- ID
- 191554
- Banca
- FCC
- Órgão
- MPU
- Ano
- 2007
- Provas
- Disciplina
- Engenharia Ambiental e Sanitária
- Assuntos
O material particulado fino das emissões industriais pode ser removido por:
O material particulado fino das emissões industriais pode ser removido por:
Qualquer ocupação urbana gera impactos sobre o meio
de diferentes formas e graus, que se refletem na poluição do ar,
das águas e dos solos. Em particular, como se observa nas
Regiões Metropolitanas das grandes capitais brasileiras, a
combinação das atividades típicas de cidades, como moradia,
indústria e comércio, demanda facilidades de energia, transporte,
vias de acesso e etc, que acentuam os problemas de
contaminação dos solos, enchentes, doenças respiratórias e
outros. O gerenciamento das grandes metrópoles exige da
engenharia o conhecimento dos fatores causadores destes
problemas, das tecnologias disponíveis para prevenção, manejo
e remediação e ainda a existência de um arcabouço legal e
institucional para sua efetivação.
Numa Região Metropolitana típica do Brasil, o parâmetro de qualidade do ar não rotineiramente controlado é:
A partir da era industrial, o homem vem progressivamente interferindo no sistema climático do planeta, que passa por um processo de aquecimento global, com consequências irreversíveis para as sociedades humanas e para os ecossistemas e sua biodiversidade (Pereia e May, 2003). Assinale a alternativa incorreta considerando o tema economia do aquecimento global.
Com relação à circulação e à dinâmica atmosférica, é correto afirmar que
A Lei do Estado de São Paulo n.º 13.198, de 09 de novembro de 2009, institui a Política Estadual de Mudanças Climáticas-PEMC, segundo a qual o Estado terá a meta de redução global de
O uso de um coletor isocinético é adequado para amostragem
Para minimizar o "efeito estufa", uma indústria, comprometida com o meio ambiente, deverá, em todas as etapas de sua produção, reduzir:
I. a emissão do gás carbônico, metano e óxido nitroso;
II. a emissão de monóxido de carbono;
III. a emissão dos gases clorofluorcarbonos.
Está correto o contido, apenas, em
Em virtude das mudanças climáticas constituírem preocupações da
humanidade, governos assinaram a Convenção-Quadro das Nações
Unidas sobre a mudança do clima. Essa convenção
Com base nas disposições constantes do Protocolo de Kyoto, julgue
o próximo item.
Em virtude das mudanças climáticas constituírem preocupações da
humanidade, governos assinaram a Convenção-Quadro das Nações
Unidas sobre a mudança do clima. Essa convenção
foi criada com o objetivo de desenvolver instrumentos e
mecanismos para a promoção de uma gestão sustentável e de
condições que possibilitem o alcance da estabilização das
concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera em nível
que não interfira perigosamente no sistema climático.
Em virtude das mudanças climáticas constituírem preocupações da
humanidade, governos assinaram a Convenção-Quadro das Nações
Unidas sobre a mudança do clima. Essa convenção
Em virtude das mudanças climáticas constituírem preocupações da
humanidade, governos assinaram a Convenção-Quadro das Nações
Unidas sobre a mudança do clima. Essa convenção
TEXTO III:
O cajueiro
O cajueiro já devia ser velho quando nasci. Ele vive nas mais antigas recordações de minha infância, belo, imenso, no alto do morro, atrás de casa. Agora vem uma carta dizendo que ele caiu.
Eu me lembro de outro cajueiro que era menor e morreu há muito mais tempo. Eu me lembro dos pés de pinha, do cajá-manga, da pequena touceira de espadas-de-são-jorge e da alta saboneteira que era nossa alegria e a cobiça de toda a meninada do bairro porque fornecia centenas de bolas pretas para o jogo de gude. Lembro-me da tamareira, e de tantos arbustos e folhagens coloridas, lembro-me da parreira que cobria o caramanchão, e dos canteiros de flores humildes, beijos, violetas. Tudo sumira, mas o grande pé de fruta-pão ao lado da casa e o imenso cajueiro lá no alto eram como
árvores sagradas protegendo a família. Cada menino que ia crescendo ia aprendendo o jeito de seu tronco, a cica de seu fruto, o lugar melhor para apoiar o pé e subir pelo cajueiro acima, ver de lá o telhado das casas do outro lado e os morros além, sentir o leve balanceio na brisa da tarde.
