SóProvas


ID
2655070
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma pessoa que trabalha com digitação e passa a ter problemas e dores no antebraço devido ao movimento repetitivo exigido pela ocupação desenvolveu uma doença

Alternativas
Comentários
  • Confira a lista das principais doenças profissionais

     

    Doenças provocadas pela exposição à radiação

    A longa exposição à radiação pode afetar a fertilidade, a potência sexual do trabalhador e até mesmo provocar câncer.

     

    Lesões por Esforço Repetitivo

     

    Passar diversas horas seguidas realizando os mesmos movimentos pode provocar Lesões por Esforço Repetitivo, problema geralmente abreviado pela sigla LER. O problema afeta profissionais que trabalham em fábricas ou que passam muitas horas sentados em frente a um computador. Para evitar o desenvolvimento destas lesões, é importante fazer pausas ao longo do dia para realizar exercícios de alongamento.

     

    Estresse ocupacional

     

    Trânsito, remuneração baixa, assédio moral, horários inapropriados são alguns fatores que provocam uma das doenças mais comuns do mundo atual: o estresse ocupacional, que pode fazer o profissional sofrer de ansiedade e depressão. Muitas profissões estão expostas a estes problemas, e é preciso priorizar o bem-estar dos trabalhadores para garantir a qualidade da saúde e o rendimento no trabalho.

     

    Doenças de pele

     

    Profissionais que atuam nas indústrias químicas, têxteis e metalúrgicas podem sofrer com doenças de pele. O contato prolongado com produtos tóxicos provoca dermatites e câncer de pele. É preciso utilizar roupas e luvas adequadas para proteger os trabalhadores destas doenças.

     

    Problemas de visão

     

    Profissionais que trabalham durante a noite apresentam maiores chances de ter problemas de visão. O organismo reduz a capacidade de algumas funções durante a noite, como uma forma de se preparar para as horas de sono. Além disso, trabalhar a noite toda e dormir durante o dia interfere na recuperação, aumentando as chances de problemas de visão, como catarata e conjuntivite.

     

    Como evitar doenças profissionais

     

    Apesar de diferentes, as doenças profissionais podem ser evitadas por medidas parecidas e bem simples. O horário de trabalho deve sempre ser respeitado e as condições devem ser justas com todos os direitos profissionais garantidos, o que inclui a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em caso de riscos ambientais.

     

    https://www.epi-tuiuti.com.br/blog/confira-lista-das-principais-doencas-profissionais/

  • Doença profissional, também chamada de doença ocupacional, acontece em decorrência a contínua exposição do trabalhador aos chamados agentes de risco, que podem ser: físicos, químicos e outros. Esses agentes são responsáveis por desencadear ou agravar doenças no organismo do trabalhador. Em suma, a doença profissional é aquela adquirida em consequência ao exercício do trabalho. Por exemplo, uma pessoa que trabalha com digitação e desenvolve problemas e dores no antebraço devido ao movimento repetitivo exigido pela ocupação se enquadra na doença profissional. Isso porque não há uma forma alternativa de realizar a função de digitador ou usar um equipamento de proteção. A doença acontece devido ao tipo de trabalho desenvolvido.

    Doença do Trabalho são resultado das condições especiais de um ambiente profissional e que não possuem relação em lei. Esse grupo de doenças não são reconhecidas pela Previdência Social, por não possuírem um agente causador comum. Isso quer dizer que, no geral, o trabalhador é acometido pela doença devido a um fator particular que se relaciona com a função, mas não é uma regra. Com isso, é preciso comprovar de que o desencadeamento ou agravamento da doença está relacionado com o trabalho. Ou seja, a doença do trabalho é decorrente das condições especiais em que o trabalho é realizado, apesar de não ser uma regra. Um bom exemplo é de quem que trabalha em local de muito ruído, como um orientador de aeronaves. Esse profissional deve usar protetores auriculares, para evitar perda da audição. Mas se agir de forma negligente e não utilizar o protetor, pode ter sérios problemas de saúde, comprometer ou mesmo perder a audição. Se isso acontecer, estará enquadrado em doença do trabalho. Quais doenças não são consideradas como Doenças do Trabalho? Segundo o art. 20, §1º, da Lei n.º 8.213/1991, não são consideradas doenças do trabalho:

    a) doença degenerativa;

    b) inerente à grupo etário;

    c) que não produza incapacidade laborativa;

    d) doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.

    Fonte: Conceito Zen -