SóProvas


ID
265678
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de conceitos, tecnologias e serviços relacionados a Internet,
julgue os próximos itens.

A utilização de correio eletrônico pela Internet deve ser feita com restrições, visto que a entrega das mensagens aos destinatários não é totalmente garantida.

Alternativas
Comentários
  • Não se pode dizer que é TOTALMENTE garantida, mas a maioria dos serviços de correio eletrônico utilizam o protocolo FTP - que garante a entrega dos pacotes.
  • Näo compreendo o gabarito da questao! Td bem que o termo TOTALMENTE confere um carater generalista de segurança, näo comum qdo se fala de internet.
    Entretanto, os protocolos de envio e recebimento de mensagens por correio eletronico utilizam os protocolos SMTP, POP3, IMAP, os quais utilizam-se na camade de transporte do TCP.
    O TCP por sua vez esta orientado a conexão, fazendo um conttrole de fluxo e confiável (caracteristicas do TCP), Logo, entendo que restaria garatinda a entrega das mensagens (apesar de não ser isso que ocorre, sem exceções, na pratica).
  • Pessoal, tenhamos em mente que ha varios protocolos voltados as comunicacoes em rede e que alguns sao vocacionados a conexao e outros nao. Alem disso, toda e qualquer rede de comunicao (desde brincadeira de crianca - telefone sem fio - ate as redes da defesa militar estadunidense) sofrem interferencias eletricas, sonoras e isso depende do meio fisico que se usa - fios opticos excluem, p. ex., interferencias eletricas. 

    Em suma, ha MUITOS fatores que trazem risco as comunicaoes. 
  • Eu só pensei: quantas vezes já enviei um email para um amigo que não o recebeu porque sua caixa estava cheia? Logo. não dá pra se falar em entrega da mensagem totalmente garantida.
  • Certo. Existem várias situações que não garantem a entrega de um e-mail, entre elas, servidor de e-mails do destinatário OFF ou com problemas (timeout), caixa de entrada do destinatário cheia, endereço de e-mail do destinatário incorreto, conta removida, etc.
  • Não tenho muita informação sobre o tema, mas o colega falou sobre a questão do TCP ser orientado para conexão e isto eu me recordo, o que, em tese, garantiria a entrega do e-mail. Mas eu também me lembro que pode ser usado o protocolo UDP que não é voltado para a conexão, ou seja, não se importa se os dados serão entregues ou não, e se eu não estou enganado, para certos arquivos que não têm tanta importância este último geralmente é usado.
    Peço desculpas se falei muita besteira, kkk.
  • A maioria dos colegas acima falaram sobre o gabarito usando exclusivamente o argumento do protocolo! (que o TPC é garantido e que o UDP não). Ocorre que existem outros fatores que podem impedir a comunicação que independem do protocolo usado, tais como: Caixa do destinatário cheia, interceptação da mensagem no trajeto, interferências naturais que as redes estão sujeitas.
    A entrega da mensagem não é TOTALMENTE garantida, mesmo usando o protocolo TPC.
  • Gente, que a entrega não é garantida, todos sabemos!
    Todos os motivos enumerados são válidos, perfeitos!!!!
    Mas eu marquei errada não foi por isso.
    Marquei pelas restrições que se deve ter pela utilização do correio eletrônico.
    Eu restringiria as informações em um e-mail, não por ele não ser entregue ao destinatário, mas por ser entregue a outro, ou por ser acessado por alguém indevidamente, por falha de segurança!!!!
    Quais restrições seriam essas???
  • "Restrições" no sentido de se usar com moderação. Você, no serviço público, não vai usar um e-mail para fazer uma notificação oficial importante, por exemplo. Provavelmente vai usar o telegrama, em que há garantia de que a pessoa recebeu a mensagem.
  • Outro exemplo, você quer enviar um email com uma imagem em enexo para alguêm. Se o anexo for muito grande, por exemplo 20MB, o destinatário pode não receber... ou até mesmo você não consiga nem enviar devido a restrições do seu correio eletrônico(limite do tamanho do anexo).
  • É SÓ LEMBRAR: NADA, MAS, NADA MESMO, NA INTERNET É 100% GARANTIDO.
    EX: ANTIVÍRUS, MESMO ATUALIZADO NÃO É GARANTIDO SUA PROTEÇÃO;
          FIREWALL, MESMO ATUALIZADO NÃO É GARANTIDO SUA PROTEÇÃO;
          OUTROS APLICATIVOS DE SEGURANÇA, MESMO ATUALIZADOS NÃO SÃO GARANTIDOS SUA PROTEÇÃO, ENTRE OUTROS.

