SóProvas


ID
2658964
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Entre os diferentes tipos de estrutura organizacional pode-se citar a estrutura funcional, que possui como característica

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    estrutura funcional é um tipo de estrutura organizacional em que o critério utilizado na departamentalização é o da divisão por funções ou áreas do conhecimento como sejam (função financeira, aprovisionamentos, comercial e marketing, recursos humanos, produção, etc.).

     

     cada funcionário deve responder a um único chefe (unidade de comando). Na estrutura funcional cada departamento conta com especialistas na função.

     

    A estrutura funcional é mais indicada em ambientes mecanicistas, onde as mudanças não são constantes. A especialização é valorizada, os degraus hierárquicos são bem definidos e é sabido o que fazer para galgar funções mais elevadas. A comunicação é facilitada, pois o departamento é formado por profissionais da mesma área e, portanto falam a mesma “língua”.

     

    Tal abordagem não é indicada para ambientes dinâmicos e em constantes mudanças. A estrutura tem dificuldade em responder de maneira rápida ao mercado. Também existem rachas departamentais, tanto por poder como por dinheiro. A preocupação com o todo não existe, cada departamento se preocupa em cumprir sua função com eficácia e passar a batata quente para frente.

  • Gabarito B

     

    Pergunta: pode-se citar a estrutura funcional, que possui como característica:

     

    Resposta: a departamentalização segundo as funções de produção, comercialização, finanças e administração.

     

     

    Tem que ficar chateado se cair uma questão tão boba assim na prova...

  • "Gabarito B"

     

    ** Estrutura X Departamentalização (Há diferença galera) 

     

    Estruturas organizacionais mostrarão como a organização será comandada – se funcionalmente (por funções), se linearmente (por unidade de comando) ou se será a mistura dos dois, com o conceito de linha-staff (por funções e por hierarquias). Já as departamentalizações mostram como os departamentos ou setores de determinadas organizações serão divididos.

     

    Agregando valores, devido à grande incidência deste assunto em provas, pois o que importa não é só acertar a questão, mas sim aprender mais um pouquinho. rsrs

     

    Vide: (Q481203, Q556044, Q424803)

     

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO

     

     Por Processo (permite o melhor arranjo físico e disposição racional dos recursos; permite uma utilização mais econômica dos recursos tecnológicos).

     

     Por Clientela (A ênfase é no cliente; orientação extroversiva (para fora) mais voltada para o cliente do que para si mesma).

     

    Por Projetos (Normalmente é utilizado em grandes empresas que desenvolvem projetos com grande concentração de recursos

    e prolongado tempo de produção).

     

    Por Funções (permite economia pela utilização máxima de máquinas e de produção em massa (economia de escala).

     

    Por localização Geográfica ou Territorial (possibilita ações mais adequadas e rápidas em determinada região).

     

    Fonte: Internet

     

    Senhor Deus, ajude-nos, pois falhamos  em todos os momentos.

  • Departamentalização funcional: as pessoas são agrupadas de acordo com a semelhança de atividades, habilidades e dos recursos disponíveis para as funções das empresas. Ex: departamento de finanças e de logística

  • estrutura funcional é um tipo de estrutura organizacional em que o critério utilizado na departamentalização é o da divisão por funções ou áreas do conhecimento como sejam (função financeira, aprovisionamentos, comercial e marketing, recursos humanos, produção, etc.).

  •  

    Importante: Estrutura funcional é diferente de departamentalização funcional!

    "Não se pode confundir a estrutura funcional com a departamentalização funcional. Apesar de ambas enfatizarem a especialização, possuem grandes diferenças. Na estrutura funcional os subordinados possuem vários comandos, todos com autoridade dividida e relativa a cada especialização, denominada autoridade de assessoria, staff ou funcional. Na departamentalização funcional há somente um único comando para cada subordinado, denominado autoridade linear."

    Assim, a departamentalização funcional representa uma das formas de dividir os departamentos dentro da organização, separando pelas funções. Ela pode ocorrer numa estrutura linear. Já a estrutura funcional envolve a organização toda, e não apenas um nível, como na departamentalização. 

    Fonte: Administração geral e pública para concursos. Elisabete de Abre e Lima Moreira. pag.350, 2017.

  • Funcional o foco é na função!

  • "A estrutura funcional diferencia-se da linear, pois enfatiza a especialização horizontal, ou seja, a departamentalização. Dessa forma, pode-se afirmar que o indivíduo é especialista em sua área de atuação."

  • Gabarito: Letra B.

     

    Estrutura Funcional
    É o tipo de organização em que se aplica o princípio funcional ou princípio da especialização. Cada área é especializada em um determinado assunto, é a autoridade em um tema. Dessa forma, ela presta seus serviços às demais áreas de acordo com sua especialidade. É possível utilizar tal estrutura quando a organização tem uma equipe de especialistas bem entrosada, orientada para resultados, e uma boa liderança.

           

    Característcas
    • Autoridade funcional dividida: cada subordinado reporta-se a vários superiores simultaneamente, de acordo com a especialidade de cada um;
    • Nenhum superior tem autoridade total sobre os subordinados. A autoridade é parcial e relativa, decorrente de sua especialidade e conhecimento;
    • Linhas diretas de comunicação, não demandam intermediação: foco na rapidez;
    • Descentralização das decisões para os orgãos especializados. Não é a hierarquia, mas a especialização que promove a decisão.

         

    Vantagens
    • Proporciona especialização e aperfeiçoamento;
    • Permite a melhor supervisão técnica possível;
    • Comunicações diretas, sem intermediação, mais rápidas e menos sujeitas a distorções;
    • Separa as funções de planejamento e de controle das funções de execução: há uma especialização do planejamento e do controle, bem como da execução, permitindo plena concentração de cada atividade.

