-
Achei esta matéria na Internet, que se trata sobre o famoso CHA - Conhecimento, Habilidade e Atitude. Porém, o gabarito foi dado como letra E (Competência). Alguém poderia esclarecer? Saberiam dizer qual foi o livro que usaram pra essa questão?
"O C se refere ao conhecimento sobre um determinado assunto, aplicando-se ao fato de a pessoa possuir certo know-how a respeito de algo que tenha valor tanto para a empresa como para ela mesma. É o que podemos chamar de saber propriamente dito.
O H corresponde à habilidade de oferecer resultados colocando em prática o conhecimento teórico adquirido ao gerar soluções efetivas para eventuais impasses. Consiste, portanto, na sabedoria para executar a tarefa.
O A se remete à atitude assertiva e proativa, ou seja, corresponde à postura de não esperar que as coisas aconteçam aleatoriamente ou que alguém lhe diga o que fazer. Caracteriza-se pela iniciativa de entender a situação e saber agir de forma autônoma e eficiente. É a vontade e a efetiva ação do querer fazer."
Fonte da matéria: https://www.projectbuilder.com.br/blog/o-que-e-cha-em-gestao-de-pessoas/
-
No caso a questão pede qual a área da gestão de pessoas que envolve o CHA -
Respota: Gestão por Competências, por isso letra E.
-
Thalita,
Existem três escolas que definem Gestão por Competências, a americana, a francesa e a integradora. A americana traz a famosa definicação de CHA, que foi o que você colocou, já a francesa diz que competências só podem ser reconhecidas se houver a capacidade de assumir responsabilidades frentea situações de trabalho complexas. Além disso, estão relacionadas ao conceito de entrega de resultados. Por fim, a corrente integradora engloba as duas anteriores, pois considera o "CHA" no contexto do trabalho.
Acredito que, da forma como está, a questão trate da corrente francesa ou da integradora.
-
Muito obrigada pelo esclarecimento, Marcelo Franklin!
-
Complementando o comentário do Marcelo Franklin,
A primeira corrente sobre competências (francesa), baseada nos conceitos de Zarifian, define competência como algo extrínseco (exterior), ou seja, uma pessoa pode ser considerada competente de acordo com o resultado que apresenta. A competência pode ser vista como a capacidade de entrega da pessoa, de acordo com a complexidade de suas atividades
Por outro lado, a segunda linha de conhecimento (americana) define competência como algo intrínseco (interior), ou seja, uma pessoa pode ser considerada competente de acordo com as características individuais que apresenta. A abordagem americana trata-se de um agrupamento sinérgico de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA).
No entanto, diversos autores procuram pensar a competência como a interação dessas duas linhas – corrente integradora.
Para Dutra, a competência pode ser vista como a capacidade de entrega da pessoa, de acordo com a complexidade de suas atividades, e, também, como o conjunto de qualificações (conhecimentos, habilidades, atitudes e experiências) que a pessoa possui para entregar-se ou que possibilitem a ela um desempenho superior em determinada posição.
-
De acordo com Fleury & Fleury (2001) "competência é um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao individuo”. (p. 21).
-------------------
Gabarito: E
-
-
O conceito de competências busca entender e conhecer a aplicação desses conhecimentos e habilidades no contexto do trabalho, ou seja, na prática. Assim, aliado ao conceito de competência está o de “entrega”. Devemos saber o quanto cada pessoa agrega de valor na organização. De acordo com Le Boterf,2: "o conceito de competência está associado à ideia de valor e entrega a determinado contexto de forma independente do cargo, isto é, a partir da própria pessoa."
Rennó, Rodrigo. Administração geral para concursos: teoria e mais de 800 questões / Rodrigo Rennó. – 2. ed. rev., atual. e ampl. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015. (pg. 411)
-
A competência fornece valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.
É o famoso CHA Expresso: Competência = Conhecimento + Habilidade + Atitude; Expressos no ambiente de trabalho.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
Gabarito: E
Abordagem/Corrente Americana(visão intrínseca - INPUT) = CHA( Conhecimento, Habilidade, Atitude)
Abordagem/Corrente Francesa/Inglesa(Visão Extrínseca -OUTPUT) = DEC( Desempenho, Entrega, Contribuição)
Abordagem/Corrente Integradora = CHA + DEC
Bons Estudos!!
-
Tem que decorar o que cada autor quer dizer agora??
-
FOCO ; FORÇA E FÉ...................VOCE CONSEGUE
-
GABARITO: LETRA E
A noção de competência aparece assim associada a verbos como: saber agir, mobilizar recursos, integrar saberes múltiplos e complexos, saber aprender, saber engajar-se, assumir responsabilidades, ter visão estratégica. Do lado da organização, as competências devem agregar valor econômico para a organização e valor social para o indivíduo.
Definimos assim competência: um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.
FONTE: FLEURY, A. C. C.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências. São Paulo: Atlas, 2000.
-
Acho uma baita sacanagem cobrarem informática além do elementar e ainda administração. É concurso pra delegado pra técnico judiciário? Ah vá.