SóProvas


ID
2653501
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A imagem é chocante. Ao ver um corpo estendido na linha férrea, o maquinista pisa no freio. Do lado de fora, o controlador de tráfego determina que ele siga viagem. O trem volta a se mover e passa lentamente sobre o cadáver. O caso aconteceu na última terça em Madureira, no subúrbio do Rio. Seria mais uma morte invisível se a cena não tivesse sido filmada por um passageiro com o celular. O homem atropelado era Adílio Cabral dos Santos, de 33 anos de idade. Batizado com nome de jogador, e negro como ele, driblava o desemprego como vendedor de doces. Os ambulantes atravessam a linha várias vezes ao dia para evitar a apreensão de balas, biscoitos e garrafas d’água. Em nota sobre o acidente, a concessionária Supervia condenou a vítima, ao lamentar “a perda de mais uma vida por invasão dos trilhos”. A empresa, que pertence ao grupo Odebrecht, citou o “horário de pico” para justificar o segundo atropelamento. “A paralisação da linha”, alegou, “criaria transtornos para toda a movimentação do horário”. “Diante do risco de se criar um problema maior e mais grave, com a retenção de diversos trens, o centro de controle operacional tomou a decisão, em caráter absolutamente excepcional, de autorizar a passagem do trem”, afirmou a Supervia. O secretário de transportes se disse indignado e prometeu punir a concessionária. Já tinha acontecido em 2010, quando fiscais foram filmados chicoteando passageiros. O teólogo Marco Bonelli disse ao jornal O Globo que o caso retrata uma “sociedade violenta, na qual o ser humano morre, mas o sistema de transporte não pode parar”. Ao mesmo tempo, achamos normal que o tráfego seja interrompido para a passagem de autoridades. Na música Construção, Chico Buarque conta a história de um operário que “morreu na contramão atrapalhando o tráfego”. Adílio teve azar duas vezes. Foi atingido pelo trem e morreu no horário de pico.

(Adaptado de: FRANCO, B. M. Morreu no horário de pico. Folha de S. Paulo. 2 ago. 2015. Opinião. A4.)

Sobre as informações apresentadas no texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Texto opinativo ou de opinião é um texto breve e claro na interpretação dos fatos. É opinativo porque o sujeito que escreve emite opinião, ou seja, expõe o que pensa sobre o assunto em pauta, mas é um texto devidamente fundamentado, não fere a ética e o rigor da escrita.

     

    A opinião volta-se para o juízo que cada um ou o grupo (opinião pública) tem sobre algo.

    A opinião apresenta os fatos como a informação, enquadrando-os em um respectivo contexto, relacionando-os , através de uma interpretação. Elabora-se um juízo de valor sobre eles. Na opinião, o autor escolhe o ângulo de abordagem dos acontecimentos e das situações. 
    Exemplo de textos opinativos: editorial de revistas, comentários de jornal, etc.

     

    FONTE --->>helenaconectada.blogspot.com/2009/12/texto-opinativo.html

     

    GABA A

  • Quem veio aqui só pela PC-PR dá um like. kkk

  • PC PR 2018.

     

  • PC-PR

  • PC - 2018 !!!!

  • Ninguém havia comentado antes do edital da PC PR 2018 KKKK

  • PCPR 2018.

  • Gabarito Letra A

    (Adaptado de: FRANCO, B. M. Morreu no horário de pico. Folha de S. Paulo. 2 ago. 2015. Opinião. A4.)

  • Mais um da PC PR hehehe

    Letra A certa.

    B errada; Não justifica mas critica o ocorrido

    C errada; Não da soluções...

    D errada; apesar da Folha de SP ser um jornal conhecido por Fake News... se trata de uma notícia teoricamente real.

    E errada; texto não argumenta nada, apenas critica o fato.

  • A vaga é minha!!!

  • Para quem está pensando que a prova da PC - PR vai ser assim, não sonha.

    No edital diz: com alto nível de complexidade e textos científicos.


  • RUMO A PC PR...

  • PC PR