SóProvas


ID
2658970
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O conceito de autoridade de linha constitui paradigma da atuação da área de recursos humanos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Na abordagem tradicional, as atividades e as práticas da área de RH são centralizadas, ou seja, são, na maioria das vezes, executadas pela área de gestão de pessoas. Na abordagem moderna, observa-se um movimento pela descentralização das atividades e práticas de gestão de pessoas, ou seja, as atividades táticas e operacionais da gestão de pessoas ficam a cargo dos gerentes de linha, permitindo que a área de gestão de pessoas atue estrategicamente.

    Fonte: Ribas e Salim - Livro Gestão de Pessoas 

  •  c) relacionado com o fenômeno da descentralização, atribuindo-se a cada gestor a responsabilidade direta pela condução de seus subordinados. ✔️

     

    COMENTÁRIO:

    A descentralização da área de gestão de pessoas trouxe consigo um dos principais paradigmas da atuação da área de gestão de pessoas, responsabilidade de linha e função de staff.


    RH é uma responsabilidade de linha e função de staff, o órgão de RH deve municiar e abastecer os órgãos de linha das informações relevantes sobre o pessoal lotado em cada um dos órgãos para que os respectivos gerentes possam administrar seus subordinados.

  • Gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. Isso significa que a responsabilidade pela gestão das pessoas é de cada um dos gerentes da organização em relação aos funcionários diretamente ligados a eles. Quem coordena o trabalho do pessoal é o seu gerente imediato (linha). Para isso, os gerentes (linha) precisam de assessoria especializada em gestão de pessoas(Staff) dentro da organização, que os ajude quanto ao conhecimento técnico em gestão de pessoas. 

  • ABORDAGEM TRADICIONAL X ABORDAGEM MODERNA
    - enfoque operacional                 - enfoque estratégico;
    - estabilidade                             - instabilidade/mudança;
    - conservadorismo                     - inovação;
    - ênfase na eficiência                 - ênfase na eficácia;
    - centralização                           - descentralização.


    GAB LETRA C

  • A descentralização da área de gestão de pessoas trouxe consigo um dos principais paradigmas da atuação da área de gestão de pessoas, responsabilidade de linha e função de staff (estafe).

  • Função de Staff (especialista em RH)

    -Cuida das políticas de RH

    -Presta assessoria e suporte

    -Dar consultoria e orientação interna

    -Propociona serviço de RH

    -Cuida das estratégia de RH

     

    Responsabilidade de linha (gestor de pessoas )

    -Cuida da sua equipe

    -Toma decisões sobre subordinados

    -Execulta ações e cumpri metas de RH

    -Alcança resultados

    -Cuida da tática e das operações

  • Colocando na ordem direta:

     

    O conceito de autoridade de linha, que está relacionado com o fenômeno da descentralização, atribuindo-se a cada gestor a responsabilidade direta pela condução de seus subordinados, constitui paradigma da atuação da área de recursos humanos.

  • Já peguei duas questões da FCC uerendo confundir o candidado entre linha staff e autoridade de linha. CUIDADO!! 

  • AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE FUNÇÃO DE STAFF E RESPONSABILIDADE DE LINHA:

     

    Função de Staff   

    Responsável: Área de Gestão de Pessoas

    Objetivo: Assessoria, aconselhamento, consultoria e serviços especializados.

    Atividades:  Cuidar das políticas, prestar assessoria e suporte, dar consultoria interna, proporcionar serviços de GP e orientar.

    Função: Estratégica 

     

    Função de Linha

    Responsável: Gestores da Empresa

    Objetivo: Responsabilidade linear e direta pela condução de seus subordinados.

    Atividades: Cuidar da sua equipe de pessoas, tomar decisões sobre subordinados, executar ações, cuidar da tática e operações.

    Função: Administrativa, relacionado com o fenômeno da descentralização, atribuindo-se a cada gestor a responsabilidade direta pela condução de seus subordinados.


     

  • Gabarito: "C".

    Complementando os comentários, outra questão (Q886490) bem semelhante cobrada pela FCC deu como certa a seguinte alternativa:

    "Descentralização da área de gestão de pessoas, com a denominada responsabilidade de linha, alocada ao gestor e desvinculada da função de staff, esta sim sob a responsabilidade da área de RH."

    Bons estudos.

  • A função de staff costuma estar relacionada ao conceito de especialização. Agrupa-se um conjunto de profissionais especializados, que oferecerão assessoria para os gerentes de linha (ex: um psicólogo que recomenda a contratação do profissional).

    A responsabilidade de linha atende pelo princípio da descentralização (na administração tradicional, o conceito era de centralização). Agora, cada gestor torna-se capaz de tomar decisões, com vistas a celeridade processual; empowerment (ex: um gestor que, pautado pela opinião do psicólogo acima, efetiva a contratação).

  • A) Errado, não há concentração de todas as atividades de RH no órgão de Gestão de Pessoas, pelo contrário, a responsabilidade permanece sendo de linha, ou seja, do gerente de cada setor. A área de RH exerce função de staff, ou assessoramento.

    B) Errado. Mais uma vez a banca dá a entender que as atividades de RH são concentradas apenas em seu setor. Além disso, o conceito de função de staff é algo novo, moderno.

    C) Correto. A responsabilidade de linha é atribuição do gestor de cada setor, que tem a função de indicar suas necessidades, avaliar os subordinados, aplicar os procedimentos etc. Isto equivale a um processo de descentralização, pois retira o poder de dentro do órgão de RH e os distribui aos gestores, deixando o órgão de Gestão de Pessoas com a função de assessoramento.

    D) Errado. Consiste na descentralização da responsabilidade de aplicar os procedimentos relativos à gestão de pessoas.

    E) Errado. Mais uma vez, não há centralização. A função de RH é de assessoramento, de staff.

    Gabarito: C