No último verão ainda o vi; estava como sempre carregado de frutos amarelos, trêmulo de sanhaços. Chovera; mas assim mesmo fiz questão de que Caribé subisse o morro para vê-lo de perto, como quem apresenta a um amigo de outras terras um parente muito querido.
A carta de minha irmã mais moça diz que ele caiu numa tarde de ventania, num fragor tremendo pela ribanceira abaixo, e caiu meio de lado, como se não quisesse quebrar o telhado de nossa velha casa. Diz que passou o dia abatida, pensando em nossa mãe, em nosso pai, em nossos irmãos que já morreram. Diz que seus filhos pequenos se assustaram; mas depois foram brincar nos galhos tombados.
Foi agora, em setembro. Estava carregado de flores.
(Rubem Braga, Cem crônicas escolhidas, Rio, José Olímpio, 1956, pp. 320-22)
“A erupção do vulcão na geleira Eyjafjallajokull, na Islândia, ocorrida neste primeiro semestre, causou problemas ao tráfego aéreo na Europa e expectativas quanto a um fenômeno que, em tempos de grande alerta ambiental em relação ao clima, seria positivo. No entanto, cientistas atestaram que esta erupção foi pequena demais, não produzindo enxofre suficiente. Além disso, informaram que sua pluma circundou a uma altitude baixa demais para ter qualquer impacto climático. Bem diferente da erupção ocorrida em 1991, no Monte Pinatubo, nas Filipinas que gerou efeitos significativos quanto ao clima da terra.”
O texto anterior trata do fenômeno de:
Os poluentes formados na atmosfera por meio de reações que ocorrem em razão da presença de certas substâncias químicas e de determinadas condições físicas são classificados como
Uma versão preliminar do Inventário das Emissões de Gases de Efeito Estufa associadas ao Transporte Aéreo do Estado de São Paulo, 1990 a 2008 (versão para consulta pública, outubro, 2010) publicada pela CETESB, estima tais emissões em mais de 5,8 milhões de toneladas de CO2eq no ano de 2008. Desse total, as emissões de gás carbônico são da ordem de:
O efeito estufa antropogênico é uma preocupação crescente em todo o planeta. Entre as várias medidas de mitigação da emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEE) se inclui o uso de biocombustíveis, como uma alternativa ao uso de combustíveis de origem fóssil. Além dos GEE, outro fator importante para o controle da poluição atmosférica decorrente da queima de combustíveis é a mitigação da emissão de gases prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, como os óxidos de nitrogênio ( NOx)e de enxofre (SOx)
A esse respeito, pode-se afirmar que
I - a produção e o uso de biocombustíveis não acarre- tam o acúmulo de GEE na atmosfera;
II - a produção e o uso de etanol combustível brasileiro, oriundo da cana, não contribuem significativamente para o acúmulo de GEE na atmosfera;
III - o uso de etanol combustível não acarreta a emissão de NOx e SOx para a atmosfera;
IV - o uso do biodiesel puro (B100) ou em formulação (B2, B5, B20, etc.) não acarreta a emissão de NOx e SOx para a atmosfera.
Estão corretas APENAS as afirmações
A Convenção de Estocolmo é um tratado internacional assinado em 2001 que obriga os países signatários a adotarem medidas
O Protocolo de Kyoto é um tratado internacional que visa a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa. Uma de suas principais recomendações é que os países signatários devem proteger suas florestas, diminuindo os desmatamentos. Esta recomendação se baseia na seguinte afirmação:
Qual das alternativas abaixo apresenta uma medida tomada pelo governo brasileiro relacionada diretamente com a Convenção da Biodiversidade, resultante da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio 92 ou Eco 92)?
No Inventário Nacional de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases de Efeito Estufa (GEE) não controlados pelo Protocolo de Montreal, os gases de efeito estufa cujas emissões e remoções antrópicas estão sendo inventariadas são o dióxido de carbono (CO2 ), o metano (CH4 ), o óxido nitroso (N2 O), os hidrofluorcarbonos (HFC), os perfluorcarbonos (PFC) e o hexafluoreto de enxofre (SF6 ).