       

    Desvantagens
    • Não há unidade de mando, o que dificulta o controle das ações e a disciplina;
    • Subordinação múltipla pode gerar tensão e conflitos dentro da organização;
    • Concorrência entre os especialistas, cada um impondo seu ponto de vista de acordo com sua área de atuação.

    Fonte: Administração – Estrutura Organizacional – Prof. Rafael Ravazolo - A Casa do Concurseiro

  • Departamentalização funcional :  mais comum de todas. Nesse modelo os colaboradores são reunidos em grupos, de acordo com as funções exercidas por eles. Ao dividir cada setor em uma área especializada, o rendimento das atividades flui melhor, permitindo uma produção maior e com mais qualidade. Cada área recebe um gerente que ficará responsável por acompanhar a execução geral das atividades. exemplo :                                            Por função: Marketing

                        Administração

                        Área técnica

  • Essa banca é muito ruim nessa matéria

  • GABARITO: B

    ANO: 2018  BANCA: FCC  ÓRGÃO: ALESE  PROVA: TÉCNICO LEGISLATIVO - ADMINISTRAÇÃO

    Entre os diferentes tipos de estrutura organizacional pode-se citar a estrutura funcional, que possui como característica

        

    a)a apuração de lucros ou prejuízos para cada unidade ou região da organização, de forma descentralizada.

    (Divisional): Foco nos resultados e nas metas. Cada divisão fica autônoma tendo suas próprias áreas funcionais para gerir e atender seus clientes. Qualificadas como centros de resultado, que apuram lucros ou prejuízos autonomamente de forma descentralizada. Cada unidade ou órgão são autonomos.

       

      

    b)a departamentalização segundo as funções de produção, comercialização, finanças e administração. 

    (Funcional): Possui órgãos permanentes. (Dividem-se em áreas e por responsabilidades). Departamentalização permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum (unidade de comando), quando sua atividade for especializada.

       

      

    c)a existência de centros de resultados, que se apresentam como estruturas individualizadas e com autonomia gerencial. 

    (Divisional e Matricial)

    Matricial: Possui centros de resultados de forma temporária. Os centros de resultados apuram os lucros ou prejuízos de forma autônoma​.

    Divisional: Possui centros de resultados de forma permanente. Os centros de resultados apuram os lucros ou prejuízos de forma autônoma​.

       

      

    d)o foco em projetos, com órgãos ou unidades cuja existência está atrelada apenas ao prazo de duração do projeto correspondente.

    (Matricial): o item se refere a estrutura Matricial, mas mesmo assim contém um erro quando diz que está atrelada apenas ao prazo.

        

       

    e)a flexibilidade estrutural, sem departamentalização ou segregação de atividade, buscando maior eficácia no alcance de resultados.

    (Divisional): Ela é mais flexível, busca-se resultados. Na FUNCIONAL não há flexibilidade, uma de suas principais características é que as empresas tenham seus produtos ou serviços de forma inalterada por longo prazo. Uma de suas desvantagem é a dificulta de adaptação e de flexibilidade às mudanças externas.

     

      

    LCRapostilas@gmail.com

    https://www.facebook.com/groups/389095837930907/

     

  • Letra B

    estrutura funcional é um tipo de estrutura organizacional em que o critério utilizado na departamentalização é o da divisão por funções ou áreas do conhecimento como sejam (função financeira, aprovisionamentos, comercial e marketing, recursos humanos, produção, etc.).

  • Gabarito: B.

    "A estrutura funcional diferencia-se da linear, pois enfatiza a especialização horizontal, ou seja, a departamentalização. Dessa forma, pode-se afirmar que o indivíduo é especialista em sua área de atuação."

  • a) Geografico (Terriorial ou Regional)

    b) Funcional

    c) Matricial

    d) Por projetos

    e) Por processo

    OBS.: Corrijam-me se eu estiver errada! ;)

  • GABARITO: LETRA B.

    Entre os diferentes tipos de estrutura organizacional pode-se citar a estrutura funcional, que possui como característica

    A) a apuração de lucros ou prejuízos para cada unidade ou região da organização, de forma descentralizada.

    - Departamentalização geográfica.

    B) a departamentalização segundo as funções de produção, comercialização, finanças e administração. CERTO!

    C) a existência de centros de resultados, que se apresentam como estruturas individualizadas e com autonomia gerencial.

    - A estrutura funcional não tem como foco os resultados, mas sim, as especialidades.

    D) o foco em projetos, com órgãos ou unidades cuja existência está atrelada apenas ao prazo de duração do projeto correspondente.

    - A letra "D" está fazendo referência a estrutura matricial.

    E) a flexibilidade estrutural, sem departamentalização ou segregação de atividade, buscando maior eficácia no alcance de resultados.

    - Tem departamentalização, sim!

    Bons estudos, galeraaaaaa!

  • Pessoal, cuidado! A estrutura linear é a que tem a Unidade de Comando!

    A estrutura funcional recebe ordens de vário chefes especialistas!

  • Gabarito: B

    A questão cobra conhecimentos sobre a Departamentalização Funcional, que é uma estrutura baseada na especialização e na agregação de tarefas comuns.

    Dentre as principais vantagens estão: eficiência pela especialização, maior controle das funções, facilita a coordenação no departamento e a centralização da tomada de decisão.

    As principais desvantagens são: dificuldade na coordenação interdepartamental, não favorece a descentralização, muita especialização do trabalho e traz algumas inflexibilidades.

    @adm.semduvida

  • Pensei que departamentar era coisa da Matricial.