SóProvas


ID
2659384
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Suponha que determinado Estado, em face da superveniência de crise fiscal, tenha adotado um programa de contenção de gastos e racionalização do uso de recursos humanos e financeiros para a realização de programas e ações públicas em curso, objeto de um plano de metas traçado no início da gestão. Nesse cenário, foram descontinuadas algumas iniciativas em que a relação custo-benefício não se mostrava favorável e outras que não refletiam as prioridades atualmente indicadas pela população, substituindo-as por outras que atendiam aos anseios expressados no momento presente. Nesse cenário, constata-se que a ação estatal pautou-se pela busca de

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia comentar este gabarito? Obrigada!

  • Letra (e)

     

    Thalita, a questão versou sobre:

     

    Eficiência: Significa fazer as coisas direito (fazer certo). É a relação entre recursos (financeiros, materiais, humanos, tecnológicos, ambientais etc.) e produtos. Se você consegue uma maior produção para um determinado recurso, você alcançou a eficiência. É a capacidade de realizar atividades ou tarefas com perdas mínimas, com o melhor aproveitamento possível de recursos.


    Eficácia: Significa fazer a coisa certa. Está relacionado com o alcance das metas e objetivos estabelecidos. É o grau de coincidência dos resultados e os objetivos.

     

    Efetividade: é o resultado de um trabalho de qualidade de uma empresa. É a capacidade de produzir um efeito, que pode ser positivoou negativo. Consequentemente, o que é efetivo não é necessariamente eficiente ou eficaz.

     

    Carranza

  • Suponha que determinado Estado, em face da superveniência de crise fiscal, tenha adotado um programa de contenção de gastos e racionalização do uso de recursos humanos e financeiros para a realização de programas e ações públicas em curso (fazer mais com menos = eficiência), objeto de um plano de metas traçado no início da gestão. Nesse cenário, foram descontinuadas algumas iniciativas em que a relação custo-benefício não se mostrava favorável e outras que não refletiam as prioridades atualmente indicadas pela população (eficácia = alcance de objetivos traçados), substituindo-as por outras que atendiam aos anseios expressados no momento presente (efetividade = gera-se sentimento de mudança). Nesse cenário, constata-se que a ação estatal pautou-se pela busca de

     

    Resposta: Letra E. 

  • GABARITO E

     

    O princípio da eficiência está ligado à perfeita administração dos meios com a minimização dos custos. 

     

    Resumindo: fazer muito gastando pouco e atingindo o maior número possível de pessoas. 

  • Resumo rápido:

    Eficiência: uso de recursos disponíveis (Input)

    Eficácia: Atingir os resultados e metas (output)

    Efetividade: Impacto das ações (outcomes)

  • Gabarito E

     

    Economicidade: é a minimização dos custos dos recursos utilizados na execução das ações, sem comprometer os padrões de qualidade. Demonstra a capacidade de gerir adequadamente os recursos financeiros colocados à sua disposição.

     

    Eficiência: é o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços, é uma relação entre insumos e produtos [no caso, a questão fala em "custo/benefício"]. Insumos são recursos humanos, materiais e componentes. A eficiência também considera o custo dos insumos e não pode comprometer a qualidade.

     

    Eficácia: é o grau de alcance das metas, é uma medida de resultados utilizada para avaliar o desempenho da administração. Demonstra a capacidade de entregar bens/serviços imediatos. A eficácia não considera custos.

     

    Efetividade: é o impacto final das ações, é o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade [a questão fala em "anseios da população"] pelos serviços prestados pela instituição. A efetividade vai além das entregas imediatas (metas) e analisa a transformação causada pela execução das ações.

     

    Fonte: Augustinho Paludo.

  • 6 E's da Gestão Pública

    Resultado:

    -Eficiência -> Produtividade / Relaciona os resultados com os recursos utilizados

    -Eficácia -> É a quantidade e a qualidade de produtos entregues ao usuário / Atingimento dos objetivos fixados 

    -Efetividade -> São os impactos gerados pelos resultados obtidos

    Esforço:

    -Economicidade -> Obtenção e uso dos recursos com o menor custo possível dentro dos requisitos de qualidade e quantidade

    -Excelência -> Busca da melhor execução e economicidade

    -Execução -> Realização dos projetos, processos e planos conforme o estabelecido

  • Eficacia -> atingir os resultados -> FINS

     

    matou mosca com canhão ->>> foi eficaz, realizou a tarefa

     

     

    Eficiencia -> melhor uso dos recursos  -> MEIOS

     

    matou mosca com canhão ->> foi eficaz, póis matou a mosca, mas não foi eficiente no modo como matou 

    matou mosca com raquete eletrica ->> foi eficaz, pois matou a mosca e foi eficiente pois se utilizou a melhor maneira.

