-
GABARITO: C
Podemos dizer que um texto PROLIXO = um texto no LIXO!
Prolixidade: ficar "enrolando" no texto, trechos repetitivos!
-
Característica de quem é demasiadamente longo e demorado para explicar algo. Opõe-se ao simplista, que vai direto ao ponto para responder a uma questão.
Você pergunta a uma pessoa de onde veio aquele relógio sobre a mesa. Ela não te responde que o relógio é da Alemanha. Ela conta uma longa história sobre a origem desses modelos de relógios no império austro-húngaro, etc, etc, até revelar, no final, que o relógio é alemão.
Na redação oficial,devemos ir direto ao assunto sem legalegas,texto deve ser suncito e informativo com o menor número de palavras possíveis sem que traga algum prejuízo a informação do mesmo.
-
GABARITO ALTERNATIVA ''C''
(..) A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza(ALTERNATIVA ''A''), concisão, formalidade(ALTERNATIVA ''D'') e uniformidade(ALTERNATIVA ''E''). Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais. (...)
COMENTÁRIO: Na alternativa "B) correção", ela está ligada ao fato da clareza e formalida, uma vez que para existir estas primeiro tem que existir aquela. OU SEJA, ELA TAMBÉM ESTÁ CORRETA.
Já a alternativa ''C) prolixidade", é algo totalmente repudiado pela REDAÇÃO OFICIAL, uma vez que torna o texto cansativo por estender-se demais no tempo; que tende a arrastar-se.
-
A) CLAREZA: permite entendimento imediato (sem mediação) e único (sem ambiguidade) do texto.
B) FORMALIDADE: linguagem: formal/culta/norma padrão – implica correção gramatical e vocabulário.
C) O que é prolixidade: Característica de quem é demasiadamente longo e demorado para explicar algo.
E) UNIFORMIDADE: busca tornar único um padrão de texto.
GABARITO -> [C]
-
PROLIXO:que usa palavras em demasia ao falar ou escrever; que não sabe sintetizar o pensamento.
"A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade"
(Manual da Presidência da República)
A Redação Oficial tem que ser CONCISA.
Gabarito: C
-
não se admitem documentos..."
-
O importante é ser claro, dizendo-se o máximo com o mínimo (concisão). Objetividade é regra em correspondências oficiais. E a prolixidade, a pomposidade, tudo isso fere a objetividade e a clareza textual.
A resposta, sem dúvida, é a alternativa (C).
-
prolixidade: que usa palavras em excesso; que não consegue resumir uma ideia nem encurtar um pensamento.
Gab. C