O perfil brasileiro de emissão de gases de efeito estufa obtido desses estudos mostra que
A química ambiental relaciona-se com produção, transporte, reações, efeitos e destinos das espécies químicas na água, no ar, no solo e nos ambientes biológicos, bem como com os efeitos das atividades humanas. Com base nesse assunto, julgue os itens a seguir.
O efeito estufa é causado por diversos gases, sendo o gás carbônico (CO2) um dos principais, que só existe na atmosfera devido à queima de combustíveis fósseis pelo homem.
A química ambiental relaciona-se com produção, transporte, reações, efeitos e destinos das espécies químicas na água, no ar, no solo e nos ambientes biológicos, bem como com os efeitos das atividades humanas. Com base nesse assunto, julgue os itens a seguir.
O gás ozônio, na estratosfera, absorve grande parte da radiação ultravioleta e reduz a incidência desse tipo de radiação na superfície terrestre. A presença desse gás, em baixos níveis, na atmosfera está associada à poluição atmosférica, particularmente ao smog fotoquímico.
Poluente atmosférico é qualquer forma de matéria com intensidade e em quantidade suficiente para tornar o ar impróprio à saúde e danoso aos materiais, à fauna e à flora. Em relação a esse assunto,
julgue os itens que se seguem.
Materiais particulados são poluentes emitidos durante a queima de combustíveis fósseis cujos efeitos nocivos à saúde da população são pouco significativos, dado que permanecem por pouco tempo na atmosfera.
A formação de barragens para constituição de reservatórios para usinas hidrelétricas pode ter diversas consequências ambientais, tanto positivas quanto negativas. Acerca dessas consequências, julgue os itens subsequentes.
No que se refere às políticas de redução das emissões de gases de efeito estufa, a aplicação do princípio da adicionalidade a usinas hidrelétricas em substituição a termelétricas avalia a contribuição específica do empreendimento para o balanço geral das emissões de gases de efeito estufa, comparando-se a situação futura com o empreendimento e sem o empreendimento.
Julgue os itens que se seguem, acerca do controle de poluição ambiental.
Com o objetivo de diminuir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, foram instituídos rodízios na utilização dos veículos em grandes cidades brasileiras, uma vez que, desligados, os veículos não são potenciais poluidores.
O poluente aéreo, que é um gás incolor, de forte odor, altamente solúvel em água, formando ácido sulforoso que provoca asfixia intensa e causa prejuízo aos humanos, fauna, flora e materiais, além de ser o principal componente da chuva ácida, é o
A Lei Federal nº 12.187, de 29/12/2009, institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) e dá outras providências. Para alcançar os objetivos da PNMC, o País adotará, como compromisso nacional voluntário, ações de mitigação das emissões de gases de efeito estufa, com vistas a reduzir suas emissões projetadas até 2020 em um percentual dentro de uma faixa meta.
O Brasil cumpriria esse objetivo de forma mais eficiente economicamente se o percentual de redução obtido fosse de
Para medição de poluentes do ar, podem ser usados amostradores passivos, ativos, automáticos e bioindicadores. Os amostradores automáticos utilizam princípios eletro-ópticos para fornecer medidas médias temporais de 30 ou de 60 mi- nutos de concentração de gases. Uma amostra de ar entra em uma câmara de reação, onde a propriedade óptica do gás é medida diretamente, ou, indiretamente, através de uma reação química que produz quimiluminescência ou luz fluorescente. Um detector de luz produz um sinal elétrico que é proporcional à concentração do poluente que está sendo medido. Cada tipo de poluente usa um princípio eletro-óptico.
O usado para o monóxido de carbono (CO) é a
Padrões Primários de Qualidade do Ar são:
O instrumento de flexibilização mundial, criado particularmente para auxiliar o processo de redução das emissões de gases que contribuem para o chamado “efeito estufa”, é conhecido como
O equipamento para controle da poluição do ar, utilizado para remoção de material particulado, e cujo funcionamento se baseia na passagem dos gases por filtros ou sacos de tecidos especiais, é denominado
A Portaria MINTER no 231/1976 estabeleceu padrões de qualidade do ar para quatro poluentes.
