SóProvas


ID
2660146
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os poluentes atmosféricos podem ser classificados em primários e secundários.

Qual dos poluentes abaixo é do tipo secundário, e ocorre na troposfera a partir de reações químicas na presença de luz solar?

Alternativas
Comentários
  • "Oxidantes fotoquímicos” é a denominação que se dá à mistura de poluentes secundários formados pelas reações entre os óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis, na presença de luz solar, sendo estes últimos liberados na queima incompleta e evaporação de combustíveis e solventes. O principal produto desta reação é o ozônio, por isso mesmo utilizado como parâmetro indicador da presença de oxidantes fotoquímicos na atmosfera. Tais poluentes formam a chamada névoa fotoquímica ou “smog fotoquímico”, que possui este nome porque causa na atmosfera diminuição da visibilidade.

  • O smog fotoquímico é resultado da quebra do estado estacionário da transformação de NOx em poluentes secundários.



    Formação do oxigênio atômico por fotodissociação do dióxido de nitrogênio:

    NO2 + hv -> NO + O (1)


    Reação de formação de ozônio via reação entre o oxigênio atômico e moléculas de oxigênio:

    O + O2 -> O3 (2)


    Reação de decomposição do ozônio e formação de NO2:

    NO + O3 -> NO2+ O2 (3)


    A concentração do ozônio permanece em equilíbrio porque o NO formado em (1) reage consumindo o O3 formado em (2), recompondo o NO2 consumido em (1). Ocorre acúmulo de O3 na troposfera quando outros compostos competem com (3), consumindo o NO ou favorecendo o acúmulo de NO2, o qual produz O3 via (1) e (2).


    Fonte: ROCHA, J. C., ROSA, A. H., CARDOSO, A. A., Introdução à Química Ambiental, Porto Alegre, Bookman, 2009.

  • Pra quem não paga, resposta: alternativa d.

  • Os poluentes atmosféricos são geralmente classificados como primários ou secundários. Poluentes primários são os contaminantes diretamente emitidos pelas fontes para o ambiente, como no caso dos gases dos automóveis (monóxido de carbono, fuligem, óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre, hidrocarbonetos, aldeídos e outros).Já os poluentes secundários resultam de reações dos poluentes primários com substâncias presentes na camada baixa da atmosfera e frações da radiação solar, como, por exemplo, a decomposição de óxidos de nitrogênio pela radiação ultravioleta oriunda do sol na formação de ozônio e nitratos de peroxiacetila.

    fonte: mma