     

    Efetividade -> impacto gerado depois do resultado

     

    As moscas virão que você não perdoa, mata mesmo, e não voltaram mais rs

    Foi efetivo

  • Eficiência = relacionada a tempo, dinheiro, o meio investido da melhor forma. Otimização dos recursos.

     

    Eficácia = atingir resultados.

     

    Eficácia é primordial, eficiência é desejável. De que adianta ser eficiente se não se atingem os resultados? De outro lado, embora alguém não seja eficiente, se for eficaz tem maiores chances de atingir o objetivo almejado.

  • Gab: E

     

    "tenha adotado um programa de contenção de gastos e racionalização do uso de recursos humanos e financeiros" - Eficiência (fazer mais com menos).

     

    "não refletiam as prioridades atualmente indicadas pela população substituindo-as por outras que atendiam" - Efetividade (impacto, transformar uma realidade).

  • Eficiência: fazer mais com menos;

    Eficácia: é cumprir com as metas planejadas;

    Efetividade: é o somatório da eficiência e eficácia transformando a realidade do público alvo.

    GABARITO. E 

  • eu nao entendi muito bem, pois se as ações já estavam em curso, significa que o dinheiro ja havia sido disponibilizado no início, caracterizando assim ineficiência mesmo contendo os gastos, visto que orçou mais do que deveria.

  • Suponha que determinado Estado, em face da superveniência de crise fiscal, tenha adotado um programa de contenção de gastos e racionalização do uso de recursos humanos e financeiros para a realização de programas e ações públicas em curso, objeto de um plano de metas traçado no início da gestão. Nesse cenário, foram descontinuadas algumas iniciativas em que a relação custo-benefício não se mostrava favorável (Eficiência) e outras que não refletiam as prioridades atualmente indicadas pela população, substituindo-as por outras que atendiam aos anseios expressados no momento presente (Efetividade). Nesse cenário, constata-se que a ação estatal pautou-se pela busca de

     

     a) eficácia, pelo uso racional de insumos e redução de custos, porém não eficiência, pela frustração de expectativas de parcela da população.

     

     b) economicidade, pela redução dos gastos, porém não eficiência, eis que não cumpridos os objetivos públicos em sua integralidade.

     

     c) efetividade, pela adoção de mecanismos de gerenciamento de prioridades, porém não eficácia, dada a impossibilidade de suspensão de todas as ações deficitárias.

     

    d) economicidade e efetividade, pela contenção de gastos e redução do número de programas, porém não eficiência, em razão do não cumprimento das metas iniciais.

     

    e) eficiência, com o uso racional de insumos na produção de bens e serviços, bem como efetividade, objetivando atingir as expectativas dos cidadãos com as ações públicas.

  • OBS.: SE A ADM. FOR EFICIENTE E EFICAZ, ELA SERÁ EFETIVA.

  • Paulinha MVA, discordo da sua afirmação, pois, como exemplo, podemos ter uma programa de vacinação no qual a população de determinada região foi toda vacinada (Eficácia), o custo das vacinas foi bem reduzido (Eficiente), mas a doença não foi erradicada ou não houve redução dos casos dessa tal doença (Não efetivo).


    Acredito que se você tivesse dito que sendo efetivo e eficiente, se é eficaz, é mais provável de estar correto.

  • “programa de contenção de gastos e racionalização do uso de recursos humanos e financeiros para a realização de programas” = Busca pela Eficiência

    “descontinuadas algumas iniciativas em que a relação custo-benefício não se mostrava favorável e outras que não refletiam as prioridades atualmente indicadas pela população, substituindo-as por outras que atendiam aos anseios expressados no momento presente” = Busca pelo atendimento dos anseios da sociedade é a busca pela efetividade.

    Gabarito: E

  • GABARITO: LETRA E

    A eficiência é a dimensão do desempenho expressa pela relação do processo envolvido, seu meio. Assim, possui foco interno e refere-se aos CUSTOS envolvidos.

    A eficácia é a dimensão do desempenho expressa pelo alcance dos objetivos ou metas, independentemente dos custos implicados. Possui foco externo e refere-se aos RESULTADOS.

    A efetividade é a dimensão do desempenho que representa a relação entre os resultados alcançados e as transformações ocorridas. Possui foco externo e refere-se aos IMPACTOS.


    FONTE: Professor Adriel Sá