Um desses poluentes é o
Os recentes anúncios do Governo Federal acerca do aproveitamento de gás de xisto por meio de fraturamento hidráulico de rocha (folhelho) em bacias sedimentares do país têm causado polêmica, nos meios técnico e científico, em razão dos riscos ao meio ambiente, principalmente aqueles relacionados à contaminação de aquíferos. Em relação a essa temática, julgue o ite subsequente.
Os riscos relacionados à atividade de extração do gás de xisto são classificados como riscos tecnológicos.
Com relação à Política Nacional de Mudanças Climáticas (PNMC), julgue o item subsequente.
Uma das ausências detectadas na PNMC e que deve ser
inserida em futuras revisões diz respeito às ações que poderiam
promover o sequestro de gases de efeito estufa.
Com relação à Política Nacional de Mudanças Climáticas (PNMC), julgue o item subsequente.
O objetivo principal da PNMC é reduzir a emissão de gases de
efeito estufa no território nacional por meio da redução de
atividades de desmatamento na Amazônia.
No sistema de exaustão de uma planta industrial foi instalado um equipamento de controle da poluição atmosférica para material particulado (MP) capaz de remover 0,216 toneladas métricas por dia.
Sabendo que o fluxo de ar pelo sistema de exaustão é de 50 m3 /s e que, nesse fluxo, a concentração de MP antes do equipamento é de 150.000 µg/m3 , a eficiência do aparelho nessa situação é de
No monitoramento da qualidade do ar em um ponto da área portuária, na qual esteiras transportadoras de granel sólido estão operando, está sendo medido o total de materiais particulados suspensos (PTS), usando um amostrador de grande volume (Hi-Vol). O filtro limpo pesou 10 g e a vazão inicial de ar passando era de 120 m3 /h.
Sabendo que depois de 24 h o filtro sujo de particulado pesou 10,24 g e a vazão passando era de 80 m3 /h, a concentração de particulados suspensos totais do ar, em µg/m3 é de
Uma das fases do Ciclo de Projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo contempla um processo que inclui o recolhimento e o armazenamento de todos os dados necessários para calcular a redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (ou remoções de CO2). Esse processo deve estar de acordo com o plano estabelecido na metodologia indicada no Documento de Concepção de Projeto registrado.
Tal fase é denominada
Observe abaixo o trecho da Resolução Conama n° 3/1990, que dispõe sobre padrões de qualidade do ar.
Para os efeitos desta Resolução ficam estabelecidos os seguintes conceitos:
I - Padrões Primários de Qualidade do Ar são as concentrações de poluentes que, ultrapassadas, poderão afetar a saúde da população.
II - Padrões Secundários de Qualidade do Ar são as concentrações de poluentes abaixo das quais se prevê o mínimo efeito adverso sobre o bem-estar da população, assim como o mínimo dano à fauna, à flora, aos materiais e ao meio ambiente em geral.
Parágrafo único. Os padrões de qualidade do ar serão o objetivo a ser atingido mediante a estratégia de controle fixada pelos padrões de emissão e deverão orientar a elaboração de Planos Regionais de Controle de Poluição do Ar.
Em relação aos conceitos de padrões de qualidade de ar apresentados acima, verifica-se que os
Os poluentes atmosféricos podem ser classificados em primários e secundários.
Qual dos poluentes abaixo é do tipo secundário, e ocorre na troposfera a partir de reações químicas na presença de luz solar?
Considere o trecho abaixo sobre o fluxo de CO2 .
A despeito das grandes diferenças nos estoques de carbono, as variações nos fluxos de CO2 do solo (em todos os níveis) para a atmosfera não foram elevadas entre os biomas, principalmente se excluirmos a Amazônia – bioma onde os fluxos de CO2 foram claramente mais elevados.
Disponível em:< http://www.pbmc.coppe.ufrj.br/documentos_publicos/ GT1/GT1_volume_completo_cap5.pdf>. Acesso em: 5 mar. 2018. Adaptado.
Através de qual processo biológico o carbono é absorvido, na direção contrária ao fluxo indicado no texto?
As mudanças climáticas podem ser atribuídas direta ou indiretamente às atividades humanas que impactam e alteram a composição da atmosfera.