  • Pessoal é o seguinte: a entrega das mensagens aos destinatários não é totalmente garantida, mas isso não significa que DEVO faze-la com restrições! OK?
  • Gente, sério.. vocês ficam procurando cabelo em ovo. É uma prova objetiva! Não errem por saberem demais!!

  • Os colegas abaixo estão certos. Existem várias situações que podem interferir no recebimento do email, como a caixa de entrada do destinatário cheia (problema não tão raro) e até a interceptação da mensagem no trajeto (o que é perfeitamente factível quando se obtém a senha do receptor, que pode ser obtida de diversas formas).

  • Correio eletrônico :

    WebMail - utiliza a internet.

    Programa de Correio Eletrônico - utiliza programa para esse fim como o Outlook, Thunderbird etc.

  • Sempre que você manda e-mail e o servidor trava... tá explicado.

  • Na informatica, praticamente nada é totalmente garantido.

  • Não concordo com o termo restrições, pois restringir é anular. O correto seria cautela...

  • QUE QUESTÃO BOSTA, ESSA É A GRANDE VERDADE.

  • CERTO. Garantir que a informação vai ser entregue é muita coisa! Pode-se dizer que há grande probabilidade que ela será entregue. Por exemplo, até mesmo o servidor pode cair (algo improvável, no entanto, possível).

  • Errado

    Trata-se do destinatário da mensagem – é obrigatório. Pode ser uma pessoa, várias pessoas ou uma lista de correios eletrônicos que receberão uma mensagem de e-mail. Em geral, quando há mais de um, basta utilizar ponto-e-vírgula (;) no preenchimento dos endereços. A entrega de e- mails ao destinatário não é garantida, uma vez que sua caixa de entrada pode estar lotada, pode haver destinatários em excesso, o endereço de destino não existe ou está incorreto, entre outros.

    Estratégia

  • Existe o risco de meu e-mail não ser enviado/recebido (entrega não é garantida), então vou restringir o uso? Vou deixar de usar ou reduzir ou limitar ou uso?

    Mais uma vez, o CESPE e seus detalhes. Poderiam perfeitamente dar gab errado justificando que não há relação de causa e consequência entre o envio não ser garantido e alguém restringir o uso por isso.

    Já viu alguém deixar de mandar o e-mail com medo de que este não seja recebido pelo destinatário?

  • De fato, a entrega das mensagens ao destinatário escolhido não é 100% garantida, estando

    sujeita a diversas intercorrências, tais como: caixa de entrada lotada, destinatários em excesso,

    endereço de destino existente ou incorreto, entre outros.

  • tem várias situações que não é garantida a entrega de um e-mail, como servidor de e-mails do destinatário off ou com problemas caixa de entrada do destinatário cheia endereço de e-mail do destinatário incorreto conta removida por ai vai.....

  • Mas como assim "A utilização de correio eletrônico pela Internet deve ser feita com restrições"?

    Que restrições, alguém pode me ajudar?

    Sinceramente não vejo uma relação de sentido entre as duas frases.

    2+2=azul

  • Questão desprezível

  • QUE VIAGEM É ESSA MERMÃO.

  • Eu heinnnnnnnn

  • Respondi com base em alguns e-mails enviados e não recebidos, quando indagado aos destinatários, mas essa questão não tem nada a acrescentar em nosso conhecimento. Próxima...

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    De fato, a entrega das mensagens ao destinatário escolhido não é 100% garantida, estando sujeita a diversas intercorrências, tais como: caixa de entrada lotada, destinatários em excesso, endereço de destino existente ou incorreto, entre outros.

    Gabarito: Correto 

  • Realmente, a entrega não é garantida.

    Mas o que a CESPE quer dizer com restrições?