-
Calcinação - efeitos da ação do fogo sobre o concreto, que se caracteriza, basicamente, pela alteração da cor e pela perda de resistência, sendo este quadro anômalo função direta da temperatura a que o incêndio atinge
-
Eflorescência: são manchas esbranquiçadas que surgem na superfície pintada. Esse problema acontece quando a tinta é aplicada sobre o reboco úmido. A liberação de vapor deposita materiais alcalinos na parede, o que causa as manchas.
Bolhas/empolamento: promovidas por infiltração, repintura sobre tinta muito antiga ou de qualidade inferior, devido ao uso de massa corrida à base de PVA (Poliacetato de Vinila) em superfícies externas e tinta catalisada errada ou muito diluída, umidade relativa do ar elevada ou por processo corrosivo acelerado.
Craqueamento: efeito resultante do processo de contração e expansão do substrato que
provoca enrugamento do filme seco da tinta.
-
não entendi, marquei A
-
CALCINAÇÃO é o processo que envolve carbonato de cálcio e calor gerando o óxido de cálcio (cal virgem). As EFLORESCÊNCIAS são resultantes da aplicação da tinta em substrato úmido (sem que haja sido respeitado o período de cura) modo que na evaporação do veículo há acúmulo de compostos alcalinos (coloração branca) sobre a superfície. O estágio subsequente à eflorescência é a SAPONIFICAÇÃO.
-
Calcinação: depósito pulverulento de coloração esbranquiçada, formado na superfície do filme, causado pela degradação da resina.
Eflorescência: depósito esbranquiçado de sais minerais, proveniente do substrato, que aparece na superfície dos acabamentos.
Empolamento: bolhas formadas na película seca, preveniente de líquidos ou gases.
Craqueamento: defeito da película seca, sob forma de fendas ou fissuras, com ou sem exposição do substrato.
Letra: A