SóProvas


ID
2652940
Banca
FUNDATEC
Órgão
AL-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com Limmer (1997), ao tratar de orçamento de obras, os custos administrativos integram os custos diretos empresariais e estão relacionados às atividades de administração das empresas executoras de obras. Assinale a alternativa que NÃO faz parte dos custos administrativos.

Alternativas
Comentários
  • GAB E

     

    Livro Planejamento e Controle de Obras - Limmer (1997)

    Pág 324 

    Entende-se que os custos administrativos são os custos indiretos, que são custos independentemente das atividades produzidas pela obra. No caso material de consumo de escritório, energia elétrica e comunicações, despesas com manutenção do escritório e amortização* da compra ou aluguel do imóvel sede da empresa são custos administrativos.

    Já o salário e férias da mão de obra são elementos que têm que ser fixos e definidos anteriormente, ou seja, são custos diretos, associados à execução da atividade.

     

    *parcela anual retirada pelo proprietário de uma empresa para atender à depreciação de bens ativos (máquinas, equipamentos, móveis etc.).

     

    Segundo o autor:

     

    Custo direto 

    - Associado à execução da atividade
    - Representa o custo do serviço de campo
    - Engloba mão de obra diretamente envolvida no serviço
    - Engloba o material aplicado e o equipamento utolizado

     

    Custo Indireto

    - São custos que ocorrem independentemente das atividades produzidas pela obra e não são incluídas nas composições dos custos unitários dos serviços
    - Inclui despesas de mobilização, manutenção do canteiro de obras, despesas correntes (material de escritório, contas de agua, luz...), equipe técnica (engenheiro, mestre, encarregado), e equipe administrativa (secretária, contínuo, coperia)
    - Salário do mestre, a alimentação da equipe e o custo de vigilância do canteiro serão os mesmos, quer a obra produza 200 m³ ou 30 m³ de concreto em um mês.

  • Me corrijam se eu estiver errado, por favor, mas denominação "integram os custos diretos empresariais", no enunciado, não gera uma confusão? Pois custos administrativos entram no orçamento da obra como indiretos, parte do BDI.

  • Então, alguns autores inserem os custos com administração nos custos diretos, outros inserem nos custos indiretos.

    O Aldo Mattos e o Limmer inserem nos custos indiretos...

  • Administração local: seu custo é representado pelo somatório dos salários e encargos dos componentes da respectiva equipe (inclui serviços gerais e apoio) adicionado de despesas diversas (veículos para transporte de pessoal, combustível, manutenção, energia, cópias, telefonia, fotografias, material de escritório, medicamento, consultoria, aluguéis, segurança).

    O custo de mão de obra é o salário/hora acrescido dos encargos sociais.