SóProvas


ID
265783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de conceitos básicos de informática e sistemas operacionais,
julgue os itens a seguir.

Quanto maior a quantidade de instruções contidas em um processador CISC, mais complexo e mais rápido ele se torna.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO,
    é uma linha de arquitetura de processadores capaz de executar centenas de instruções complexas diferentes sendo, assim, extremamente versátil. 


    Os processadores baseados na computação de conjunto de instruções complexas contêm uma microprogramação, ou seja, um conjunto de códigos de instruções que são gravados no processador, permitindo-lhe receber as instruções dos programas e executá-las, utilizando as instruções contidas na sua microprogramação. Seria como quebrar estas instruções, já em baixo nível, em diversas instruções mais próximas do hardware (as instruções contidas no MICROCODIGO do processador). Como característica marcante esta arquitetura contém um conjunto grande de instruções, a maioria deles em um elevado grau de complexidade.

    Examinando do ponto de vista um pouco mais prático, a vantagem da arquitetura CISC é que já temos muitas das instruções guardadas no próprio processador, o que facilita o trabalho dos programadores de linguagem de máquina; disponibilizando, assim, praticamente todas as instruções que serão usadas em seus programas. Os processadores CISC têm a vantagem de reduzir o tamanho do código executável por já possuirem muito do código comum em vários programas, em forma de uma única instrução.

    Porém, do ponto de vista da performance, os CISC's têm algumas desvantagens em relação aos RISC's, entre elas a impossibilidade de se alterar alguma instrução composta para se melhorar a performance. O código equivalente às instruções compostas do CISC pode ser escrito nos RISC's da forma desejada, usando um conjunto de instruções simples, da maneira que mais se adequar. Sendo assim, existe uma disputa entre tamanho do código X desempenho

  • CISC = Quanto > número de instruções > tempo. Uma maneira mais simples de entender.
  • Resumindo:

    CISC
    instruções complexas
    necessitam de vários ciclos para serem executadas
    grande quantidade de instruções, o que o torna mais lento


    RISC
    instruções reduzidas
    Processadores com apenas um ciclo
    Menor quantidade de instruções, por isso mais rápido

    Os PC´s modernos são híbridos, possuindo o CISC e o RISC no mesmo processador.

    O Risc e o Cisc tb são fatores que afetam o desempenho do processador, assim como o Clock e a quantidade de núcleos.

  • Questão errada


    Um processador CISC é capaz de executar várias centenas de informações complexas e diferentes, sendo muito versátil.

    E apesar de um processador CISC ser capaz de executar centenas de instruções diferentes, apenas alugamas são usadas frequentemente. O que faz o trabalho dele ser em menor frequencia.

    Interessante lembrar que também temos o RISC que ao contrário do CISC, são capazes de executar apenas algumas poucas instrições simples; e por terem um menos núemro de circuitos internos podem trabalhar em frequencia mais alta.

    Resumindo:


    A RISC, usada em processadores PowerPC (da Apple, Motorola e IBM) e SPARC (SUN); suporta menos instruções, e com isso executa com mais rapidez o conjunto de instruções que são combinadas.
    A CISC, usada em processadores Intel e AMD; suporta mais instruções no entanto, com isso, mais lenta fica a execução delas.
  • Quanto maior a quantidade de instruções contidas em um processador CISC, mais complexo e mais rápido ele se torna.
    O erro da questão está em afirmar que o processador fica mais rápido, o que não é verdade como cita os colegas acima.
  • CISC= Complexo, logo faz menor uso do pipeline.
    RISC= Reduzido, faz maoir uso do pipeline,
  •  Discordo totalmente do Gabarito.

     Um processador Cisc não é a toa que são enfiadas mais instruções, existem mais instruções para serem mais especificas. 
     Por exemplo, se antes para calcular uma equação exponencial X^n vc precisava usar a instrução de multiplicação N vezes. Mas se criamos uma instrução chamada potenciação, vai executar em uma instrução apenas, isso acarretaria uma arquitetura mais complexa, mas em contrapartida resolve em uma única instrução.

     
  • Caio Lima, vc precisaria de uma única instrução pra executar esse comando que vc exemplificou. Mas não é essa a questão que a banca levanta. Vc resolveria o problema com uma única instrução que demoraria muitos ciclos de clock pra ser resolvida, diferentemente de uma sequência de instruções simples. Não é pq um comando é resolvido por uma única instrução que isso torna o processador mais rápido.

  • Gabarito:E

    Seria o mesmo o que dizer que mais gorda uma pessoa for mais fácil e mais rápido ela irá correr.

    Conceito totalmente errôneo para CISC