SóProvas


ID
2654212
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quanto à voz de Maria Gadú, pouco adianta dizer que é rouca ou grave. Semelhante ......... experiência olfativa, ......... qual usamos com frequência analogias, aduzir ......... voz uma definição não resolve a imprecisa descrição. Maria Rita Kehl, assim, termina por introduzir uma imagem: “uma lixa muito fina a filtrar o som que passa por ela, vindo do fundo de um poço”.

Preenche respectivamente as lacunas acima o que se encontra em:

Alternativas
Comentários
  • «Ele aduziu que nada podia fazer» ou com a preposição a como em «O advogado aduzia ao juiz novos elementos»  (Novo Aurélio XXI).

    Fiquei na dúvida quanto ao verbo aduzir

  • Gab. C

      

    O que é semelhante é semelhante a (preposição) + a (artigo).

      

    Quem usa analogias, usa (analogias) para alguma coisa. 

    Ps. Com frequência é advérbio de tempo.

      

    Aduzir pede obj. ind.

     

  • nao entendi a regencia do verbo aduzir. quem aduz nao aduz algo? transportar, transferir!! pq exige acento grave??

  • Significado de Aduzir

    verbo bitransitivo

    Fazer com que (algo ou alguém) seja transferido ou transportado para outro lugar; conduzir: a tristeza aduziu-o a tempos de outrora.

    verbo transitivo direto e bitransitivo

    Alegar, expressar ou apresentar argumentos, opiniões, indícios e/ou provas: o réu aduziu suas justificativas; o juiz aduziu novas possibilidades.

    Etimologia (origem da palavra aduzir). Do latim adducere.

    Sinônimos de Aduzir

    Aduzir é sinônimo de: exibir, expor, mostrar, alegar, apresentar, trazer

    Antônimos de Aduzir

    Aduzir é o contrário de: abduzir

    Definição de Aduzir

    Classe gramatical: verbo bitransitivoverbo transitivo direto e verbo transitivo direto e indireto
    Tipo do verbo aduzir: regular
    Separação silábica: a-du-zir

  • O verbo Usar, na segunda colocação da crase, não pede complemeto, pois nessa construção é um verbo transitivo direto tendo seu objeto direto: Analogias e com frequencia é adverbio de tempo. Por qual motivo está enserido a preposição para

  •  

    1°Lacuna --- > O que é semelhante é semelhante a (preposição) + a (artigo).

      

    2° Lacuna --- > Quem usa analogias, usa (analogias) para alguma coisa. 

     

    3° Lacuna --- > Na bibliografia consultada, o verbo aduzir surge construído sem qualquer preposição em frases como «Ele aduziu que nada podia fazer» ou com a preposição a como em «O advogado aduzia ao juiz novos elementos» (ex. retirado do dicionário Novo Aurélio XXI). 

    Apesar disso, analisando as duas frases em apreço, considero as duas correctas, ainda que tenham estruturas e sentidos um pouco distintos. Em «Os argumentos aduzidos ao debateforam…», ao debate funciona como complemento indirecto, sendo um elemento essencial da frase. Por seu lado, em «Os argumentos aduzidos no debate foram...», no debate equivale a um complemento circunstancial de lugar onde, não fazendo parte da construção do verbo e não sendo, por isso, um elemento essencial da frase.

     

    Gab. C

    Quanto à voz de Maria Gadú, pouco adianta dizer que é rouca ou grave. Semelhante ...à...... experiência olfativa, ....para a..... qual usamos com frequência analogias, aduzir ...à..... voz uma definição não resolve a imprecisa descrição. Maria Rita Kehl, assim, termina por introduzir uma imagem: “uma lixa muito fina a filtrar o som que passa por ela, vindo do fundo de um poço”. 

     

     

    https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-regencia-de-aduzir/12627

  • Aduzir é VTD(I)

     

    Aduzi-lo (a alguém), Aduzir-(lhe) algo

     

    Significa mostrar, expor, apresentar, alegar.

  • aduzir ...à..... voz (OI)uma definição(OD) não resolve a imprecisa descrição. 

     

  • Esse verbo aduzir me matou.

  • Aduzir AO canto, isto é, passando para o substantivo masculino, há a contração da preposição A com o artigo O!
  • Quais são os verbos que mais caem na FCC? Alguém sabe?

  • USAR (VTDI) :  quem  usa  algo (analogias---  objeto direto), usa para  alguma coisa (objeto indireto).

