A – suprir a formulação de políticas públicas.
[...]
Em suma, o percurso metodológico para elaboração de um projeto de pesquisa perpassa por um planejamento arquitetado para facilitar o percurso trilhado do pesquisador consoante o objeto almejado. Desta forma, o projeto nada mais é que o planejamento sistemático de um estudo almejado para se chegar o desvelar da problemática posta em analise.
Nesse ínterim, elucida-se que, a aplicação da pesquisa em serviço se torna um imperativo importante para suprir a formulação de políticas públicas que garantam a real demanda existente. (Pág. 215)
PAULA, Renato Francisco dos Santos – Gestão Pública e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS): Fundamentos para gestão - Volume I – São Paulo : Livrus Negócios Editoriais, 2013