-
II a eliminação do risco somente é possível caso não ocorra a exposição ao perigo
Ex: uma maquina sem proteção é o perigo, tanto o trabalhador ou visitante que chegar perto dela terá risco de se lesionar... porém caso o trabalhador não chegue perto, não se exponha, ele não terá esse risco... é bem claro, mas as vezes confunde nós estudantes que vamos procurar na net e acha mil conceitos de risco.
então, na afirmação caso não ocorra a exposição ao perigo, realmente não existira risco para aquele perigo, mas não somente... se tiver o perigo e não tiver a exposição, não teremos o risco! por iso devemos usar sempre quadros de energia fechados, por isso existe zona controlada segregada. por isso existe os distanciamentos nas NR, entre outras coisas, tudo para reduzir o risco quanto a exposição, já que para a NR, não podemos eliminar o risco, pois seria a própria atividade, como altura, mergulho, etc.
-
RESPOSTA: C
I - CERTO
II - ERRADO.
RISCO = PERIGO / SALVAGUARDAS
A eliminação do risco só é possível se o perigo for eliminado ou se não houver exposição a ele.
III - CERTO
-
Alternativa III tbm está errada. Eficiência não é o mesmo que eficácia!
Eficiência = fazer mais com menos. Maximização de lucro (monetário ou não) X redução de custos.
Eficácia = atingir objetivos.
Sem planejamento e monitoramento não se atinge os objetivos (segurança do trabalhador, do meio ambiente...), ou seja, compromete a EFICÁCIA da gestão de segurança.
-
Segurança no Trabalho e Prevenção de acidentes - Benedito Cardella
Princípios da Gestão de Risco
I - Nas organizações e sociedades, o acidente é um fenômeno de natureza multifacetada, que resulta de interações complexas entre fatores físicos, biológicos, psicológicos, sociais e culturais.
II - Todos os acidentes podem ser evitados
III - os acidentes ocorrem porque a mente se envolve com o trabalho e esquece do corpo
IV - Um indivíduo não consegue, sozinho, controlar os riscos da sua atividade.