  • Vem a FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS E TE MOSTRA QUE PRECISA- SE DE MAIS ,MUITO MAIS.

    Avante!

  • Mas o sujeito de aduzir não é voz?

  • A FCC é malvada. Ela troca tudo de lugar.

    Forma original (De acordo com a questão):

    Quanto à voz de Maria Gadú, pouco adianta dizer que é rouca ou grave. Semelhante À experiência olfativa, PARA A qual usamos com frequência analogias, aduzir À voz uma definição não resolve a imprecisa descrição. Maria Rita Kehl, assim, termina por introduzir uma imagem: “uma lixa muito fina a filtrar o som que passa por ela, vindo do fundo de um poço”. 

    Forma alterada:

    Quanto à voz de Maria Gadú, pouco adianta dizer que é rouca ou grave. Semelhante À experiência olfativa, A qual usamos analogias com frequência PARA aduzir uma definição À voz, não resolve a imprecisa descrição. Maria Rita Kehl, assim, termina por introduzir uma imagem: “uma lixa muito fina a filtrar o som que passa por ela, vindo do fundo de um poço”. 

    Se tiver alguma coisa errada, por favor, mande-me uma mensagem no privado.

    Bons estudo!

    ,

  • Essa Maria Rita Kehl escreve muito mal. É o tipo de escrita de quem tenta fazer pensar que o assunto tratado é complexo.

  • Questão muito boa! Parece fácil, mas derruba.

  • Pelas minhas pesquisas, aduzir, seria transitivo direto.

  • ALTERNATIVA A: Alternativa incorreta, pois na terceira lacuna, a existência de crase é obrigatória, já que o verbo “aduzir” – que significa “conduzir” - impõe o uso da preposição “a”, que se ligará a um outro “a”, artigo definido de “voz”.

    ALTERNATIVA B: Alternativa também incorreta pela terceira lacuna, já explicada no item anterior, bem como pela segunda, que necessita de “para”, pois “a qual” retoma “experiência olfativa”. Sendo assim, quem usa “analogias” usa analogias “para” algo.

    ALTERNATIVA C: Alternativa correta. A primeira lacuna requer o uso da crase porque “semelhante” é nome transitivo, ou seja, que não tem sentido completo sozinho, requerendo um complemento nominal iniciado pela preposição “a”. Dessa forma, a preposição “a” - requerida por “semelhante” - e o artigo que define “experiência” se juntam e formam o fenômeno da crase. A justificativa para as duas outras lacunas já foi feita nas alternativas anteriores.

    ALTERNATIVA D: Alternativa incorreta por causa das duas primeiras lacunas.

    ALTERNATIVA E: Alternativa incorreta por causa de todas as lacunas.

    Resposta: C

  • Essa oração ficou bem feinha de ler.

  • A questão exige conhecimento de Regência e Acento Indicativo de Crase.


    Na 1ª lacuna a ser preenchida, o adjetivo semelhante pede a preposição “a" e o substantivo experiência pede o artigo definido “a"; logo, há a fusão de duas vogais idênticas, por isso, o uso do acento indicativo de crase. Uma dica para saber se usa ou não o acento indicativo de crase é:


    Ao mudar a palavra experiência por um termo masculino como, por exemplo, sentido, verificar se este pede o artigo definido “o". Se pedir, então, a palavra feminina também pedirá o artigo definido “a"; nesse caso, haverá o encontro das duas vogais idênticas. Por exemplo: “Semelhante ao sentido olfativo".


    Na 2ª lacuna a ser preenchida, o(a) qual, os(as) quais são pronomes relativos e estes sempre se referem a um substantivo ou termo substantivado anterior a fim de evitar sua repetição.

    Em: “Semelhante à experiência olfativa, para a qual usamos com frequência analogias...", o pronome relativo a qual está se referindo à experiência olfativa. Desmembrando a frase, teríamos: “Usamos com frequência analogias para a experiência olfativa". Nota-se que o substantivo analogias exige a preposição “para", e o substantivo experiência, o artigo definido “a".



    Na 3ª lacuna a ser preenchida, a regência do verbo aduzir é transitivo direto e indireto exigindo a preposição “a", e o substantivo voz é determinado pelo artigo definido “a". Por isso, o uso do acento indicativo de crase em: “aduzir à voz".

    Logo, a alternativa que completa corretamente as lacunas é a letra (C).



    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (C)