Nesse sentido, há estudos mostrando que
Dada a expansão territorial urbana de um município brasileiro de médio porte, a prefeitura desse município contratou para seu sistema de gestão de resíduos sólidos urbanos um serviço de operação e manutenção de uma unidade de transbordo, definida como o local intermediário para o traslado dos resíduos recolhidos pelos caminhões coletores para outro veículo de maior capacidade, que transporta o lixo para seu sítio de destinação final de resíduos. Para a escolha do local de instalação da unidade, foi considerada a proximidade do terreno com grande parte dos geradores de resíduos do município. Nessa unidade de transbordo, trabalham duas cooperativas de catadores de materiais recicláveis, que separam e coletam principalmente garrafas pet e latas de alumínio depositadas na unidade de transbordo.
Com relação a essa situação hipotética, julgue o item subsecutivo, à luz da legislação ambiental brasileira.
A existência da unidade de transbordo amplia o impacto dos
poluentes primários lançados no ar do munícipio, entre eles o
CO, os particulados e a poluição sonora associada a veículos
automotores utilizados para a coleta de resíduos.
Assinale a alternativa que apresenta, no contexto da meteorologia, a correta e respectiva definição.
Inúmeros estudos epidemiológicos realizados nos últimos anos têm comprovado que a poluição atmosférica aumenta o risco de doenças e de mortalidade por agravos cardiovasculares, respiratórios e por câncer de pulmão. Nosso organismo desenvolveu, ao longo de um processo de evolução, um sofisticado e eficiente mecanismo de defesa contra as doenças infecciosas e outras agressões do meio, possibilitando que chegássemos até quase meados do século passado sem o uso de antibióticos, vacinas, medicamentos e procedimentos.
Assinale a alternativa INCORRETA:
Sobre a atmosfera terrestre, é correto afirmar que:
A indústria de fertilizantes fosfatados possui relevância no Brasil, tendo em vista o uso intensivo de fertilizantes como insumo na produção agrícola do país. Na produção de fertilizantes compostos, os chamados NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), são empregados os ácidos sulfúrico, nítrico e fosfórico, além da amônia. Entre os principais impactos ambientais resultantes da produção de fertilizantes, estão as emissões atmosféricas e a produção de resíduos sólidos, principalmente o fosfogesso. Em relação aos poluentes atmosféricos, são emitidos gases de efeito estufa, como o gás carbônico e o óxido nitroso, e diversos compostos resultantes da transformação das matérias-primas em produtos. Entre eles, destacam-se os óxidos de enxofre e a névoa ácida, responsáveis pela chuva ácida e irritação dos pulmões. Equipamentos de controle ambiental são empregados para tratar os gases, respeitando os limites de emissão previstos na legislação ambiental.
Dos equipamentos de controle ambiental listados a seguir, o mais indicado para tratar a névoa ácida é o
O Pronar (Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar) foi criado como um dos instrumentos básicos da gestão ambiental para a proteção da saúde e o bemestar das populações. Considerando a necessidade de uma avaliação permanente das ações e controles estabelecidos no Pronar, é estratégica a adoção de padrões de qualidade do ar como ação complementar e referencial.
São tipos de qualidade do ar:
Em relação as definições referentes às fontes de emissão, assinale a alternativa correta correspondente a definição abaixo:
“Lançamento difuso na atmosfera de qualquer forma de matéria sólida, líquida ou gasosa, efetuado por uma fonte desprovida de dispositivo projetado para dirigir ou controlar seu fluxo.”
O Plano de Controle de Emissões Atmosféricas deverá considerar os Padrões de Qualidade definidos na Resolução CONAMA nº 491/2018, bem como as diretrizes contidas no PRONAR. Em relação ao Plano de Controle de Emissões Atmosféricas:
I- Deverá ter Identificação das principais fontes de emissão e respectivos poluentes atmosféricos;
II- Deve conter diretrizes e ações com respectivos objetivos, metas e prazos de implementação;
]III- Os órgãos ambientais estaduais e distrital elaborarão, a cada quatro anos, relatório de acompanhamento do plano, indicando eventuais necessidades de reavaliação, garantindo a sua publicidade.
Dos itens acima:
Analise os itens sobre mecanismos de coleta de partículas, originadas de gases residuais, no contexto da limitação da emissão de contaminantes gasosos.
I. sedimentação gravitacional
II. força centrífuga
III. impactação
IV. intercepção
V. força eletrostática
Assinale a alternativa correta.