SóProvas


ID
2654182
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão abaixo refere-se ao texto seguinte.


    Levante a mão quem nunca teve o azar de ser amado pelas razões erradas. Eis uma experiência capaz de produzir a angústia de quem se depara com um duplo de si mesmo: o espelho do olhar do outro te devolve uma imagem que parece sua, mas na qual você não se reconhece. Claro que ninguém ama com objetividade. O que o amante vê no ser amado é sempre contaminado pela fantasia. Não me refiro, então, à impossibilidade fundamental de complementaridade entre os casais, mas aos encontros que se dão na base do puro mal-entendido. Sentir-se amado por qualidades que o outro imagina, mas não têm nada a ver com você, pode ser muito angustiante. E sedutor. Vale lembrar que a palavra “sedução” indica o ato de desviar alguém de seu caminho: “eis que chega a roda-viva e carrega o destino pra lá”.

  Pensava essas coisas de meu lugar na plateia lotada do Credicard Hall (que nome para um teatro, caramba!), onde fui ver o show de uma de minhas cantoras favoritas no momento: Maria Gadú. Com jeito de moleque, encarapitada no banquinho, de onde não desceu para rebolar nenhuma vez, composições muito pessoais que escapam ao clichê romântico e uma rara sofisticação musical, Maria Gadú parecia não se reconhecer diante do público que – vibrava? Não, vibrar seria compreensível. Delirava? Sim; mas o entusiasmo foi muito além disso. O público ululava desde os primeiros acordes de cada canção, que todos sabiam de cor, mas não conseguiam escutar. A energia com que aplaudiam mais parecia uma fúria, que a timidez da artista só fazia excitar mais e mais. Pareciam todos sedentos por uma experiência musical autêntica, promovida por alguém que não vendesse sensualidade barata, e ao mesmo tempo não se conformavam de não conseguir puxar a cantora para o terreno familiar da vulgaridade e do sex appeal.

   Mas estava espantada com a dimensão do sucesso. Como responderá ao apelo de um público que talvez esteja apaixonado por ela pelas razões erradas? Como não se espelhar na imagem banal de pop star que lhe oferecem? O que é mais difícil de enfrentar, na vida artística: a resistência do público para quem sua obra se dirige ou a fama vertiginosa que alavanca (ops) a carreira de alguns artistas iniciantes para o topo do mercado em algumas semanas?

   Ela diz ter com a música uma aliança impossível de desfazer. Sua intuição musical parece capaz de levá-la muito além da próxima esquina, e a sutil entonação dolorida na voz talvez não permita que ela vire uma espécie de Ivete Sangalo paulistana. O CD de estreia é dedicado à avó Cila. A terceira faixa é uma homenagem fúnebre tocante, uma toada em feitio de oração. Como outro grande compositor negro, Gilberto Gil, Gadú se mostra capaz de reverenciar a força de seus ancestrais. “Se queres partir, ir embora / me olhe de onde estiver”, pede para a avó, contando com a ajuda dos orixás. Quem sabe a forte conexão com sua origem a proteja de se transformar em fast food para a voracidade dos consumidores.

(Adaptado de: KEHL, Maria Rita. 18 crônicas e mais algumas. São Paulo: Boitempo, 2011)

A autora, no terceiro parágrafo,

Alternativas
Comentários
  • gabarito Alternativa B.

    Percebe-se que na alternativa ele começa dizendo que, "após uma oposição inicial", e isso percebemos no início do parágrafo através da conjunção adversativa "mas"..(.Mas estava espantada com a dimensão do sucesso) e ele segue dizendo:

    " retoma o primeiro paragrafo do texto", esse trecho está examente aqui: "público que talvez esteja apaixonado por ela pelas razões erradas"( 3º parágrafo).

    Olha o que ele diz no 1º parágrafo: "Levante a mão quem nunca teve o azar de ser amado pelas razões erradas"

    Aqui já daria para matar a questão. 

    Espero ter ajudado.

    Eu errei, mas depois analisei melhor e consegui visualizar.

  • Gab. B

     

     

    a) após relatar sua surpresa, questiona o sucesso injustificado de Maria Gadú, atribuído à valorização de questões alheias a sua música, como sua relação com as religiões de matriz africana.

     

     

    →  A autora em momento algum questiona o sucesso de Maria Gadú, e sim, o amor pelas 'razões erradas' que ela recebe. 

     

     

    b) após uma oposição inicial, retoma o primeiro parágrafo do texto e lança questionamentos cuja resposta é aventada no último parágrafo.

     

     

    →  Reparem a sequência:

     

     

    3º PARÁGRAFO  -  "Mas estava espantada com a dimensão do sucesso [oposição]. Como responderá ao apelo de um público que talvez esteja apaixonado por ela pelas razões erradas? [questionamento]Como não se espelhar na imagem banal de pop star que lhe oferecem? [questionamentoO que é mais difícil de enfrentar, na vida artística: a resistência do público para quem sua obra se dirige ou a fama vertiginosa que alavanca (ops) a carreira de alguns artistas iniciantes para o topo do mercado em algumas semanas? [questionamento]

     

     

    4º PARÁGRAFO  -  "Ela diz [Maria Gadú 'aventando' - respondendo]  ter com a música uma aliança impossível de desfazer. Sua intuição musical parece capaz de levá-la muito além da próxima esquina, e a sutil entonação dolorida na voz talvez não permita que ela vire uma espécie de Ivete Sangalo paulistana."

     

     

     

    c) ao apresentar questões sobre o que vem ocorrendo na carreira de Maria Gadú, lança um olhar de descrédito às músicas de sucesso, cuja fama ilustra apenas um momento passageiro, semelhante ao da paixão.

     

     

    →  Extrapolação de texto, ela não demonstra descrédito algum pelas músicas de sucesso, apenas questiona o "amor" que os famosos recebem do público.

     

     

     

    d) com a expressão pop star, adverte a cantora, em razão de seu sucesso imediato, por fazer concessões ao gosto popular, deixando-se levar por uma carreira vertiginosa, mas sem futuro promissor.

     

     

    →  Extrapolação novamente... A autora apenas QUESTIONA!

     

     

     

    e) com um olhar surpreso e, ao mesmo tempo, desconfiado, procura esclarecer, com perguntas retóricas, o verdadeiro caráter da música de Maria Gadú, ainda incompreendido por seus fãs, como ocorre até hoje com Gilberto Gil.

     

     

    →  Absurda, em nenhum momento no texto a "incompreensão" dos fãs é abordada.

     

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    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • GAB B 

    AVENTAR - Pensar em algo, surgindo na mente: pensar, suscitar, ocorrer, acorrer, vir, lembrar,  sugerir, insinuar, propor, alvitrar, lembrar, aventurar, levantar, avançar, apontar.

    ou seja, o autor completa/responde seus pensamentos no último parágrafo do texto.

  • Particípio passado do verbo aventar.

    Aquilo que foi exposto, falado de forma hipotética.

    as vezes a falta do vocabulário faz vc errar a questão.